Mas afinal quais são os jogos que a Sony está a perder com a suposta falta de suporte ao Cross Play?

Artigos e mais artigos sobre como a Sony está a prejudicar os seus clientes ao não suportar Cross Play com a Xbox e a Switch. Mas afinal quais são esses jogos que tanto prejudicam os utilizadores? É o que vamos ver!

Artigos, artigos e mais artigos sobre a Sony. “A Sony não houve os seus clientes”, “A Sony está a prejudicar a evolução do mercado”, a “Sony isto”, a “Sony aquilo”. Mas aceitando que realmente esses artigos tem razão de ser, afinal quais são os jogos que fazem Cross Play entre a Xbox One e a Switch e nos quais os possuidores de consolas Sony saem a perder?

Nada mais simples do que… ir ver:

Salvo algum erro que possa existir, e para o qual se agradece indicação, até para eventual alteração das conclusões finais, eis a lista completa de jogos que fazem Cross Play entre a Xbox e a Switch:

Jogo 1:



Aragami Linux Mac GOG Steam Switch XBO
Linux Mac GOG Steam PS4

Jogo 2:

Crazy Justice Steam Switch XBO

Jogo 3:

Chess Ultra Steam Switch XBO
Steam PS4

Jogo 4:

Fortnite Mac Other iOS Android PS4
Mac Other iOS Android Switch XBO

Jogo 5:

Hover Steam Switch XBO
Steam PS4

Jogo 6:

Mantis Burn Racing Steam PS4
Steam Switch XBO

Jogo 7:

Minecraft W10 iOS Android WP Switch XBO

Jogo 8:

Next Up Hero Mac Steam Switch XBO

Jogo 9:

Paladins Switch XBO

Jogo 10:

Pinball FX 3 Steam PS4
Steam W10 Switch XBO

Jogo 11:



Rocket League Linux Mac Steam PS4
Linux Mac Steam Switch XBO

Jogo 12:

RPG Maker MV Switch XBO

Jogo 13:

Siegecraft Commander Mac Steam PS4
Mac Steam W10 Switch XBO

Jogo 14:

Trailblazers Linux Mac GOG Steam PS4
Linux Mac GOG Steam Switch XBO

Jogo 15:

Treasure Stack Steam Switch XBO

E cá está… Temos 15 jogos, maioritáriamente jogos indie ou gratuitos, e onde não aparece nenhum título AAA, que suportam Cross Play entre a Xbox One e a Switch.

Mas será que efectivamente a Sony não tem Cross Play nesses 15?

Na realidade, destes 15, em 9 deles, ou seja, mais de metade, os possuidores de consolas Sony obtêm Cross Play com todas restantes plataformas menos a Xbox e a Switch, assim como a Xbox e a Switch obtêm Cross Play com todas as restantes plataformas, menos a Sony. Nestes casos, a existir alguma vantagem ela vai para o grupo que inclui as consolas da Sony pela maior base de utilizadores disponível na sua plataforma que supera em cerca de 20 milhões o somatório dos utilizadores Xbox+Switch.

Temos neste 9 jogos, os seguintes títulos:

1- Aragami
2- Chess Ultra
3. FORTNITE
4- Hover
5- Mantis Burn Racing
6- Pinball FX 3
7- ROCKET LEAGUE
8- Siegecraft Commander
9- Trailblazers

Basicamente, olhando para a popularidade dos títulos, apenas podemos dizer que os jogos de renome são FORTNITE e ROCKET LEAGUE. Os restantes são jogos completamente alternativos e com bases de utilizadores, comparativamente, extremamente pequenas.

Mas passemos então para os restantes 6 jogos. Aqueles onde a Sony efectivamente fica de fora, e onde supostamente há uma maior perda da parte dos utilizadores Sony! E eles são:

Crazy Justice
MINECRAFT
Next up Hero
Paladins
RPG Maker MV
Treasure Stack

Aqui o único título digno de registo é Minecraft, um jogo da Microsoft, que requer log-in no Live para ser jogado e que como tal a Sony rejeita dado que os utilizadores activos na rede são actualmente uma arma de marketing.

Como vemos, basicamente é esta a realidade do Cross Play entre a Xbox e a Switch… E é esta a realidade sobre a qual tem existido artigos e mais artigos pela ausência da Sony e onde a empresa e os seus utilizadores são atacados, a empresa por privar os seus utilizadores da caracteristica, e estes por permitirem que a Sony os prejudique.

E perante esta realidade atual, e à luz da qual estes artigos tem vindo a ser escrito, cada qual conclua por si sobre se há ou não pelo menos uma “pontinha” de exagero naquilo que tem vindo a ser escrito. Por outras palavras, a nível de algum impacto há apenas 3 jogos, e deles, apenas em um (Minecraft) a Sony não tem Crossplay com terceiros.

