Microsoft prepara-se para a Xbox One Slim?

Uma Xbox slim não seria algo normal nesta fase da vida da consola, mas como já foi visto, a Xbox One é mais concorrencial com um preço menor. Daí que não se estranha que a Microsoft queira avançar com formas de descer os custos de produção.

Xbox One Slim

Ao longo da sua vida as consolas vão sofrendo revisões ao hardware de forma a reduzir custos. Da mesma forma a própria “embalagem” da consola é re-equacionada a certa altura, pelos mesmos motivos.

Daí que é quase inevitável que vejamos versões Slim da Xbox One e PS4. A dúvida é quando, uma vez que essas alterações normalmente apenas acontecem uns anos depois do lançamento das consolas.

No entanto, um anuncio de emprego da Microsoft para um Engenheiro Electrónico Sénior especificamente para a Divisão Xbox, parece sugerir que a empresa está a pensar nisso! Eis as partes mais relevantes do anuncio (e não vou traduzir):



Developing a holistic system-level solution for complex, integrated entertainment devices

Specifying, designing (schematic capture, PCB layout, BOM, cost analysis), implementing and verifying electrical subsystems on the motherboard  

 Development of subsystem requirements by working with team members to evaluate different solution options for functionality, cost and risk

Developing electrical solutions, implementing, verifying and supporting in production.  

 Working with other engineers across disciplines to design, test and debug complex hardware technologies for product development, to meet aggressive cost and schedule goals.  

 Learn, analyze and implement new interfaces and subsystems, break down complex issues and collaborate across cross-functional teams to resolve issues in a timely manner.



 Must be able to plan work and work to a plan, adapting as necessary in a rapidly evolving environment.

Qualifications:

A BS in Electrical Engineering is a minimum requirement; post-graduate or additional degrees in mechanical engineering, optics, physics, or mathematics preferred.

A solid understanding of core engineering principles, circuit design and analysis is required.

Experience with a variety of lab equipment, including but not limited to oscilloscopes, electronics loads, Venable, DMM’s, automation equipment

5-7 years of experience designing, implementing, and shipping consumer electronics products.

Prior design and implementation, familiarity with PC, embedded system architectures hardware and software

 Design for manufacturing and test experience is required

 Knowledge of high volume consumer electronics design and manufacturing is desired.

Strong bench evaluation and in-lab debugging skills are required.

Strong communication skills and must be able to clearly express technical concepts in verbal and written forms.  

Naturalmente a situação poderá nem ter nada a ver com uma versão Slim, mas dado que o hardware da consola está já definido e que uma nova Xbox não sairá tão cedo, o trabalho para uma versão Slim parece o mais lógico.

Curiosamente a empresa quer contratar igualmente para a divisão Xbox um Engenheiro de CAD que deverá servir para criar todas as esquemáticas necessárias a uma revisão da consola que possa comportar uma descida de dimensão.

A realidade é que há vários motivos que levam a pensar que a Microsoft está a querer avançar com a versão slim o mais rapidamente possível. O primeiro é a exagerada dimensão da Xbox One (pelo menos face à PS4 uma vez que ela é menor que a Xbox 360), e o segundo é a necessidade de descer custos de produção.

O segundo factor é extremamente relevante, especialmente se tomarmos em conta que quando a Xbox One esteve mais barata que a PS4 a mesma subiu as suas vendas para valores históricos. Infelizmente as descidas de preço terminaram de forma oficial e a consola voltou agora para os 399 euros.



Posts Relacionados