Mesmo com as opções desactivadas, Windows 10 manda relatórios de actividade à Microsoft.

A Microsoft continua a violar as regras de privacidade, algo que tem sido uma constante desde o lançamento do Windows 10.

As questões ligadas à privacidade e recolha indevida de dados ligadas ao Windows 10 tem vindo a ser conhecidas basicamente desde que se começou a falar deste sistema operativo.

Para acalmar ânimos, a Microsoft deu a conhecer aos utilizadores os dados que recolhe, permitindo ainda ligar o desligar a recolha dos mesmos através do Privacy Dashboard. A questão é que mesmo com a recolha desligada, ela acontece na mesma, aparentemente não passando tudo de uma manobra para atirar areia para os olhos das pessoas.

Esta é uma situação que está a ser discutida no Reddit por um grupo alargado de utilizadores, e que tem vindo a comprovar essa recolha, pois mesmo com a opção para partilha do histórico de atividade desativada, esta continua a surgir ativa no Privacy dashboard. E isto pode ser comprovado indo a Definições -> Privacidade -> Histórico de atividade e desativando a opção Permitir que o Windows recolha as minhas actividades neste PC.

No entanto, mesmo assim, caso estejam a usar uma conta local nesse PC, o que vão ver é que mais abaixo, na parte de “Mostrar actividade das contas”, muitos programas continuam a estar presentes, sendo referido por estes utilizadores que esses dados são oriundos da recolha de diagnóstico do Windows, sobrepondo-se às opções do utilizador.



Windows 10 still collecting activity history despite being disabled. from r/Windows10

Se vos está a acontecer algo assim, e pretendem mesmo cancelar os envios de dados, terão de o fazer manualmente. É a única forma de atualmente garantir que isso acontece!

Para isso desloquem-se ao registo do windows, mais especificamente a:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\System

Aqui procurem pela PublishUserActivities, mudando o seu valor para zero (0).

Valores da chavePublishUserActivities

Valor 0 = Desligado
Valor 1 = Ligado

Fonte: Reddit