Microsoft acusada de cedência de dados em larga escala à NSA

As ultimas revelações de Edward Snowden acusam a Microsoft de participar activamente na cedência de dados à NSA.

Microsoft logo

Edward Snowden tem vindo a revelar a participação activa das grandes empresas de tecnologia no escândalo da NSA e respectivo programa PRISM.

As suas ultimas revelações dizem respeito à Microsoft, e nelas Snowden refere que a empresa ajudou activamente nos últimos 3 anos, a NSA a passar sobre as encriptações dos seus softwares de forma interceptar web chats no Outlook.

Mais ainda refere que a Microsoft trabalhou com o FBI no sentido de permitir à NSA um acesso mais facilitado aos conteúdos do seu Skydrive, bem como que após a compra do Skype a Microsoft permitiu novos acessos à NSA que permitiam ao seu programa PRISM a intercepção do triplo de chamadas que eram interceptadas atá ao momento.



Naturalmente a Microsoft já negou as acusações. Mas nada de diferente era expectável.

Nas suas declarações a Microsoft refere:

A Microsoft não fornece a nenhum governo acesso directo so seu Skydrive, Outlook, Skype, ou qualquer outro produto Microsoft.

O certo é que a Microsoft já reconheceu ter entregue num período de 6 meses em 2012 que deu acesso à NSA aos dados de 32000 utilizadores, referindo igualmente que não pode revelar mais dados devido às imposições colocadas pelo governo e que os proíbe de falar sobre essas actividades.

Ou seja, a Microsoft, tal como todos os outros nega porque é obrigada a negar sob pena de retaliações governamentais, e não porque efectivamente seja inocente.

Esta situação escandalosa e que poderá ter severas consequências para a Microsoft poderá ver as suas primeiras repercussões na venda da sua consola Xbox One. Como a Microsoft já anunciou a consola nunca desliga, e a associarmos essa situação ao facto de, tal como igualmente anunciado, o Skype ser o software que gere todo o sistema de comunicações voz e vídeo do sistema, não será de admirar que as pessoas possam entrar em paranóia com a possibilidade de a consola os estar a espiar. E se esse receio já existia pela simples razão do sistema funcionar como funciona, depois do conhecimento destes dados, o mesmo terá sido elevado exponencialmente.



Posts Relacionados