Jul 202012
 

A Microsoft revelou o seu novo Office 2013, e se o Office 2007 chocou muitos quando modificou totalmente aquilo que era o aspecto tradicional do Office, então preparem-se para uma nova e radical alteração visual que o adapta ao estilo do Windows 8.

O Office foi re-desenhado tendo em mente os ecrãs touch, e sabendo que o programa terá de funcionar em desktops, laptops, tablets e smartphones, bem como na cloud, o interface foi radicalmente alterado. Se isto foi uma coisa boa ou não é o que veremos, mas é certamente um risco que a Microsoft corre e que pode inclusive vir a implementar softwares gratuitos alternativos como o Open Office. Afinal a produtividade é algo de importante e não estamos a ver empresas a perder dias de trabalho para os trabalhadores aprenderem o novo interface quando a alternativa ao Office gratuita, o Open Office, mantém um interface tradicional e mais fácil de ser utilizado por quem está familiarizado com o Office.

A integração com o SkyDrive é uma realidade, permitindo o acesso aos documentos em qualquer local, e é inclusive o local por defeito onde o novo Office grava os documentos. Mais uma opção algo polémica pelo facto de requerer forçosamente uma ligação à internet a tempo inteiro.

Existirão duas versões do Office, Uma versão normal com o nome de Office 2013, e uma versão por subscrição denominada de Office 365. Esta última versão permite instalação em várias máquinas, e manter os dados sincronizados entre elas usando o SkyDrive.

Dado que o espaço no Skydrive é limitado a Microsoft planeia vender espaço adicional pago à parte. E aqui prevemos desde já a possibilidade de novas multas à Microsoft por abuso da sua posição dominante caso não se preveja a possibilidade do uso de outros serviços da Cloud como o Dropbox, Google Could ou outros. O Skype também parece que poderá ser integrado no software, uma novidade absoluta.

Preços são ainda desconhecidos. As versões do Windows RT fornecidas com Tablets trazem já o Word, Excel, PowerPoint, e OneNote por defeito, mas as restantes versões do Windows requerem o pagamento à parte. No entanto os preços para a versão normal, o Office 2013 não devem ser diferentes do habitual, excepção feita à versão de subscrição cujos preços poderão variar dependendo da versão escolhida. E aqui teremos o Office 365 Home Premium , Office 365 Small Business Premium e o Office 365 ProPlus. A versão mais acessível, a Home Premium incluirá 20 GB de armazenamento SkyDrive e 60 minutos de chamadas Skype por mês, podendo ser instalada em 5 máquinas.

Caso queiras testar o produto desde já tens a Customer Preview version disponível.

Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.