Mike Ybarra confirma que DirectX 12 não será nada de verdadeiramente relevante na Xbox One

directx-12

Mike Ybarra é o chefe da equipa por detrás do novo New Xbox One Experience, da criação da retrocompatibildiade e da integração do Windows 10 na Xbox.

Numa entrevista dada ao The Windows Central, Mike Ybarra foi questionado diretamente sobre os efeitos do DirectX 12 na Xbox One. A sua resposta à questão colocada pelo entrevistador de nome Jez, foi exatamente aquilo que esperávamos e aquilo que temos vindo a dar a conhecer desde que o DirectX 12 foi anunciado.

Eis a questão e a resposta:

Jez: Ainda vejo comentários nas redes sociais e em artigos que debatem os efeitos que o DirectX 12 terá na Xbox One. Dado que ainda parece haver alguma confusão sobre os ganhos potênciais que o DirectX 12 trará, poderia explicar o que fará e o que não fará pela Xbox One?

Mike: Todas as capacidades gráficas que adicionamos ao Windows irão ajudar os desenvolvedores, só depende do tipo de jogo que estás a criar. Com a Xbox One, pegamos do DirectX 11 e adicionamos uma série de extensões sobre ele de forma a que os criadores pudessem tirar o máximo de performance daquele hardware fixo. Desde o lançamento, e francamente de todas as vezes que atualizamos o SDKA mais benefícios tem vindo a sair. No lado genérico do Windows o DirectX 12 está a fazer muito dessas mesmas coisas para o hardware genérico, permitindo aos desenvolvedores atingir maiores níveis visuais ou melhores efeitos nos seus jogos. Daí que muitos dos benefícios já estão hoje na Xbox, sendo que esperamos ver algum benefício incremental, mas isso depende dos desenvolvedores dos jogos para trabalharem nisso e perceberem se há benefícios ou não dependendo de como os títulos usam essas chamadas. Ninguém deve esperar que o DirectX 12 tenha um impacto dramático!

Ora o que Mike Ybarra refere é exatamente aquilo que temos vindo a dizer desde sempre. A Xbox implementa já a maior parte das funcionalidades do DirectX 12, apesar de existirem algumas novidades que virão trazer aumentos de performance futuros. No entanto, acrescentamos que as novidades aportadas pelo DirectX 12 e que podem trazer ganhos adicionais não são nada que a consola concorrente não suporte igualmente quer a nível de hardware quer a nível de software.

Publicidade

Posts Relacionados