Middle Earth Shadow of Mordor afinal sempre é 900p na Xbox One. Mas a versão PS4 não é a 60 fps. Eis as realidades do jogo!

Falta de cuidado na informação? Desleixo? Despreocupação? O que leva certos media supostamente credíveis a dar informações errôneas? A verdade é que o patch que supostamente colocaria a Xbox One a 1080p não existe. E a PS4 nunca correu a 60 fps. Aliás nunca correu sequer a mais de 30! Eis as reais diferenças entre as versões do jogo!

shadow-of-mordor

Shadow of Mordor estava envolvido em polémica. Diziam as más línguas que o jogo corria a 720p com 30 fps na Xbox One, e 1080p 60 fps na PS4.

Essa situação naturalmente seria de preocupar qualquer um, daí que mal alguns pixel counters confirmaram que o jogo corria a 900p na Xbox One, achou-se por bem publicar a informação, acabando com o mito dos 720p que envolviam o jogo.

Mas nessa altura, apesar dessa correcção, a informação era que a PS4 corria com os seus fps desbloqueados, atingindo por vezes os 60 fps, mas que na sua maioria não deveria andar a mais de 40. E isso foi igualmente noticiado. Estas informações eram dadas por websites com nome no mercado, não sendo apenas referências de usuários, pelo que se tornavam credíveis.



Mas eis que surge uma nova informação, vinda de um grande website, o Gamespot. Segundo ele, a Xbox One tinha recebido um patch que  colocaria o jogo a 1080p. Assim a diferença para a PS4 passaria apenas a ser os fps desbloqueados nesta consola, face aos fps bloqueados na Xbox One.

Nada disto se confirmou! Eis então a realidade das diferenças nas várias versões do jogo!

Para começar, devo dizer que estou a jogar este jogo no PC. E isso é motivo para ficar espantado com a qualidade obtidas nas consolas. As diferenças entre os modos Ultra e High (Alta Qualidade) são reduzidas o suficiente para não compensar o último modo que, na ausência de 6 GB de memória video – apenas possuo 4- causa alguns engasgos nas transferências das texturas devido às baixas velocidades do PCI-E.

E diga-se mesmo que, dado o elevado custo de um sistema com 6 GB de memória vídeo capaz de executar o jogo de forma eficiênte, de forma alguma justifica este último modo.

Assim, o Very High será aquilo que mais compensa. e as diferenças entre o verificado neste modo de detalhe e o que existe nas consolas, é bastante reduzido!

Testes efectuados pela Digital Foundry (Eurogamer), confirmam que, mesmo após o patch, a versão Xbox One corre a 1600*900 re-escalados para os 1920*1080. Já a PS4 corre a 1920*1080 nativos. Na versão PC, dependendo do sistema, o jogo suporta resoluções até 4K.

O que levou então a se pensar que a versão Xbox One estava a 1080p? Bem, a Digital Foundry confirma que nas consolas existe um Anti Aliasing pós processamento (FXAA) de alta qualidade, e isto é algo que não existe na versão PC. Daí que com ele, se torne difícil distinguir as diferenças na resolução entre as duas consolas!

A acreditar em alguns dizeres de fóruns, o último patch introduziu essa novidade nas consolas, e é graças a ele que as diferenças visuais se tornaram menores, ao ponto de induzir a Gamespot em erro!

Outra situação existente nas consolas e ausente no PC, é o Motion Blur. A opção está presente no PC com diversas opções Off, Câmera e Câmera e Objectos, mas apesar de ter esta última ligada, não me apercebo que ele exista. A Eurogamer afirma igualmente que ele não funciona, mesmo tendo trocado entre placas ATI e Nvidia. Certamente uma falha de programação.

Eis então uma lista comparativas das versões Consola e PC

Efeito PS4 Xbox One PC
Resolução 1920×1080 1600×900 re-escalados para 1920×1080 Variável com máximo de 4K
Vegetação (Densidade da vegetação) Média qualidade Baixa Qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra
Texturas (Qualidade das texturas) Alta Alta Variável desde Baixa, Média, Alta e Ultra. De referir que o modo Ultra exige 6 GB de VRam, para resultados visualmente pouquíssimo notórios face ao modo de Alta qualidade.
Qualidade de Luz Alta Alta Variável entre Baixa, Média e Alta.
Ambient Oclusion Alta qualidade Alta qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média e Alta
Sombras Alta qualidade Média qualidade Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra.
Filtragem de Texturas Alta qualidade (Aniso 8x) Alta qualidade (Aniso 8x) Qualidade variável entre Baixa /aniso 2x), Média (aniso 4x), Alta (aniso 8x) e Ultra (aniso 16x)
Qualidade das Meshes (Geometria do mundo) Qualidade Média Qualidade Média Qualidade variável entre Baixa, Média, Alta e Ultra.

Diga-se face ao PC, ambas as consolas conseguem resultados assombrosos. A maior diferença está na qualidade da Geometria que nas consolas possui diversos níveis de detalhe conforme a distância. Isso cria pequenos pop ups quando os objectos se aproximam e aumentam o seu nível de detalhe. Mas de resto, as diferenças são pouco notórias, fazendo das versões consola uma excelente conversão e adaptação do jogo.



Segundo a Monolith ambas as consolas estão puxadas ao máximo, e a equipa utilizou os 10% de reserva do Kinect, só conseguindo atingir a actual qualidade existente na Xbox One, com eles. E independentemente do que esta tabela refere, visualmente as diferenças são pequenas o suficiente para que o jogo se possa considerar bastante semelhante entre ambas as consolas.

As imagens que se seguem são da Eurogamer, e demonstram algumas dessas diferenças. Para o artigo completo da Eurogamer (Digital Foundry), sigam este link.

SMAA

Nesta imagem de cima podemos ver a ausência de um Anti Aliasing na versão PC. Sendo um FXAA o efeito de desfocagem típico do mesmo é claro nas versões consola. Em compensação a imagem é mais suave e livre de pixels.

SMMotionblur



Aqui imagem podemos verificar a ausência do Motion Blur na versão PC. Ambas as consolas aplicam-no!

SMResolucao

Nesta imagem são notórias as diferentes resoluções. A versão PC ao não ter FXAA aplicado é a imagem mais nítida, mas o pormenor no detalhe do pêlo causado pela maior resolução a PS4 é notório.

Smvegetacao

Aqui são claras as diferenças no nível de vegetação entre as versões. Mais uma vez o FXAA cria alguma desfocagem nas consolas, mas elimina os pixels brutos que são desagradáveis com a imagem em movimento.

A outra surpresa revelada pela Digital Foundry foi que ambas as consolas estão a correr a 30 fps bloqueados. Apenas a versão PC está desbloqueada, mas com a opção para o bloqueio a estar presente nos menús.




Posts Relacionados