Microsoft trabalha numa tecnologia que transformará as câmaras do Smartphone num scanner 3D

CamaraScanner

A Microsoft pretende acabar com os dispendiosos scanners 3D tornando a cãmara de qualquer smartphone num scanner de qualidade.

1CamaraScanner

A Microsoft Research está a trabalhar numa tecnologia que denomina de MobileFusion e que permite a ciração de imagens 3D de qualidade criadas com a câmara do smartphone.

A ideia é apenas a de mover devar a câmara em torno do objecto e o MobileFusion criará uma imagem 3D boa ao ponto de poder ser impressa a 3D. E isso sem a necessidade de qualquer outro hardware. As plataformas previstas são o Android, iOS e Windows Phone.

Shahram Izadi, pesquisador pincipal do projecto, explica:

O grande ponto de partida é usar um sensor que todos possuem no bolso, que é a câmara do smartphone

Basicamente o programa não é mais do que um algoritmo que junta várias fotos criando a imagem 3D, mas que faz aquilo que se pretende, o transformar da câmara num scanner 3D.

A Microsoft não é pioneira na tecnologia, mas o certo é que é a empresa que possui atualmente a aplicação mais capaz e avançada.

Actualmente não há planos sólidos de a tecnologia sair para o público, apesar de que esse é o objectivo último do projeto. A tecnologia será demonstrada no International Symposium de Realidade Mista e Aumentada em outubro.

Publicidade

Posts Relacionados