Mais um tiro no pé? Gameinformer refere que Xbox One apenas possui 5 GB livres de RAM

Ao que parece a Microsoft não vê mesmo a sua Xbox One como uma consola. E como tal resolveu usar 3 dos 8 Gigas com programas dedicados ao uso da TV.

XONE

Afinal ao que parece as diferenças entre a PS4 e a Xbox One são muito maiores do que se supunha.

Se até ao momento a PS4 ganhava ao possui mais 50% de capacidade computacional na sua placa gráfica, ao possuir uma largura de banda interna sem limitações, e ao possuir uma capacidade de interacção entre o CPU e o GPU superior ao que conhecemos actualmente graças a um canal de comunicação adicional dedicado a tal, vem-se agora a saber que aparentemente as diferenças vão mais longe ao existir um colossal abismo entre as memórias RAM disponíveis para os jogos.

Efectivamente, de acordo com criadores que tiveram acesso à PS4 e que confidenciaram ao site PSDaily,  dos 8 GB da PS4, 1 GB estaria reservado para o sistema operativo, deixando 7 GB para os programadores explorarem, no caso da Xbox a situação parece bem diferente. Ao que tudo indica, e de acordo com uma tabela a que o website GameInformer teve acesso, a consola gasta 3 GB com o sistema operativo, deixando apenas 5 dos 8 GB livres para os jogos. Estamos a falar de uma diferença de 2 GB, ou o equivalente a 4 vezes a memória RAM da Xbox 360/PS3.

Publicidade

Retomando o nosso artigo
Xbox Xbox 360 Xbox One
CPU 733 MHz x86 Intel Pentium III-based 3.2 GHz IBM PowerPC tri-core 8-Core AMD CPU (speed unknown)
GPU 233 MHz Custom nVidia NV2A 500 MHz custom ATi design Custom-built AMD hardware
RAM 64MB DDR (200MHz) 512MB GDDR3 (700MHz) 8GB DDR3 (5 GB available to games)
Media DVD-ROM DVD-ROM Blu-ray
HDD 8GB/10GB 20-250GB 500GB
Memory Unit 8MB up to 512MB (up to 16GB via USB drive) Unknown
USB 4x custom USB 1.1 ports 3x USB 2.0 (5x in later models) 3x USB 3.0 ports
Network 10/100Mbps Ethernet, optional add-on Wi-Fi adapter 10/100Mbps Ethernet, optional add-on Wi-Fi adapter (Wi-Fi integrated in later models) 10/100/1000Mbps Ethernet, 802.11n Wi-Fi w/ Wi-Fi Direct*
Video Output Composite, Component, S-Video, SCART Composite, Component, S-Video, SCART (HDMI in later models) HDMI only (also HDMI input)
Resolution up to 1080i up to 1080p up to 1080p (games), up to 4K video playback
Audio Output RCA, S/PDIF Optical, Stereo, 5.1 Surround RCA, S/PDIF Optical, Stereo, 5.1 Surround HDMI, S/PDIF optical, 5.1 Surround, 7.1 Surround

[Correction: The chart originally listed the Xbox One’s RAM as GDDR3, not DDR3. Additionally,

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Quer isto dizer que, caso a situação se confirme, a PS4 não se vai limitar a ser mais capaz graficamente, podendo fazer efeitos mais complexos, mas a nível de texturas a consola pode igualmente apresentar resultados bastante superiores. Ou seja, mais uma vez a Microsoft revela que a componente consola e os jogos não são o mais importante para si, trazendo um produto que dá mais ênfase às suas capacidades multimédia do que ao que o tornou famoso, a componente de máquina dedicada a jogos, a consola.

Parece assim que depois desta, e se isto for verdade, a Xbox One será sem dúvida bastante inferior à PS4.

Nota: A situação é confirmada por Marc Whitten da Microsoft.

Publicidade

Posts Relacionados