Killzone: Shadow Fall não possui ecrãs de carga.

Killzone Shadow Fall passou de 290 GB para 39,7. E mesmo assim melhorou as texturas, eliminando os tempos de carga.

killzone

Killzone Shadow Fall tem vindo a ser tremendamente melhorado face ao apresentado inicialmente. O aumento de RAM da PS4 permitiu o uso de texturas de melhor qualidade, e a equipa tem conseguido optimizar o motor de forma a meter mais e mais efeitos gráficos que antes nem sequer existiam.

Mas o facto mais interessante é que o jogo inicialmente ocupava 290 GB, mas após as optimizações a equipa reduziu tudo para 39,7 GB, um valor inferior ao de Killzone 3 na PS3 que usava 41,5 GB do Blu-Ray

O mais intrigante é como é que isso é possível? Afinal a PS4 usa texturas de muito maior qualidade e de maior resolução, e assim sendo como é que o jogo é mais pequeno?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

A questão é que na PS3, devido à menor velocidade de leitura do Blu-Ray, os dados eram repetidos várias vezes no BD de forma a optimizar tempos de acesso. Essa técnica foi pensada igualmente em Killzone 4 e era o motivo dos 290 GB, mas como o valor era inaceitável, algo teve de ser feito.

Assim, a Guerrilla optimizou o disco de outras formas conseguindo o resultado final de 39,7 GB. Basicamente o jogo mantém as texturas mais utilizadas em memória evitando recarregar as mesmas, e os dados foram pensados e estudados quando à disposição que deveriam ocupar no disco.

Desta forma, mesmo usando o sistema PlayGo que permite jogar antes da instalação estar terminada, ao fim de 7.5 GB de dados no disco o jogo pode ser jogado.

A optimização é tal que Shadow Fall não possui logótipos diversos mostrados no inicio para esconder tempos de carga. Aliás com excepção de 30 segundos usados quando o jogo começa, não possui mais paragem para carga absolutamente nenhuma até ao seu término.

Publicidade

Posts Relacionados