Microsoft desenvolve software para testar passwords.

A Microsoft desenvolveu um software que analisa e tenta adivinhar a próxima letra da password. Desta forma pretende que os utilizadores criem passwords mais fortes.

Apesar de a maior parte dos programas que invadem contas de utilizadores se baseiam no método da força bruta, estes softwares estão cada vez mais inteligentes, e baseando-se numa letra já descoberta tentam adivinhar a letra que se segue.

Ora este software da Microsoft faz exactamente o mesmo, e introduzindo nele as vossas passwords poderão verificar até que ponto as mesmas são fortes.

Uma letra marcada com um visto verde (OK) indica um carácter imprevisível de ser adivinhado. Mas caso o mesmo seja marcado com uma cruz vermelha (KO) esse carácter está exposto e faz parte da lista de caracteres que irão ser tentados primeiro.

Assim, uma password como “Manuela3” levará um ok no M (a primeira letra terá sempre um ok), mas terá já um KO no a por ser previsível. O n leva um OK devido à probabilidade desta letra aparecer ser bastante menor do que outras, mas daí para a frente todas as letras são previsíveis, excepto o 3.



pass1

Esta password ao não ter pelo menos 6 caracteres imprevisíveis não é considerada segura.

No caso de uma password mais complexa, como “car1983ntv”, teremos o OK no C, um OK no a, não por não ser previsível, mas porque há outras letras mais previsíveis, e um KO no r pelo facto de a palavra “car” ser previsível. O 1 leva um KO pois é muitas vezes usado em substituição do i, o 9 e o 8 levam OK, mas o 3 leva KO (3 dígitos numéricos seguidos levam a prever um quarto para formar uma data), e n, t e v levam OK.

pass2

Esta é uma password segura, mas com 3 caracteres mais fáceis de adivinhar.

Uma password 100% segura seria “tzriwnbop2j4i$%”, toda ela constituída por OKs.

pass3

Para testarem as vossas passwords, podem ir a este link.



Posts Relacionados