Microsoft chega a acordo com a Asus para colocação do seu software nos smartphones e tablets da marca

A Microsoft chegou a um acordo com a Asustek. E nada haveria de extraordinário na situação não fora os motivos pelos quais o acordo aconteceu. A Asus pré-instala o software da Microsoft nos seus telefones, e em troca a Microsoft: Não os processa por uso indevido de patentes.

Ainda foi à dias que a Microsoft e a Google fizeram pazes relacionadas com uma disputa de patentes. E agora foi a vez da Asus e da Microsoft fazerem o mesmo pelo mesmo motivo.

Microsoft e Asus chegaram a um acordo de licenciamento de patentes no qual a Asus instala nos seus tablets e smartphones o software da Microsoft. E em troca a Microsoft… não os coloca em tribunal.

Apesar de poder soar a uma chantagem, o acordo acaba por ser de interesse mútuo para ambas as empresas, e repete o que foi feito em Fevereiro com a Samsung e onde, pelos mesmos motivos, a empresa Sul Coreana acordou passar a pré-instalar aplicações seleccionadas Microsoft com os seus aparelhos Galaxy.

A realidade é que a proposta da Microsoft acaba por ser vantajosa para ambas as partes, e resolve problemas de disputas de patentes e largas despesas em tribunal, e onde parece ser perceptível que, dado o número de acordos já feitos, a razão estará de forma evidente do lado da Microsoft. E tal significa que a Microsoft, ao abdicar de pagamentos indemnizatórios, acaba por ser a boa da fita e não a má da fita como a coisa poderia parecer.

Numa outra perspectiva, o software pré instalado tem-se vindo a tornar um problema devido ao uso excessivo de espaço que este ocupa, especialmente nos telefones com menos armazenamento, e que pode não interessar a quem os compra, sendo que muitos fabricantes optam por não permitir (pelo menos de forma simples), a desinstalação! Esperemos que aqui não seja o caso!

 

Publicidade

Posts Relacionados