Mas afinal quais são os jogos que a Sony está a perder com a suposta falta de suporte ao Cross Play?

Artigos e mais artigos sobre como a Sony está a prejudicar os seus clientes ao não suportar Cross Play com a Xbox e a Switch. Mas afinal quais são esses jogos que tanto prejudicam os utilizadores? É o que vamos ver!

Artigos, artigos e mais artigos sobre a Sony. “A Sony não houve os seus clientes”, “A Sony está a prejudicar a evolução do mercado”, a “Sony isto”, a “Sony aquilo”. Mas aceitando que realmente esses artigos tem razão de ser, afinal quais são os jogos que fazem Cross Play entre a Xbox One e a Switch e nos quais os possuidores de consolas Sony saem a perder?

Nada mais simples do que… ir ver:

Salvo algum erro que possa existir, e para o qual se agradece indicação, até para eventual alteração das conclusões finais, eis a lista completa de jogos que fazem Cross Play entre a Xbox e a Switch:

Jogo 1:



Aragami Linux Mac GOG Steam Switch XBO
Linux Mac GOG Steam PS4

Jogo 2:

Crazy Justice Steam Switch XBO

Jogo 3:

Chess Ultra Steam Switch XBO
Steam PS4

Jogo 4:

Fortnite Mac Other iOS Android PS4
Mac Other iOS Android Switch XBO

Jogo 5:

Hover Steam Switch XBO
Steam PS4

Jogo 6:

Mantis Burn Racing Steam PS4
Steam Switch XBO

Jogo 7:



Minecraft W10 iOS Android WP Switch XBO

Jogo 8:

Next Up Hero Mac Steam Switch XBO

Jogo 9:

Paladins Switch XBO

Jogo 10:

Pinball FX 3 Steam PS4
Steam W10 Switch XBO

Jogo 11:

Rocket League Linux Mac Steam PS4
Linux Mac Steam Switch XBO

Jogo 12:



RPG Maker MV Switch XBO

Jogo 13:

Siegecraft Commander Mac Steam PS4
Mac Steam W10 Switch XBO

Jogo 14:

Trailblazers Linux Mac GOG Steam PS4
Linux Mac GOG Steam Switch XBO

Jogo 15:

Treasure Stack Steam Switch XBO

E cá está… Temos 15 jogos, maioritáriamente jogos indie ou gratuitos, e onde não aparece nenhum título AAA, que suportam Cross Play entre a Xbox One e a Switch.

Mas será que efectivamente a Sony não tem Cross Play nesses 15?



Na realidade, destes 15, em 9 deles, ou seja, mais de metade, os possuidores de consolas Sony obtêm Cross Play com todas restantes plataformas menos a Xbox e a Switch, assim como a Xbox e a Switch obtêm Cross Play com todas as restantes plataformas, menos a Sony. Nestes casos, a existir alguma vantagem ela vai para o grupo que inclui as consolas da Sony pela maior base de utilizadores disponível na sua plataforma que supera em cerca de 20 milhões o somatório dos utilizadores Xbox+Switch.

Temos neste 9 jogos, os seguintes títulos:

1- Aragami
2- Chess Ultra
3. FORTNITE
4- Hover
5- Mantis Burn Racing
6- Pinball FX 3
7- ROCKET LEAGUE
8- Siegecraft Commander
9- Trailblazers

Basicamente, olhando para a popularidade dos títulos, apenas podemos dizer que os jogos de renome são FORTNITE e ROCKET LEAGUE. Os restantes são jogos completamente alternativos e com bases de utilizadores, comparativamente, extremamente pequenas.

Mas passemos então para os restantes 6 jogos. Aqueles onde a Sony efectivamente fica de fora, e onde supostamente há uma maior perda da parte dos utilizadores Sony! E eles são:



Crazy Justice
MINECRAFT
Next up Hero
Paladins
RPG Maker MV
Treasure Stack

Aqui o único título digno de registo é Minecraft, um jogo da Microsoft, que requer log-in no Live para ser jogado e que como tal a Sony rejeita dado que os utilizadores activos na rede são actualmente uma arma de marketing.

Como vemos, basicamente é esta a realidade do Cross Play entre a Xbox e a Switch… E é esta a realidade sobre a qual tem existido artigos e mais artigos pela ausência da Sony e onde a empresa e os seus utilizadores são atacados, a empresa por privar os seus utilizadores da caracteristica, e estes por permitirem que a Sony os prejudique.

E perante esta realidade atual, e à luz da qual estes artigos tem vindo a ser escrito, cada qual conclua por si sobre se há ou não pelo menos uma “pontinha” de exagero naquilo que tem vindo a ser escrito. Por outras palavras, a nível de algum impacto há apenas 3 jogos, e deles, apenas em um (Minecraft) a Sony não tem Crossplay com terceiros.

Aquilo que se percebe é que com a Switch metida ao barulho, os jogos suportados serão sempre deste estilo, e daí que a questão foge para os restantes, aqueles que apenas as consolas da Sony e da Microsoft podem executar. A questão é que, sendo atualmente o número de utilizadores activos nas redes, uma grande arma de marketing, e a Microsoft entrando com 35 milhões de utilizadores, ao passo que a Sony entraria com 80, percebe-se claramente que não há aqui um equilibrio, e quem teria mais a ganhar, daí o motivo pelo qual são mais os fans Xbox a falar do assunto, do que verdadeiramente os fans PS4.



 



error: Conteúdo protegido