Microsoft quer reduzir ocupação do disco da Xbox One X usando a Cloud

A ser aplicada esta tecnologia, basicamente o Always Online está de volta…

Os 4K serão o futuro e nesse campo a Xbox One X é a consola que está mais próxima desse futuro. Mas esta virtude tem custos, e um deles é a dimensão dos jogos! Por exemplo, Forza Motorsport 7 ocupa 100 GB e pelo menos 50 desses GB necessitam de ser descarregados pois não são fornecidos com o jogo de retalho e nem podem ser obtidos em formato físico.

Esta situação tem vindo a suscitar queixas. Quer pelo uso do disco, quer pelo grande peso no uso de internet (infelizmente muitas pessoas ainda possuem net lenta e com limites – Em Portugal a banda larga móvel tem limites impostos de 15 GB, e mesmo os supostos serviços de banda larga móvel sem limites, vendidas como equivalentes a uma internet fixa, cortam velocidades após os 100 GB, isto não se falando das velocidades baixas de alguns pacotes internet ou de problemas de disponibilidade de velocidades com o ADSL).

Mas a Microsoft quer resolver este problema, contornando-o, pelo menos parcialmente. E a ideia passa por algo que a Microsoft chama de “entrega inteligente”.

Em que consiste então esta metodologia?



A Microsoft não é muito clara a explicar a situação, mas aparentemente de duas formas:

Para quem apenas se queixa do disco, esta metodologia permite gerir o que fica no HDD, e que será apenas o indispensável para a zona/nível que está a ser jogada. O resto fica noutro local, ou seja, na Cloud!

Desta forma, apenas se tem em disco o extra indispensável para se jogar, sendo que o resto será descarregado à medida do preciso, e o que já não tiver uso é apagado ficando pronto para nova descarga caso volte a ser necessário.

É uma gestão inteligente dos recursos do disco!

Para quem se queixa da internet, o funcionamento será semelhante, mas aquilo que já não é preciso fica em disco. Desta forma faseia-se os downloads em partes, sendo tal menos carregado no tempo perdido de descargas para quem tem baixas larguras de banda, e mais faseado no tempo para quem tem limites de dados (pode não resolver o problema, mas pelo menos é uma tentativa de solução)



Esta metodologia/tecnologia teria grandes vantagens na gestão da ocupação do disco e uso da internet, mas infelizmente obrigaria a downloads constantes ao estilo streaming carregando e eventualmente apagando partes do jogo conforme a mesma é precisa.

O motivo do uso da palavra infelizmente prende-se com as velocidades de download que nunca ocorrem à mesma velocidade de leitura de um disco rígido. Mesmo um disco Blu Ray é capaz de ler lê 27 MB/s, algo que não se consegue reproduzir em downloads. Recorde-se que 100 Mbits corresponde a um máximo teórico de 12,5 MB/s, o que quer dizer que para 27 MB/s seriam precisas ligações de mais de 200 Mbits, algo que de comum tem muito pouco.

O outro grande problema de tudo isto é que com esta metodologia aplicada ou não, a simples forma como as texturas 4K são disponibilizadas para a Xbox One X torna a internet obrigatória: agora acrescentemos a isto esta solução de streaming, e a ligação permanente à Internet torna-se obrigatória para se jogar.

Basicamente, com estas duas situações em vigor… o Always Online nos jogos que a suportem está aplicado. E caso tal se torne standard, tal e qual como a Microsoft queria quando lançou a consola… Só que agora disfarçado de cordeiro pois finalmente há razões minimamente válidas para tal. Mas infelizmente não há ainda é condições para todos para a implementar, mas com isto como opção, isto é sem dúvida um passo na direção certa.



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Tá ficando difícil essa dependência absurda de internet nos consoles.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Comprar um Blu Ray e ainda ter que baixar 50 GB… Isso ainda nessa geração…
Espero que dêem um jeito de arrumar uns discos maiores pois a internet aqui é uma merda.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Na minha xbox tenho 2 discos externos 1 SDD de 250 GB onde coloco o jogo ou jogos que estou a jogar no momento, e 1 disco de 1 TB para servir de armazém, e deixo o disco interno para as apps e utilitários,,,sem problemas de espaço

Netto
Visitante
Netto

Mas isso teve um custo considerável em Vitor, já pensaste alguém sem console que vá adquirir o Xone X:
1 TV 4k
1 One X
1 HD SSD
1 HD Externo 1Tb
+ jogos

Acho que no Brasil isso deve chegar a uns 8.000 mil reis?

Inviável pra esmagadora maioria da população.

Netto
Visitante
Netto

E sendo assim eu com minha modesta net de 2mb fico com o One e dificilmente volto a comprar outro console da Microsoft daqui em diante, os jogos vão ficar imensos, o próprio X que vem com 1tb já vai ser pouco para o que os jogos em 4k precisam assim obrigando o consumidor a adquirir hds externos como o colegas acima relatou.
Muito infeliz esse rumo ao qual a Microsoft vai tentar impor as outras duas empresas, espero mesmo que Nintendo e Sony rumem por caminhos diferentes para que seja viável pessoas como eu que moram em regiões onde a Internet é ruim possa continuar usufruindo dos games.