Microsoft prepara OneCore, um kernel único para todas as versões do Windows.

Apesar de funcionamentos bem diferentes, a Microsoft continua a insistir na criação de um Kernel único para todas as plataformas Windows.

Onecore

No início surgiu o Windows para PC. E ele evoluiu.

Depois surgiram os PDAs e os smartphones… E com ele veio o Windows CE.

O Windows CE possui qualidades, mas o principal inconveniente era o seu Kernel. O CE não era compatível com o Windows que todos conheciam.



Depois veio a Xbox, e com ela mais uma vez, um Kernel proprietário e adaptado à consola.

Já nos tablets e smartphones tivemos direito a um Windows 8 RT que mais uma vez era incompatível com os computadores de secretária.

Mas a Microsoft não desiste. A ideia é possuir um único OS em todos os sistemas, e para isso actualmente trabalha no Windows OneCore (nome não definitivo, mas encontrado em várias referências internas da Microsoft) que deverá fazer parte do Windows 9, um sistema operativo com código adaptativo que deverá ser executado em todos os sistemas e que eliminará a necessidade de versões diferentes para vários sistemas.

Pensamos nós que para que este OneCore possa ser um sucesso há que construir não só um Kernel adaptável, mas a pensar a estrutura do novo interface gráfico que se encontra no núcleo do Windows. A questão é que acreditamos que um interface moderno e adaptado à realidade da plataforma é integral para o sucesso da mesma. Um código adaptativo é essencial, mas um interface que faça o mesmo  é a chave para o sucesso pois a Microsoft não pode cair nos erros passados onde o interface se não se adapta à realidade da plataforma. E aparentemente a Microsoft tem consciência dessa realidade e possui uma equipa dedicada à adaptabilidade desse interface. Se esta equipa pensa na adequabilidade ou apenas na adaptação visual é algo a ver.

Podemos ver como exemplo o actual interface do Windows 8 não caiu no gosto das empresas havendo muitas reservas na sua adopção. Vejo por exemplo o local onde trabalho e onde as máquinas com windows 8 estão totalmente modificadas com software gratuito e de terceiros que permite que o sistema funcione na integra tal como as anteriores versões do OS.

Quem sabe brevemente não teremos uma visão do que a Microsoft planeia e as soluções planeadas para esta solução.



Posts Relacionados