McLaren quer substituir as escovas limpa vidros por um campo de forças à base de ondas sonoras.

Parece ficção, mas não é! A McLaren quer usar um escudo de forças em vez de limpa vidros. E esse escudo é criado à base de ondas sonoras.

mclaren

Se há algo se pode, de forma genérica, considerar comum entre qualquer carro de estrada, independentemente do seu preço, é o facto de todos terem um vidro frontal, mais conhecido como para brisas e os respectivos limpa vidros.

Este vidro serve para proteger do vento, insectos, chuva, neve, etc, e são basicamente obrigatórios por lei. E para serem limpos precisam de escovas limpa vidros.

Ora a McLaren quer alterar isso, e planeia eliminar os limpa vidros dos vidros frontais dos seus veículos.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Para tal, Frank Stephenson o designer principal da mcLaren refere que pretende implementar um sistema que substitui o limpa vidros.

O sistema passa por uma barreira de ultrasons a 30 Khz que é lançado sobre o vidro e que impede que este seja atingido por chuva, insectos ou neve.

A remoção destas escovas permitirá eliminar parte do atrito criado pelo vento, reduzindo assim consumos e criando melhor aerodinâmica.

Acaba igualmente com o problema do desgaste da borracha dos limpa vidros, bem como com a publicidade que se mete debaixo deles :).

Note-se que a tecnologia já existe e é utilizada nos caças militares.

Publicidade

Posts Relacionados