Konami e Ubisoft recebem mais de metade dos seus lucros da plataforma Playstation

Recentemente a Ubisoft revelou dados sobre as suas vendas por plataforma, algo que a Konami fez agora. E em ambas as empresas a Playstation é responsável por mais de metade dos lucros.

A diferença no número de vendas de consolas estão a levar a que as diferenças nas vendas de jogos sejam bastante grandes. E nesse aspecto os números da Ubisoft e da Konami para o último período fiscal relativo ao período entre Abril e Julho, não mentem.

vendas ubisoft

O PC actualmente representa 14% dos lucros da Ubisoft, isto apesar de o seu mercado ser o maior de todos e de as suas versões dos jogos serem as mais evoluídas.

De seguida a plataforma Xbox aparece com um total de 31% dos lucros. 14% obtidos na Xbox 360, e 17% na Xbox One.



Mas a grande fatia dos lucros da Ubisoft vem da marca Playstation: 53% dos lucros totais, ou seja, mais do que todas as restantes plataformas juntas, derivam da Playstation, com a Playstation 3 a possuir uma fatia igual à da Xbox One, com 17%, e a PS4 a atingir uns extraordinários 36%, ou seja 2,5 vezes mais que a sua concorrente mais directa.

Os números da Konami são diferentes.

vendas konami

O PC representa para a Konami um total de apenas 4% do mercado, sendo que a plataforma Xbox possui 12%, sendo 8% relativos à Xbox 360, e 4% relativos à Xbox One.

A Plataforma Playstation domina mais uma vez com mais de metade dos lucros. No global são 54%, mais uma vez superando as restantes plataformas todas juntas, com a Playstation 3 a tomar lugar de destaque com 42% das vendas (muito certamente devido ao mercado Japonês). A PS4 fica-se pelos 12%, um valor que mesmo assim é triplo do obtido pela sua concorrente mais directa.

Quem resolveu não revelar dados específicos sobre as plataformas foi a Electronic Arts, mas no entanto sabe-se nos seus Multi-Plataforma, Fifa 14 o seu jogo de maior destaque e lucro, vendeu 990 mil unidades na Xbox One e 2,32 milhões na PS4.

Naturalmente que a base de utilizadores e mercados onde as consolas estão disponíveis é parcialmente responsável por estes valores, mas no entanto o número de consolas PS4 no mercado não chega a ser o dobro das consolas Xbox One (a 2 de Agosto de 2014 a Xbox One tinha 5 milhões de consolas vendidas, e a PS4 9,3 milhões), pelo que a base de utilizadores e mercados não explica tudo. No entanto outra parte explica-se com utilizadores que tendo as duas consolas, como é o meu caso, optam pela versão PS4 nos jogos multi plataformas devido às diferenças gráficas e de performance normalmente existentes.



Posts Relacionados