Mas afinal que jogos são sub Full HD nas consolas de nova geração?

Apesar de as novas consolas contarem já com uma lista extensa de títulos, nem todos eles são Full HD.

Xbox One e PS4 são as novas consolas da geração Full HD, mas no entanto as promessas dos 1920x1080p não tem sido alcançadas em todos jogos.

A tabela que se segue indica os jogos que reconhecidamente não alcançaram a promessa dessa resolução, para ambas as consolas

Resolução dinâmica – sub 1920x1080p até 1920x1080p.

Xbox One

Halo 5 (de 1152X810 até 1920X1080)
Call of Duty Advanced Warfare (de 1360X1080 até 1920X1080)
The Division (de 1728X972 até 1920X1080)
The Witcher 3 – (de 1600×900 ate 1920X1080)

PS4

Call of Duty Black Ops 3 (de 1360 a 1920X1080)

Jogos 1080p, mas não 1920x1080p

Xbox One

Dying Light – 1536X1080
Far Cry 4 – 1440X1080
Mortal Kombat X – 1360 ou 1344X1080
F1 2015 – 1440X1080
PES 2016 – 1360X1080
Far Cry Primal – 1440X1080

PS4

Killzone: Shadowfall (apenas multi jogador) – 960X1080

Jogos com 1920 linhas, mas sem 1080 colunas (formato 21:9)

Xbox One

Sem registo de jogos nestas condições

PS4

The Evil Within – 1920X768
The Order 1886 – 1920X800

Jogos 1600x900p ou similares

Xbox One

Metro Redux – 1620×912

AC IV Black Flag – 1600×900
PVZ Garden Warfare – 1600×900
Ryse – 1600×900
Sunset Overdrive – 1600×900
Thief – 1600×900
Trials Fusion -1600×900
UFC -1600×900
Shadow of Mordor – 1600×900
Assassins Creed Unity -1600×900
Dragon Age Inquisition – 1600×900
Killer Instinct – 1600×900
Shadow Warrior -1600x900p
Lords of the Fallen -1600×900
Evolve – 1600×900
Project Cars – 1600×900
F1 2015 – 1600×900
The Witcher 3 -1600×900
Batman Arkham Knight – 1600×900
Metal Gear Solid V – 1600×900
Assasins Creed Syndicate – 1600×900
Need For Speed (2015) – 1600×900
Just Cause 3 – 1600×900
Rainbow Six Siege – 1600×900

PS4

UFC – 1600×900
Watch Dogs -1600×900
BF4 – 1600×900
NHL 15 – 1600×900
AC Unity – 1600×900
Battlefield Hardline – 1600×900
Assasins Creed Syndicate – 1600×900
Uncharted 4 (Apenas modo multijogador) – 1600×900
Star Wars Battlefront – 1600×900

Jogos com 1600 linhas mas sem 900 colunas (formato 21:9)

Xbox One

The Evil Within – 1600X640

PS4

Não há registo de jogos nestas condições

Resolução dinâmica – sub 1600x900p até 1600x900p.

Xbox One

Call of Duty Black Ops 3 (de cerca de 1200×600 a 1600X900)

PS4

Não há registo de jogos nestas condições

Jogos a 1280×720 ou similares

Xbox One

Titanfall – 1408×792
Watch Dogs – 1408×792

BF4 – 1280×720
Dead Rising 3 – 1280×720
COD Ghosts – 1280×720
Metal Gear GZ – 1280×720
The Golf Club – 1280×720
PES 15 – 1280×720
Battlefield Hardline – 1280×720
Star Wars Battlefront – 1280×720
Quantum Break – 1280×720

PS4

Não há registo de jogos nestas condições

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Readers Comments (34)

  1. Valerio Fernandes 11 de Abril de 2016 @ 10:12

    Eu diria mais Old Gen, quando comprei a minha ps4 ao jogar pela primeira vez jogos multiplataforma fiquei desde logo desiludido. A minha HD 7970 na altura dava um tareão nela. Comprei o BF4 no lançamento quando fui jogar na ps4 WTF? mas eu estou a jogar na ps3? Era preferível na altura terem esperado um ano e terem melhorado os gpu´s das consolas.

