Maior cyber ataque do mundo foi detectado

O maior cyber ataque do mundo foi detectado. E nele 360 milhões de passwords e 1.25 mil milhões de endereços electrónicos foram comprometidos.

computer_thief

A Hold Security, uma empresa de segurança na internet, deparou-se com evidências da existência de um cyber ataque de proporções inéditas, algo gigantesco e quase impensável de poder ser realizado sem chamar a atenção, mas que decorreu de forma discreta e obteve milhões de dados de contas de utilizadores que estão agora colocados disponíveis no mercado negro, só sendo agora detectado.

Ainda de acordo com a empresa, apenas um dos hackers envolvidos terá obtido sozinho 105 milhões de dados de contas de utilizadores, fazendo desse ataque parcial, só por si, a maior brecha de segurança da história do cybercrime. E naturalmente o ataque contou com vários hackers.

No global 360 milhões de utilizadores foram expostos e 1,25 mil milhões de endereços de email foram comprometidos.



Estes valores, apesar de gigantescos, dizem respeito a um período que envolve apenas as primeiras três semanas de Fevereiro, atingindo proporções épicas e tornando-se claramente um verdadeiro problema de segurança que requer fortes acções imediatas.

E estes ataques não são novidade. Já nos períodos entre Outubro e Novembro de 2013 a Hold Security revelou que 153 milhões de credenciais foram roubados à Adobe e 42 milhões à Cupid Media, mostrando que a situação já vem de trás e é continua.
As empresas mais afectadas com este mega cyber ataque foram a Google, a Microsoft e a Yahoo, sendo que o ataque envolveu igualmente organizações não lucrativas e quase todas as empresas listadas na Fortune 500.


Posts Relacionados