Microsoft vai abandonar o suporte ao Windows 8… para a semana

A Microsoft deixa duas hipóteses no ar. Windows 8.1 ou a atualização gratuita para o Windows 10.

Lançado em Outubro de 2012 com muita pompa e circunstância, e apelidado como o melhor OS de sempre da Microsoft, 3 anos depois o Windows 8 é apelidado por muitos como o segundo Vista pois revelou-se mais um flop na história da empresa (Windows Millenium, Vista e 8).

Agora a Microsoft possui e publicita o Windows 10… mas muitos utilizadores não querem mudar. Não só porque o veem como um Windows 8 melhorado, como as políticas de privacidade do mesmo colocam inúmeras questões com as quais muitos nem sequer pretendem lidar.

Mas a Microsoft não quer mais utilizadores com o Windows 8. E estes ou fazem o “upgrade” para o 10 ou fazem a atualização para o 8.1. Mas no windows 8 deixarão de ter suporte já para a semana.

Apesar de poder parecer estranho que o suporte ao Windows 8 acabe tão cedo, o certo é que o Windows 8.1 não é mais do que uma espécie de service pack, e como tal representa uma atualização que mais do que recomendada, deveria ser obrigatória. É algo que não é novidade, tendo acontecido já com todas as versões do windows, apesar de o suporte para quem não fez a atualização não ter acabado desta forma.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Seja como for, o Windows 8.1 é gratuito e não representa nenhuma alteração aos termos de serviço ou ao núcleo de funcionamento do Windows 8, pelo que pode ser realizado diretamente com um simples download.

E com o Windows 8.1 a Microsoft garante suporte até 10 de Janeiro de 2023, apesar de haver um corte no nível de suporte anunciado para 9 de Janeiro de 2018.

No entanto este corte súbito de suporte destina-se primariamente a tentar que sejam feitos os devidos upgrades para o Windows 10, o que tambem é gratuito e trará suporte até 14 de Outubro de 2025, com corte no nível de suporte anunciado para 13 de Outubro de 2020.

Um dos grandes motivos desta pressão prende-se em parte com a atual pouca adesão ao Windows 8, usado por apenas 2% dos utilizadores. Daí que é altura de atualizar… nem que seja para o 8.1!

12 de Janeiro de 2016 foi a data onde saiu a ultima atualização para essa versão do OS.

Publicidade

Posts Relacionados