    • Sim de vc olhar os specs das placas top de linha.. Wow estamos na casa dos 10 teraflops. Isso é simplesmente 5 vezes o poder da PS4. Agora se consegues ter uma máquina com este nível.. Imagine comigo. Ao ives de chorar 30 ou 40 fps em 4k imagine um jogo 1080p travado em 60 fps e usando todo o poder destas super GPU. So imaginem qual seria a qualidade visual deste jogo.

  2. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com essa nova geração na questão gráfica. Eu esperava que todos os jogos iriam correr no mínimo em 1920x1080p 60 fps com boa qualidade gráfica. Mesmo com todos os tipos de otimização, acredito que isto não vai ser possível ainda nesta geração.

    Entretanto, se pensarmos no preço, na relação custo-benefício, o console é uma boa opção. No Brasil a Xbox One custa entre R$ 1300 – R$ 1800. Fica difícil montar um PC que dure de 3 a 5 anos sem nenhuma atualização de hardware com esse valor.
    Mesmo em outros países, como nos EUA, a Xbox está custando $300. Novamente, como montar um PC com esse valor?

    Enfim, será que o preço justifica essa falta de poder gráfico?

    • Não entres em utopias Daniel. Essa máquina dos 1080p 60 fps em todos os jogos pura e simplesmente não existe!
      Ou melhor existe… e já faz muito tempo. tudo depende de como é usada.
      As novas consolas são perfeitamente capazes de 1080p 60 fps. As consolas da geração passada tambem eram! Até a PS2 fez GOW a 720p!
      A questão passa apenas pelo nível de detalhe que queres colocar no jogo. Metes mais detalhe… saturas a máquina… e começas a cortar.
      Daí que uma máquina mais potente só te dará os 1080p 60 fps se não lhe puxares pelo detalhe. Olha o meu computador, um i7 4770K, com 16 GB e uma R9-290X gamer com overclock de fábrica. Custou-me 1300 euros na mesma altura da PS4…
      Estamos a falar de quase 7 Tflops de potência. E mesmo assim…
      Assassins Creed Unity corre a 900p 30 fps na PS4 com 1.8 Tflops. Mas na minha máquina com o detalhe no máximo corre a 1o80p 50 fps! Para correr a 60 não posso colocar o detalhe no máximo!
      Ou seja, tu podes ter a resolução que quiseres, só tens é de cortar no pormenor para o poderes ter. Ou então podes pensar que nunca terás essa resolução e fps pois os jogos arranjam novos efeitos gráficos mais pesados para colocar no ecrã que te usam a potência extra.
      É uma questão de perspectiva… e da forma como usas a máquina!

      • Entendi seu ponto de vista: a questão é que não existe milagre e concordo. O problema é cortar esses “pormenores”. Alguns fazem muita diferença na imagem. Por isso que eu disse, seria ideal rodar os 1080p 60fps retirando os detalhes que não provocariam tanta diferença na imagem(como eu disse boa qualidade gráfica e não qualidade gráfica full).

        • Tens formas de fugir ao uso de shaders mantendo boa qualidade gráfica. Mas o resultado final não tem o mesmo realismo.
          A questão é que como referi, esse problema existirá sempre independentemente da performance que tiveres. Haverá sempre mais qualquer coisa que os programadores quererão colocar apesar de eles terem essa opção de não colocar na mão, apenas não a usam.
          Seja como for, os 60 fps não são uma necessidade são uma benesse, assim como os 1080p.
          Eu pessoalmente interesso-me por bons jogos e o resto só me importa porque tenho escolha: XBox, PS4 ou PC. Mas se não a tivesse seria irrelevante pois não deixaria de comprar um bom jogo por isso.
          E bons jogos é o que não tem faltado, com as equipas de topo a mandarem jogos assombrosos e com uma qualidade que se calhar ninguem esperava já ver.

