LG quer transformar a nossa SmartTV em uma StupidTV

Há alguns dias atrás cheguei a casa e fui presenteado com um novo conjunto de regras de utilização da minha SmartTV. A questão é que se não aceitasse os termos a minha SmartTV era basicamente desactivada.

Sou muito sincero que estou fascinado com a minha SmartTv da LG. A TV não só atingiu as minhas expectativas, como até as superou. A questão é que a LG quer saber absolutamente tudo o que faço com ela, e caso eu não pretenda partilhar esses dados, a minha SmartTV passar a ser uma StupidTV uma vez que muitas das suas funções ficam inacessíveis.

Quando à dias recebi o alerta que tinha de ler e aceitar os novos termos de uso para poder continuar a usar a TV dei-me ao trabalho de ler alguma coisa. E apercebi-me que os termos assentavam na recolha de informação de uso sobre canais, apps e conteúdo multimédia que era reproduzido nela. Não gostei, mas os termos eram claros. A não aceitação desactivaria funções Smart da TV!

Infelizmente houve quem descobrisse isso à força. Foi o que aconteceu a um utilizador da TechDirt que após ler as condições achou que não concordava com as mesmas. E apesar de já ter a TV à dois anos, mal rejeitou os termos perdeu o acesso a serviços e funções smart da TV.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Pode a LG fazer isso? Segundo os termos pode, mas na prática não é assim tão claro! O problema é: Alguém aqui disposto a levar a LG a tribunal?

É que de acordo com a LG o problema nem sequer é deles, e a situação deveria ter sido informada pela loja na altura da venda. Se não informou o problema não é deles.

O problema é que mudar os termos após dois anos de utilização é algo que não é aceitável. E certamente não há maneira de devolver a TV à loja após um período tão grande.

Em versões anteriores das suas TVs a LG tinha a opção para desactivar a recolha de dados (que vinha activa por defeito), mas como um utilizador descobriu, a opção na realidade não fazia nada e a TV enviava os dados na mesma, com ou sem a opção desligada.

Daí que a LG tenha agora estes novos termos, onde colecta os dados ou não há TV para ninguém.

Qual a solução? Bem, é bloquear o acesso aos servidores da LG no vosso router (e isto depende do vosso router ou configuração de rede).

Estes servidores são:

  • ad.lgappstv.com
  • yumenetworks.com
  • smartclip.net
  • smartclip.com
  • smartshare.lgtvsdp.com
  • ibis.lgappstv.com

Falta agora saber se a LG não vai detectar acessos a outros serviços sem a respectiva comunicação de colecta de dados.  E se o fizer sabe-se lá como vai reagir.

Publicidade

Posts Relacionados