Mesmo com Checkerboard rendering, o que estamos a obter da PS4 Pro?

ps4-pro

A PS4 Pro propõem-se atingir os 4K com a sua metodologia de checkerboard rendering. Mas será que o está a fazer?

para uma real consciência dos benefícios da PS4 pro, eis uma lista com alguns jogos que já foram ou serão atualizados para a PS4 Pro e o que eles trazem a mais do que na PS4 Base. Note-se que aqui só referiremos o que foi oficialmente referido, ignorando eventuais problemas de performance face à versão base. Note-se que numa TV 4K existe igualmente o efeito HDR que não se encontra referido por o seu suporte não ser universal (ou seja, não suportado por todas as TVs 4K).

Assassin’s Creed: The Ezio Collection

PS4 Pro com uma TV 4K

Resolução dinâmica, até 3840×2160 (4K) obtida por checkerboard rendering.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Downscale para 1080p do obtido numa TV 4K.

Battlezone

PS4 Pro com PS VR

Resolução superior downsampled para 1080p. Melhoria da luz dinâmica. Aumento da qualidade dos reflexos

Call of Duty: Modern Warfare Remastered

PS4 Pro com uma TV 4K:

Texturas melhoradas e resolução dinâmica até 3840×2160 (4K) obtida por checkerboard rendering.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Downscale para 1080p do obtido numa TV 4K.

Deus Ex: Mankind Divided

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3840×2160 (4K) obtida por checkerboard rendering e melhorias gráficas não especificadas.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

The Elder Scrolls Online

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3840×2160 (4K) nativos, e melhorias gráficas.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

Gran Turismo Sport

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3200×1800 obtida por checkerboard rendering.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

Hitman

PS4 Pro com uma TV 4K :

Mais resolução (não especificada). Melhor luz, melhores reflexos e uma nova camada de detalhe. Melhor anti aliasing.

PS4 Pro com uma TV 1080p

Para além dos ganhos de 4K haverá ainda melhor qualidade de sombras e luzes com menos “tremideira”.

Horizon: Zero Dawn

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3840×2160 (4K) obtida por checkerboard rendering..

PS4 Pro com uma TV 1080p

Melhoria nos shadow maps, mais detalhe, melhor Anisotropic Filtering.

Killing Floor 2

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3200x1800p obtida por checkboard rendering.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Melhores fps e supersampling bem como melhorias na resolução das texturas.

The Last of Us Remastered

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução de 3840×2160 (4K) por checkerboard rendering  a 30 FPS, ou resolução de 3200×1800 com checkerboard rendering a 60 fps.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

Middle-earth: Shadow of Mordor

PS4 Pro com uma TV 4K :

Não referido

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

NBA 2K17

PS4 Pro com uma TV 4K :

4K nativos a 60 fps


PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downscale para 1080p do obtido a 4K.

Nioh

PS4 Pro com uma TV 4K :

Modo Filme: 3840×2160 por checkerboard rendering a 30 FPS

Modo Acção: 1920×1080 nativos a 60 FPS

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Modo Filme: 1920×1080 nativos com AA melhorado a 30 FPS

Modo Acção: 1920×1080 nativos a 60 FPS

Paragon

PS4 Pro com uma TV 4K :

Não especificado

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Efeitos visuais melhorados, chaão procedural, maior complexidade de cena, melhores texturas e reflexos dinâmicos.

Ratchet & Clank

PS4 Pro com uma TV 4K :

Maior resolução (Não especificada).

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Grande melhoria na qualidade de imagem (detalhes não especificados, mas pode ser apenas downsampling).

Rez Infinite

PS4 Pro com uma TV 4K :

Resolução 3840×2160 (4K) nativa.

PlayStation VR:

Resolução de 1920×1080 em vez dos 1440×810 da PS4.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downsale de 4K

Rise of the Tomb Raider

PS4 Pro com uma TV 4K :

4K por checkerboard a 30 fps (resolução exacta não especificada)

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Opção de fotogramas desbloqueados (média de 45 fps), ou melhorias visuais mantendo os 30 fps com melhorias na teselização, anisotropic filtering e melhor folhagem.

Thumper

PS4 Pro com uma TV 4K :

4K nativos a 60 fps

PlayStation VR:

Melhor qualidade de imagem, com supersampling e melhoria de AA.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Não especificado, certamente downscale de 4K

Uncharted 4: A Thief’s End

PS4 Pro com uma TV 4K :

Single player a 2560×1440 nativos. Multiplayer a 1080p em vez de 900p.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downsale do obtido com a TV 4K

Viking Squad

PS4 Pro com uma TV 4K :

3840×2160 (4K) nativos com MSAA 2x a 60fps.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Downscale do obtido com a TV 4K

The Witness

PS4 Pro com uma TV 4K :

  • Modo 1 – 2560×1440 subidos para 4K por checkerboard, 60 FPS, 2x MSAA. Texto e interface rendidos a 4K
  • 4K (resolução exacta não especificada), 30 FPS, 2x MSAA

PS4 Pro com uma TV 1080p:

1080p em vez de 900p, com melhor AA, 60 fps fixos.

World of Tanks

PS4 Pro com uma TV 4K :

3200×1800 nativos subidos por checkerboard rendering para 3840×2160 (4K), com melhor AA.