      • Até a Polyphony fez 1080i no PS2 com Gran Turismo 4

  3. Depois do trailer de Gears of War 4 que saiu ontem, não to mais nem aí pra 1080p, 900p ou seja qual for a resolução, que coisa épica kkkk

    • Os trailers com foco emotivo em Gears of War existem desde o primeiro, o famoso trailer da música Mad World, e prosseguiram com todos os jogos numerados da franquia. Então, nenhuma novidade apesar de já ver garotos na internet dizendo que estão tentando copiar o lado emocional de jogos da Naughty Dog. Certamente aqueles que nunca jogaram nenhum jogo da série ou mais especificamente Gears 2 e Gears 3.

      • Joguei todos os Gears e nunca tinha visto algo do nível de Last of Us na franquia no que diz respeito ao lado emotivo e relacional, parece que nesse gears 4 eles estão buscando isso, tanto que o proprio produtor do jogo já disse isso, que querem algo no nível de last of us.
        No trailer deu pra perceber isso logo de cara.

        • Não é possível que você tenha jogado todos e não viu o lado emocional e de relacionamentos na morte da Maria no Gears 2, na morte do Dom no Gears 3, na relação do Marcus Fenix com o Pai, com a Anya…
          A não mente Netto, se você jogou, foi só o multiplayer ou está afim de começar mais um flame war.

          • Não no nível de Last of Us foi o que eu disse, tem seus momentos, além do que eu só dei a minha opinião né, a quem concorde e discorde, mas joguei e terminei os três primeiros jogos e realmente a morte d mulher do dom e dele próprio são o marcantes, já a relação do Markus com seu pai até passou batido por mimpra vc ver.
            Não é flame não,eu gosto do jogo inclusive mais que Halo, e espero muito do 4, porém estou a concordar com o próprio produtor do jogo quando o mesmo diz que quer alcançar o nível emocional e relacional Last of Us, aliás isso não depressia os jogos da série Gears.

        • Opinião é opinião Netto, mas juro pra vc que não vi nada no The last mais emocionante que a morte da Maria no Gears 2, aquela cena PQP

          • O início de Last of Us já é mais impactante que aquilo, pois se em Gears o dom perde sua mulher em tlou Joel perde sua amada filinha, aliás nunca vi um início de jogo mais impactante do que Tlou. De resto é opinião.

  4. Valerio Fernandes 11 de Abril de 2016 @ 12:33

    @ Fernando Molina
    TRAILERS ALWAYS BE TRAILERS !

  5. Controversias a parte, se Quantum Break deve ser colocado na casa dos 720p e Killzone em 960x1080p, Rainbow Six Siege deve ser referenciado como 540p para ser justo, apesar dos efeitos cokaterais serem muito amenizados pelas técnicas de reconstrução temporal.

  6. Bom artigo, tinha uns jogos que nem sabia que rodava a sub ful HD. Assim como na geração passada havia uma série de títulos sub HD, obviamente que por circunstâncias diferentes das que vemos hoje nos novos consoles para atingir o full hd.

    Estive lendo sobre o assunto de uns tempos pra cá, e pude ver que em outras gerações de consoles também houve certa flexibilização da resolução gráfica, dependendo da necessidade e desafio no desenvolvimento de cada jogo. Claro que havia uma meta padrão de resolução alvo a se atingir, mas não era incomum ver jogos saindo com resolução diferentes de console pra outro.

    – Exemplo 1: Earthworm Jim, que no Mega drive rodava a 320x224px, e no Snes a 256x224px.
    – Exemplo 2: Residente evil, que no Saturn rodava a 320 x 240, e no playstation rodava 640 x 480px

    Acho que a diferença é que hoje o jogador tende a ser mais bem informado, pois essas informações sobre resolução e outros aspectos dos jogos vem mais a luz. Isso é bom.

  7. Saida final de quantum break e 1080!!Nao 720 p como dito aqui!!Fizeste a contagem dos pixels???Sao técnica usa 4 x 720 p!!Ate pcs pagaram pau pra rodar!Nao confundem nossos amigos🙆

    • A resposta está dada no outro comentário… E vamos evitar fazer comentários destes sff. Uma coisa são resoluções nativas, outra são resoluções! A reconstrução temporal ou a reprojecção temporal são apenas re-escalamentos mais complexos e que podemos até considerar como processamentos alternativos, mas mesmo assim o resultado final não é verdadeiramente nativo. O processamento nativo de Quantum Break é feito a 720p.
      Não confundas as coisas.

