Makerbot lança o seu scanner 3D

Agora já não tens de saber modelar para usar uma impressora 3D. Com o conjunto impressora+scanner da MakerBot, fazer uma cópia de um objecto é tão simples como… tirar fotocópias.

scanner3d

A tecnologia das impressoras 3D tem evoluído muito. Não só os preços tem vindo a cair, mas as impressoras são melhores, mais robustas e já não necessitam de complexos processos para serem montadas em casa.

Mas se esse é um processo em evolução, a MakerBot quer já passar ao seguinte, e como tal apresenta o seu digitalizador 3D que passa qualquer objecto do mundo real para algo a 3D que pode depois ser replicado na impressora.

Se é uma realidade que os softwares de CAD permitiam até agora que qualquer com um os devidos conhecimentos pudesse criar tudo o que bem entendesse, o engraçado agora é que saber mexer num programa de CAD não é para qualquer um e requer tempo, estudos e acima de tudo… paciência.



Mas com este Scanner a MakerBot altera as regras do jogo. Qualquer um pode agora digitalizar o que quiser, e recriar o objecto sem precisar de perceber seja o que for de modelação 3D. Digamos que passa tudo a ser tão simples como…. tirar fotocópias.

Diga-se contudo que o conjunto não fica barato. O scanner custa 1400 dólares, e a impressora, a Replicator 2 custa 2199 dólares, fazendo um total de 3599 dólares . A isto acrescentemos o preço do filamento e dos transportes e contem gastar perto de 4000 dólares com a brincadeira.

Seja como for, dada a qualidade da impressão e do scanner os resultados serão bons, mas com os limites das dimensões de cerca de 20*20 cm.

Quem sabe daqui a 10 anos quando isto custar menos de metade.



Posts Relacionados