PS4 Pro com uma TV 1080p:

Não especificado. Certamente downscale do obtido com a TV 4K

Conclusões

Acima de tudo torna-se claro que sem uma TV 4K a consola não traz verdadeiras vantagens. Poderá ser mesmo assim interessante como aquisição nova, mas nunca como upgrade.

A nível dos 4K, para quem possui a devida TV, os ganhos existem, e a compra torna-se bem mais interessante. O upgrade… cada qual terá de pensar por si! Até porque esta não e uma PS5!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (14)

  1. Salta a vista Uncharted 4 1440p.

    1440p no mundo do 4K é igual 720p no mundo do 1080p. Se tratando da Nautghy Dog e o histórico de explorar o hardware, eu acho que eles poderiam chegar mais perto do 4K.

    • Podiam… mas não quiseram.
      É uma escolha entre nativo ou não nativo. Os 4K seriam não nativos e a Naughty Dog nesta geração já referiu que não quer aldrabar nada!
      Seja como for, com as atuais Tvs também nunca terás 4K nativos com HDR, por isso…!

      • Soma-se a isto o fato de Uncharted 4 ter hj umas das imagens mais limpas e nitidas da geração, zero aliasing e muita definição de imagem o que no final são as principais caracteristicas do 4K, eu li o comparativo de DF e eles citam que Uncharted 4 já é brilhante mesmo em Full HD e que pouco diferença faria se fosse mais próximo ao 4K pois a nitidez já está lá.

        • A questão nETTo, é que se tens uma TV 4K atual não tens 4K nativos com HDR. PONTO FINAL!
          Podes ter uma Scorpio, uma PS 20, seja lá o que for! A TV não suporta!
          Lê o artigo de hoje de tarde! Tenho pena de não o rever mais vezes de forma a tornar a sua leitura mais simples, mas dado que acho que o devo lançar antes da Black Friday, não tenho tempo!

          • Já imaginava qual jogo seria comentado por aqui!

          • Poderiamos falar de Rez Infinite, 4K nativos, certamente um jogo que todo mundo quer ter.

          • Onde agora a resolução é mais importante que a diversão. Mudamos muito de opinião. Parabéns!

          • O artigo está falando de resolução ou do quanto você se diverte jogando? Tem gente que se diverte mais com Pokemon Go do que com qualquer coisa que tenha num Playstation.
            Acho que devemos discutir sobre o que o artigo diz e não procurar argumentos para não ficar por baixo igual você agora.
            Já que optei por falar sobre termos técnicos, por que eu não citaria o jogo mais avançado da lista??

          • O artigo fala do que o Pro pode oferecer tanto em 4K como em 1080p.

            Há outro exemplo no artigo que faz o mesmo que o jogo que você citou, em TV 4K porém há outros que nem dizem o que oferecem. Já em 1080p oferecem quase a mesma coisa.

            Eu não estou ficando por baixo, comentei o que eu saberia que iria acontecer. Agora sobre o estúdio, qual foi o motivo de não colocarem 3840 x 2160 por checkerboard a exemplo do que se propoem o Horizon? Deve ser porque prezaram pela diversão e esta não ser afetada por problemas de performance por oferecer uma resolução maior.

          • Os motivos da Naughty Dog são extremamente simples e na sequência de afirmações anteriores.
            Nesta geração a empresa não quer aldrabar nada é quer tudo calculado em tempo real e nativo. Isso foi o motivo do Uncharted 4 não recorrer aos truques de performance de The Last of Us.
            Na atual geração de TVs com mais de 30 fps e HDR 1440p é a melhor qualidade de imagem que podes garantir nativamente. Daí para a frente a imagem é distorcida! (Vê o slide da AMD no artigo).
            A Naughty Dog podia ter usado o checkerboard é ir aos 4K, mas mesmo violando as regras da Sony nesse campo, os seus padrões de qualidade ditaram que assim é que o jogo deveria sair.
            Ao contrário de quem critica, eu elogio essa posição.

        • Netto, são 4x mais resolução. Acredite, eu já experimentei e a diferença é muito notável. Mas claro eu experimentei 4K nativos, não sei como esse checkboard vai se parecer na vida real, mas se a digital foundry diz que não faria diferença, pra mim significa que o 4k fake não é tão bom assim como dizem.

          • Atualmente 4K nativos só são garantidos em 8 bits. Um PC talvez!
            Esse checkerboard é mil vezes melhor do que o obtido numa codificação 4:2:0. Basicamente o que as TVs fazem atualmente com o HDR é reconstruir a imagem, mas com uma qualidade bem pior do que a do checkerboard. E as pessoas que o compraram nem se queixam, sendo que aposto que o artigo de cima as apanhou de surpresa.

  2. Ja esta a ficar chato esta perseguiçao a tudo que o fernando fala , serio ele fala esta falando sobre o contexto do artigo e as mesmas figuras sempre desmerecendo. Ta ficando chato isso.

    • Não é por nada, mas se vc fala em perseguição ao Fernando, podemos dizer que já está chato vc tentando defender o Fernando quando alguém o contraria. kkkkkkkk.

      Eu também já sabia que o fernando iria falar sobre o uncharted 4, por não ter chegado aos 4k mas preferi não falar nada.

      Seria mais útil da sua parte comentar algo refente ao artigo 🙂

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*



*