Lançamento da demo de The Last of Us colocou a PSN offline mostrando que DRM Online da PS4 não é viável na estrutura.

A demo de The Last of Us é exclusiva e apenas acessível a quem obteve no seu lançamento uma cópia de God of War: Ascension, mas isso foi suficiente para “estourar” a PSN. Mas esta situação infeliz mostra que a Sony nunca poderia colocar restrições online à PS4 uma vez que a sua rede não tem capacidades para tal.

Foram cerca de 1 milhão o número de utilizadores que obtiveram God of War: Ascension no dia do seu lançamento, mas apesar de tudo, nem todos tentaram obter a demo de The Last of Us. O certo é que os que tentaram acabaram por “estourar” com a PSN que se negou a instalar mais cópias da demo fornecendo erros dos mais diversos.

Esta situação, apesar de infeliz, mostra que a actual infra-estrutura da PSN não está preparada para uma carga elevada. Desta forma, caso a Sony, que ainda não se pronunciou sobre possíveis situações de DRM online para a sua futura PS4, decida implementar algo do género do anunciado na Xbox One, tal forçará a um reforço significativo da estrutura da rede, com quebras de serviço durante a adaptação que seriam pouco benéficas para a imagem da nova consola.

Recorde-se que a actual PS3 possui mais de 70 milhões de consolas no mercado que, caso estivessem de estar sempre online a verificar DRMs levaria a que constantemente um número de consolas superior ao que aqui causou o problema na rede estivesse ali ligado.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Aliás nos últimos tempos tem havido uma campanha que solicita à Sony que mantenha a PS4 nos mesmos moldes da actual PS3, algo que a empresa parece estar a ouvir. No entanto, sendo os jogos pertença dos seus criadores, a Sony não poderá impedir que, caso eles queiram fazer esse controlo, o mesmo seja efectuado. A Sony muito certamente não o fará, mas cada criador será independente na decisão de o fazer por sua iniciativa ou não.

Seja como for, caso a Sony o venha igualmente a fazer, a sua infra-estrutura já mostrou que tem de evoluir e muito.

Publicidade

Posts Relacionados