Mão robótica vence sempre no “Papel, tesoura ou pedra”

O popular jogo do “Papel, tesoura ou pedra” é aparentemente aleatório, mas com este robot deixa de o ser, uma vez que ele vence sempre.

O “Papel, tesoura ou pedra” é um pequeno jogo que podes jogar com os amigos e que serve basicamente para “desempatar” situações.

Imaginem numa situação em que ninguém quer fazer qualquer coisa que tem mesmo de ser feita. Em vez do tradicional Pim Pam Pum, podem jogar este jogo para decidir quem terá de ser o sacrificado.

Basicamente neste jogo ambos os jogadores fecham a mão e contam até três. Ao atingir os três a pessoa terá de optar por um de três gestos:



– Punho fechado – Pedra

– Mão aberta – papel

– Dois dedos esticados – tesoura.

Agora a lógica é circular. O Papel embrulha a pedra, a pedra parte a tesoura, e a tesoura corta o papel. Quer isto dizer que, a não ser que ambos coloquem a mão na mesma posição, irá sempre haver um vencedor.

Mas aparentemente tudo é aleatório.

Mas eis que a Universidade de Tóquio criou um robot que é imbatível neste jogo. Como? Muito facilmente usando uma câmara de alta velocidade que é capaz de verificar o movimento que a mão do oponente vai ter, e fazer com que o robot apresente o resultado que o vence.

Basicamente é batota, mas a um nível que se torna impossível de detectar.

A câmara analisa o movimento, sendo capaz de determinar a jogada mesmo antes de esta estar acabada, e a reacção da mão mecânica, ao ser rápida o suficiente, parece agir em simultâneo com o oponente.

 



Posts Relacionados