McAfee patenteia plug-in que impede downloads de torrents

Os génios da segurança da McAfee patentearam uma forma de impedir que os utilizadores entrem em chatices com o uso da internet. Patentearam um sistema que identifica conteúdo pirateado e impede o utilizador de fazer o download.

a-pirataria-de-software-esta-em-alta-nos-55ce[1]

Se um dia viéssemos aqui colocar que uma empresa patenteou um sistema que impede o roubo de carteiras e que passa por impedir todas as pessoas de saírem de casa com a carteira, muito certamente todos se ririam.

Mas no fundo é isso que na McAfee se lembraram de fazer. Dado que quem persegue aqueles que praticam a ilegalidade de partilha de conteúdos ilegais não consegue resultados, a McAfee lembrou-se que existe outra solução para o problema. Impedir os utilizadores de poderem obter esse mesmo conteúdo por engano.

Apesar de a metodologia poder ser eficaz, há que questionar se a abordagem será a mais correcta. É que curiosamente sites como a Google continuam a mostrar resultados de torrents quando se pesquisa pelos mesmos. E o Pirate Bay, apesar de já o terem tentado tirar do ar por inúmeras vezes, continua lá.



Mas o certo é que, vendo-se a falta de capacidade das empresas fiscalizadoras em eliminar as fontes de pirataria, há quem se tenha lembrado de atacar o outro lado da questão. Infelizmente com uma metodologia que só servirá para criar sobrecarga nos nossos sistemas, roubando a milhões de utilizadores mais uns megas de disco e retirando-lhes uns megas de RAM. E isto quer se seja pirata ou não, uma vez que as autoridades são incompetentes em fazer aquilo que deveriam.

Seja como for, uma vez o website marcado como fonte de conteúdo pirata o plug-in em causa bloqueia o acesso aos links de torrents. As virtudes seriam o fim do aparecimento de legislações idiotas e penalizadoras para o utilizador, mas no entanto não acreditamos muito que isso aconteça. Afinal se podemos pagar uma taxazinha extra nos discos rígidos alegando-se a questão dos direitos de autor, porque não cobra-la de qualquer forma?

Falta só saber quando é que esta situação virá aplicada directamente nos sistemas operativos uma vez para este sistema ser efectivo só mesmo com algo que existisse por defeito em todos os OS. Afinal ninguém é obrigado a ter um anti-virus, e muito menos da McAfee.

 



Posts Relacionados