Microsoft pode perder a almofada que mantém os resultados financeiros da divisão Xbox aceitáveis.

Ao longo dos anos a divisão Xbox tem vindo a ser instável. Ora com lucros ora com prejuízos. No entanto a divisão tem vindo a contar anualmente com uma receita que pode vir a perder: 3,4 mil milhões de dólares pagos por patentes Android à Microsoft. E caso tal venha a acontecer, os números da divisão saltarão imediatamente para uma zona negra.

lucros xbox

A divisão Xbox tem vindo a ter resultados extremamente variáveis ao longo dos anos. O gráfico de cima, representa o lucro líquido (operating income) da Microsoft após despesas até ao final de 2012, e mostra essa realidade. No global, e nesses anos, as perdas foram maiores que os lucros!

O que o gráfico não revela é que nestas contas entra, desde 2010, um valor significativo de dinheiro relativos ao pagamento de patentes que a Microsoft possui e que são pagos pelos fabricantes de smartphones Android.

Estas patentes, actualmente são 310, e são pagas consensualmente por 70% dos fabricantes de smartphones Android.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Estas receitas, foram de 1,51 mil milhões de dólares no último quarto de 2012, isto apesar do prejuizo que é possível ver-se no gráfico para esse período, e corresponderam a um total de 3,4 mil milhões durante todo o ano de 2013.

Diga-se que alguns analistas referem que a Divisão Xbox terá dado um prejuízo de 2 mil milhões em 2013, algo que só não apareceu na contabilidade devido a ser camuflado pelo valor das referidas receitas das royalties Android.

A questão é que a compra da Nokia levou a que o governo chinês tivesse de rever as patentes em causa, e as notícias são más!

É que de todas as 310 patentes, apenas 21% delas foram consideradas ter relevância comercial, pelo que só elas podem ser licenciadas. Mas pior ainda, recentemente a validade de um total de 25 mil patentes relativas ao mercado Android caducaram, pelo que se acredita que grande parte destas patentes que restam poderão ter agora alternativas gratuitas.

A Microsoft tem ainda acordos directos sobre 127 patentes adicionais, mas esta análise do governo Chinês revelou que pelo menos 40 dessas patentes possuem precedentes de outras empresas que a Microsoft não tinha revelado, o que levanta sérias dúvidas sobre a validade das patentes que restam.

Estas patentes poderiam render até 8,8 mil milhões de dólares à Microsoft até 2017, mas agora a empresa vê-se em risco de as ver parcialmente ou mesmo completamente anuladas.

Numa altura em que a divisão Xbox é contestada pelos accionistas que a querem ver vendida, e que a Microsoft irá fazer cortes em alguns sectores na mesma (Com cortes na secção do Reino unido fecho dos estúdios de entretenimento Xbox) para a manter e tentar apresentar umas contas mais agradáveis, a eventual perda desta almofada levaria a divisão para valores completamente no vermelho que poderiam forçar a mão a Satya Nadella.

Note-se que todo o conteúdo desta notícias advém de websites que não são de tecnologia ou com ligações a qualquer das marcas. Recomenda-se que sejam lidas as notícias originais linkadas ao longo do artigo para mais detalhes.

Publicidade

Posts Relacionados