Aquilo que se percebe é que com a Switch metida ao barulho, os jogos suportados serão sempre deste estilo, e daí que a questão foge para os restantes, aqueles que apenas as consolas da Sony e da Microsoft podem executar. A questão é que, sendo atualmente o número de utilizadores activos nas redes, uma grande arma de marketing, e a Microsoft entrando com 35 milhões de utilizadores, ao passo que a Sony entraria com 80, percebe-se claramente que não há aqui um equilibrio, e quem teria mais a ganhar, daí o motivo pelo qual são mais os fans Xbox a falar do assunto, do que verdadeiramente os fans PS4.

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Brunoab
Visitante
Brunoab

isso de “usuário ativo” é métrica de avaliação de rede social, rede social de GRAÇA.

mas para investidor estupido, tudo virou “facebook, twitter, instagram” e até mercado de VENDER jogos e consoles, virou rede social de engajamento.

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

https://br.ign.com/m/fortnite/66759/news/ps4-tera-crossplay-com-outras-plataformas Acabou o choro de alguns, Mário! Agora o caixista vai dormir tranquilo.rs

Livio
Visitante
Livio

Já ia colocar o link da Eurogamer

Mário Armão Ferreira
Visitante

Optimo para quem o quer… É uma mudança de postura que certamente terá algo na manga. Mas não me parece que a Sony vá permitir o uso em jogo como o Minecraft que requerem log in no Live!

Livio
Visitante
Livio

Não duvido que Rocket League será o próximo

Rocha
Visitante
Rocha

Edson não é choro de caixista, quando a Microsoft em 2013 anunciou que seria tudo online, não fizeram um escandalo, porque isso era anti consumidor, que podia fazer o que bem entender com o jogo etc…
Agora onde o mundo inteiro pede o Cross Play, os maiores youtubers que não defendem bandera de nenhuma marca pediam o Cross play.
De todos os lugares que eu conheço o único que é contra Cross são os usuários do PC Manias, nada contra, apenas um fato, que em todos os outros lugares as pessoas querem ter a liberdade de jogar com quem bem entender, enquanto outros vivem em uma bolha,achando que somente pessoas que tem Xbox querem o Cross.
Mas cada um pensa do jeito que quiser, apenas são os mesmos usuários, que defendem o consumidor quando é para denegrir uma marca, e os mesmos usuários ficam do lado de outra marca quando lhes convém, e apenas citam que somente Caixistas querem cross play, sem nenhum levantamento para comprovar tal situação, agora se for baseado, com base do que os usuários do PC Manias, querem sim, não querem o cross play, único lugar que eu vi que tal situação ganhou.

Livio
Visitante
Livio

Não sou contra o cross, mas não pedi isso para o PS4, logo nem todo o mundo pediu o cross. Aliás essa generalização tá tão errada que logo abaixo você mesmo diz que os leitores do PCManias são contra.

Não é só no PCmanias que você ve opiniões contrarias ao cross-play.

Gostaria de saber quais Youtubers a defender, não duvido que a grande maioria tem um X presenteado pela MS.

Rocha
Visitante
Rocha

Não vou nem argumentar, quando seu argumento que que os youtubers que defendem são presentados pela microsoft, o canal gameplay rj, praticamente só joga em PS4 tem um clã deles no PS4, mas sempre defendeu o cross, mas enfim.
Quando a pessoa usa um argumento para defender uma empresa e criticar a outra não preciso dizer mais nada.
Eu estou com PS4 e acho muito bom poder jogar alguns jogos sem ter a PSN, acho ridiculo a Microsoft exigir a live gold, a diferença, é que para você defender uma empresa precisa atacar a outra de algum modo, a diferença que você pensa somente em você, quando não é todo mundo que pode ter dois consoles, e jogar com amigos que tem a mesma plataforma.
Não aceitar cross pra mim é ser uma pessoa egoísta, pra mim tanto faz, eu não jogo fortnite, apenas acho o ridiculo, as mesmas pessoas vir falar em defender o consumidor que os consumidores tem o direito de escolher o que for melhor para si.

E cá entre nós Livio se esses youtubers ganharam presente da Microsoft até que vale a pena elogiar, o pior é quando uma pessoa igual você não ganha nada da Sony e faz propaganda gratuita. =)

Livio
Visitante
Livio

Estou eu fazendo propaganda gratuita? Viu meu comentário anterior em que possuo os 2 consoles? Se o que querem é uma igualdade entre os players por qual motivo não cobrar que a MS libere o online? Se eu fiz propaganda para a Sony diga aí onde fiz porque eu mesmo não consegui identificar. Ahh Gameplay RJ, aquele que nos últimos lançou varios clickbaits com falsos rumores do lado da Sony e que depois começou a atacar por questões como o cross-play.

Mas me diga aí onde defendi a Sony atacando a MS? Será que era contra o cross-play? Leia atentamente.

Rocha
Visitante
Rocha

Já disse uma vez aqui mesmo, todo mundo que critica a Sony é toxico e comprado, claro que todos esses youtubers são tóxicos e comprados =)
Realmente precisam cobrar da Microsoft para liberar o online, não acho isso legal.
O que você acha que a Sony melhorou controle HD Externo PS Now que nem funciona aqui no Brasil se isso era as coisas boas do Xbox tem todo o direito de achar, e ainda bem que não foi o inverso que a Microsoft não tentou copiar a Sony..
Mas o foco do assunto foi totalmente desviado, era pra ser sobre consumidor, mas sonystas, sempre coloca o que é importante para a empesa e não para os jagadores.

