Middle Earth Shadow of Mordor afinal sempre é 900p na Xbox One. Mas a versão PS4 não é a 60 fps. Eis as realidades do jogo!

Falta de cuidado na informação? Desleixo? Despreocupação? O que leva certos media supostamente credíveis a dar informações errôneas? A verdade é que o patch que supostamente colocaria a Xbox One a 1080p não existe. E a PS4 nunca correu a 60 fps. Aliás nunca correu sequer a mais de 30! Eis as reais diferenças entre as versões do jogo!

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Shadow of Mordor estava envolvido em polémica. Diziam as más línguas que o jogo corria a 720p com 30 fps na Xbox One, e 1080p 60 fps na PS4.

Essa situação naturalmente seria de preocupar qualquer um, daí que mal alguns pixel counters confirmaram que o jogo corria a 900p na Xbox One, achou-se por bem publicar a informação, acabando com o mito dos 720p que envolviam o jogo.

Mas nessa altura, apesar dessa correcção, a informação era que a PS4 corria com os seus fps desbloqueados, atingindo por vezes os 60 fps, mas que na sua maioria não deveria andar a mais de 40. E isso foi igualmente noticiado. Estas informações eram dadas por websites com nome no mercado, não sendo apenas referências de usuários, pelo que se tornavam credíveis.

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Mas eis que surge uma nova informação, vinda de um grande website, o Gamespot. Segundo ele, a Xbox One tinha recebido um patch que  colocaria o jogo a 1080p. Assim a diferença para a PS4 passaria apenas a ser os fps desbloqueados nesta consola, face aos fps bloqueados na Xbox One.

Nada disto se confirmou! Eis então a realidade das diferenças nas várias versões do jogo!

Para começar, devo dizer que estou a jogar este jogo no PC. E isso é motivo para ficar espantado com a qualidade obtidas nas consolas. As diferenças entre os modos Ultra e High (Alta Qualidade) são reduzidas o suficiente para não compensar o último modo que, na ausência de 6 GB de memória video – apenas possuo 4- causa alguns engasgos nas transferências das texturas devido às baixas velocidades do PCI-E.

E diga-se mesmo que, dado o elevado custo de um sistema com 6 GB de memória vídeo capaz de executar o jogo de forma eficiênte, de forma alguma justifica este último modo.

Assim, o Very High será aquilo que mais compensa. e as diferenças entre o verificado neste modo de detalhe e o que existe nas consolas, é bastante reduzido!

Testes efectuados pela Digital Foundry (Eurogamer), confirmam que, mesmo após o patch, a versão Xbox One corre a 1600*900 re-escalados para os 1920*1080. Já a PS4 corre a 1920*1080 nativos. Na versão PC, dependendo do sistema, o jogo suporta resoluções até 4K.

O que levou então a se pensar que a versão Xbox One estava a 1080p? Bem, a Digital Foundry confirma que nas consolas existe um Anti Aliasing pós processamento (FXAA) de alta qualidade, e isto é algo que não existe na versão PC. Daí que com ele, se torne difícil distinguir as diferenças na resolução entre as duas consolas!

A acreditar em alguns dizeres de fóruns, o último patch introduziu essa novidade nas consolas, e é graças a ele que as diferenças visuais se tornaram menores, ao ponto de induzir a Gamespot em erro!

Outra situação existente nas consolas e ausente no PC, é o Motion Blur. A opção está presente no PC com diversas opções Off, Câmera e Câmera e Objectos, mas apesar de ter esta última ligada, não me apercebo que ele exista. A Eurogamer afirma igualmente que ele não funciona, mesmo tendo trocado entre placas ATI e Nvidia. Certamente uma falha de programação.

Eis então uma lista comparativas das versões Consola e PC

Efeito PS4 Xbox One PC
Resolução 1920×1080 1600×900 re-escalados para 1920×1080 Variável com máximo de 4K
Vegetação (Densidade da vegetação) Média qualidade Baixa Qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra
Texturas (Qualidade das texturas) Alta Alta Variável desde Baixa, Média, Alta e Ultra. De referir que o modo Ultra exige 6 GB de VRam, para resultados visualmente pouquíssimo notórios face ao modo de Alta qualidade.
Qualidade de Luz Alta Alta Variável entre Baixa, Média e Alta.
Ambient Oclusion Alta qualidade Alta qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média e Alta
Sombras Alta qualidade Média qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra.
Filtragem de Texturas Alta qualidade (Aniso 8x) Alta qualidade (Aniso 8x) Qualidade variável entre Baixa /aniso 2x), Média (aniso 4x), Alta (aniso 8x) e Ultra (aniso 16x)
Qualidade das Meshes (Geometria do mundo) Qualidade Média Qualidade Média Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra.

Diga-se face ao PC, ambas as consolas conseguem resultados assombrosos. A maior diferença está na qualidade da Geometria que nas consolas possui diversos níveis de detalhe conforme a distância. Isso cria pequenos pop ups quando os objectos se aproximam e aumentam o seu nível de detalhe. Mas de resto, as diferenças são pouco notórias, fazendo das versões consola uma excelente conversão e adaptação do jogo.

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Segundo a Monolith ambas as consolas estão puxadas ao máximo, e a equipa utilizou os 10% de reserva do Kinect, só conseguindo atingir a actual qualidade existente na Xbox One, com eles. E independentemente do que esta tabela refere, visualmente as diferenças são pequenas o suficiente para que o jogo se possa considerar bastante semelhante entre ambas as consolas.

As imagens que se seguem são da Eurogamer, e demonstram algumas dessas diferenças. Para o artigo completo da Eurogamer (Digital Foundry), sigam este link.

SMAA

Nesta imagem de cima podemos ver a ausência de um Anti Aliasing na versão PC. Sendo um FXAA o efeito de desfocagem típico do mesmo é claro nas versões consola. Em compensação a imagem é mais suave e livre de pixels.

SMMotionblur

Aqui imagem podemos verificar a ausência do Motion Blur na versão PC. Ambas as consolas aplicam-no!

SMResolucao

Nesta imagem são notórias as diferentes resoluções. A versão PC ao não ter FXAA aplicado é a imagem mais nítida, mas o pormenor no detalhe do pêlo causado pela maior resolução a PS4 é notório.

Smvegetacao

Aqui são claras as diferenças no nível de vegetação entre as versões. Mais uma vez o FXAA cria alguma desfocagem nas consolas, mas elimina os pixels brutos que são desagradáveis com a imagem em movimento.

A outra surpresa revelada pela Digital Foundry foi que ambas as consolas estão a correr a 30 fps bloqueados. Apenas a versão PC está desbloqueada, mas com a opção para o bloqueio a estar presente nos menús.

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