  8. Sem choro the order e 800 p,e kill zone nao e hd!!simples assim 960×1080 nao e hd,agora 1080 p 60 nos exclusivos so xbox one tem,ps4 tem algum?

    • Com que então Quantum Break que trabalha com 4 fotogramas a 1280×720 e MSAA 4X para recriar um output a 1080p é 1080p. Já Killzone que trabalha com três fotogramas 960×1080 e um a 1920×1080 para o AA para recriar um output a 1080p, usando igualmente uma técnica temporal, mas mais avançada, não é sequer HD. Já agora, Quantum Break usa reconstrução temporal, Killzone usa reprojecção temporal, que é uma metodologia mais complexa – podes ver a explicação aqui. E isto no MP pois no SP é full HD nativo.
      FANTÁSTICO.. Parcialidade Total!
      E The Order 1886 está incluido nos jogos 1920 colunas mas não 1080 linhas (formato 21:9). No entanto o jogo debita 1080 linhas em modo progressivo pois senão a imagem esticaria usando todo o ecrã. A questão é que acima das 800 elas são apenas pixeis negros, motivo pelo qual ele não está inserido nos jogos 1080p!

      Quanto à pergunta dos exclusivos PS4 a 1080p 60 fps. Eis a lista!

      Blacklight: Retribution
      Flower
      Resogun
      MLB 14: The Show
      Primal carnage:Extinction
      Tearaway Unfolded
      FlOw
      Journey
      God of War III Remastered
      Uncharted : Remastered
      The Last of Us: Remastered
      Gravity Rush : Remastered

      • Valerio Fernandes 13 de Abril de 2016 @ 2:14

        @Mario

        Os remastered´s não contam como eles dizem ! Ainda não aprendeste Mario LOL

    • Olha pra onde vc levou a conversa..
      Cadê a pessoa que não gosta de torcedor de plataforma?

      PS: só o multi do Killzone usa essa técnica de reprojeçao temporal, o single e nativo 1080p e metal gear solid the phantom pain roda liso 1080p 60fps caro amigo caixista.

  9. A opinião é sempre pessoal, soberana e indevassável. Respeito a sua, mesmo que eu não concorde.
    Q bom que muitos aqui tem um lado sensível, porem criatura se todo mundo gostasse do azul seria uma coisa, então se acha tao impactante ohhh que carinhoso e sentimental da sua parte, reveja a cena quantas vezes achares melhor, mais dizeres que Gears of não tem um lado emocional é a mesma coisa de dizer que “Meu brinquedo é melhor que o seu, bobinhos são historias diferente e precisa ser viso de perspectivas opostas, seguem o emaocianal porem saiba analisar uma historia e sem esta pois ta feio pra vc

    • Kkkkk
      Mas o mais engraçado é que o próprio produtor do jogo concorda comigo.
      PS: Não disse que Gears não tem lado emocional, disse que não é do nível de Tlou pra mim, leia com mais atenção meus comentários e vc vai ver, 😘

  10. Mário, já que estamos no assunto de resolução, esses dias estava procurando uma tv nova para comprar e vi uma tv 4k por um bom preço, você saberia me dizer(não conseguir encontrar em nenhum lugar) se tipo eu usasse meu ps4 nela com a tv fazendo o upscaling para 4k se eu teria muito inputlag ou a imagem ficaria ruim?

    Sei que não vai ser a mesma qualidade de 4k nativo, mas seria que daria para aproveitar uma jogatina nela fazendo o upscale?

    • Duas situações:
      1 – A melhor imagem de uma TV é obtida com a resolução nativa. 4K não é suportado pela PS4 pelo que terás de trabalhar com resolução inferior.
      2 – As TVs possuem capacidade de re-escalar para a resolução nativa. No entanto, como sabes as consolas fazem elas mesmas o re-escalamento para a resolução de saida. A questão é evitar o input lag das TVs. Não te posso dizer que consequências terá deixares a TV re-escalar pois isso varia de TV para TV, mas estás a contrariar a optimização que as consolas te trazem por defeito.

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