Livio
Visitante
Livio

E mesmo que eu tenha feito propaganda gratuita(ainda não achei e nem vi a defesa de que não pode ter crossplay no PS porque no One o online não é gratuito para jogos free-to-play) acho mais confiável receber a propaganda de quem realmente comprou o produto do que daquele que recebeu um gratuitamente e depois disso não enxerga mais problemas. Afinal paguei por aquilo, sei quais são as vantagens e desvantagens, sinto apto a fazer uma recomendação(ou não) do produto que adquiri. Diferente de alguns que receberam um produto e a recomendação era tão roteirizada(não o feito pelo Youtuber, mas vindo de uma camada mais acima)que qualquer um percebia.

E mesmo que eu tenha feito propaganda gratuita, quem aqui nunca recomendou um produto a outra pessoa? Isso não é propaganda gratuita? Diariamente eu, você e outros fazemos propaganda gratuita baseada na convivência com o produto.

Entretanto não sei por qual motivo você está perdendo tanto tempo aqui, iniciou com um comentário a criticar dizendo que “todos” daqui eram contra o cross-play, deveria era aproveitar já que a funcionalidade está liberada, afinal não é isso que estás a defender?

E para terminar com o assunto online free, é como diz o ditado, a MS “cutucou a onça com vara curta”. Fez um alarde dizendo que era a Sony era contra os gamers por não permitir uma interação entre estes e que ela, MS, era pró-consumidor, mas não olhou que também tem teto de vidro. Agora o fato de não ter online free vai se virar contra ela, pois impede que os próprios jogadores de Fortnite aproveitem o tão conquistado crossplay com PS4 só porque não tem ou não renovaram a Gold. Imagino aqueles que irão comprar o novo bundle do Xbox+Fortnite pensando que irão jogar sem necessitar de assinatura. O Bruno, em um comentário mais abaixo, pergunta onde está o departamento de marketing e eu respondo que o mesmo departamento que falou sobre o empréstimo de mídia física, do melhor lugar para jogar e de que monstros não assustam deve já saber disso, pode ser que só comecem a falar em um período apropriado, por exemplo perto do natal.

E Rocha, agora fazendo uma mini propaganda, a Sony nesta geração aproximou mais o PS4 ao Xbox, do que o inverso. A maioria das vantagens que o Xbox tinha o PS4 começou a ter também. Modificou o DualShock 4(em relação ao DS3),HD externo e download dos jogos da PSNow são um exemplo, o que praticamente falta é a retro no aparelho, que só não é possível por 2 coisas: ganancia da Sony e a louca arquitetura do PS3.

Livio
Visitante
Livio

Agora que já posso usar a conta do Fortnite em qualquer console seria uma boa “todo mundo” pedir a MS para liberar o online para os jogos free to play,pois ela é a única que não deixa. Seria uma boa eu poder jogar no meu One,que fica no quarto, sem ser necessário assinar a Gold. Será que verei os mesmos youtubers que defenderam o cross-play a apoiarem esta ideia?

Recentemente meu irmão pediu o PS4 emprestado para jogar Fortnite, mas ele não queria fazer assinatura já que somente iria jogar este game. Se a MS tivesse o online liberado em tinha emprestado o One.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Respondendo ao Rocha essa questão de que os leitores PC Manias são contra Cross Play

Da minha parte eu não sou contra. Não existe razão pra ser. Me é indiferente.
Somente comentei que pra Sony não era bom negócio.

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

Rocha, a turma aqui já disse o que eu iria dizer, mas até alongaram com detalhes, etc… A Microsoft não é santa! Empresas existem para ter lucro, porém nessa geração a Microsoft superou-se! Se não temos DRM, dê graças ao concorrente, se não temos o obrigatoriedade de o console estar ligado a net, dê graças ao concorrente, se temos apostas em games singleplayer de qualidade, tbm demos graças ao concorrente. O concorrente erra? Sim! O ps3 foi um erro pelo seu preço no lançamento, vejo a falta da retro como um erro no ps4, dando motivo de sobra para alguns doentes minions caixistas não entenderem do que se trata o ps1 mini ou fingir que não entendem, pois não passa de uma peça de colecionador, etc… O problema é que essa santidade da microsoft caiu por terra, mas o pior é que muitos não querem enxergar, logicamente liderados por alguns youtubers brasileiros e todo seu poder de estupidez deixando alienar-se por eles. No mundo todo a Microsoft tomou boicote, mas alguns brasileiros dizem que o mundo está errado e que a mídia global é sonysta e nintendista.

Rocha
Visitante
Rocha

Não estou defendendo a Microsoft, apenas todas as respostas, para defender uma empresa precisa criticar a outra, por exemplo o cross play é anti consumidor, mas para defender isso precisa dizer que na Microsoft precisa pagar a live para jogar, sempre precisa justificar o que a outra tem de errado.
Em termos de single player, vários multis é igual ou superior do que exclusivos, a qualidade não exclusiva da Sony!