Malware da NSA descoberto em discos rígidos. Já existe à 20 anos!

seagate hdd - fino

Uma equipa de investigadores da Kaspersky descobriu um malware instalado pela NSA nos discos rígidos e que é usado para espiar alvos à mais de 20 anos.

seagate hdd - fino

E se de repente descobrisses que o teu disco rígido possui um software de espionagem instalado pela NSA? E se soubesses que nem formatando o disco te livras dele?

Não, isso não quer dizer que o tenhas. Apenas que esse malware existe e é colocado nos alvos da NSA. O malware em causa é colocado nos discos rígidos da pessoa ou empresa a espiar por intermédio de uma troca de firmware. O firmware em causa é alterado, mas é compatível com todas as marcas existentes no mercado (Seagate, Western Digital, Samsung, etc). E uma vez instalado é quase impossível de ser retirado ou detectado, podendo re-infectar um sistema quando quiser.

O sistema requer que o disco possua o firmware alterado com o malware e que é activo perante um software adicional que pode ser colocado no local via internet, ou em sistemas mais fechados em uma pen drive infectada. E o software que se activa no disco permite recolher comandos e informação.

Naturalmente dificilmente um comum dos mortais alguma vez será alvo deste tipo de malware tão sofisticado. O mesmo é criado com o intuito de atingir instituições governamentais e militares, empresas de energia e comunicações, centrais nucleares, petrolíferas, empresas de software de encriptação, etc. E já existe desde 2001.

A Kaspersky acredita que o autor do malware é o mesmo que criou em tempos o Stuxnet.

Fonte: Karspersky

Publicidade

Posts Relacionados