Ago 012012
 

Numa situação entretanto corrigida, malware para windows foi encontrado embebido numa aplicação iOS e destinada a infectar máquinas Windows que usam o iTunes para gerir o telefone.

Um malware foi encontrado embebido numa aplicação iOS que se encontrava a ser distribuída na App Store iOS da Apple. E apesar de inofensivo para os aparelhos iOS e Macs, o mesmo podia infectar as máquinas Windows que usavam o iTunes para gerir os telemóveis.

A App em questão era a “Instaquotes Quotes Cards for Instagram”, uma app gratuita, e que possuía o malware conhecido como “Worm.VB-900″ malware.

Apesar de inicialmente se suspeitar de falsos positivos, quanto mais não fosse por ser um vírus Windows presente numa app iOS, uma investigação mais cuidada confirmou a realidade.

As aplicações iOS são distruibuidas num formato .ipa que é descompactada possuindo os ficheiros executáveis e outros recursos no seu interior. E era aqui que se apostava na possibilidade de infecção com estes ficheiros a serem abertos e executados pelo iTunes em sistemas Windows.

Incluído no código estava igualmente o “Mal/CoiDung-A“, um vírus que instala ficheiros na directoria de sistema do Windows e que modifica o registo de forma a que estes sejam iniciados quando o sistema é re-iniciado.

Ficava o consolo que este malware é bastante antigo, sendo detectado pela maior parte dos anti-virus actuais.
Seja como for a aplicação em causa foi removida da App Store, mas fica o registo desta situação de malware que escapa ao controlo da Apple, o que já acontece pela segunda vez este ano.
Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.