MIT está a criar energia a partir do ar (húmido).

E se para carregares o teu telefone apenas precisasses de ar? Pois bem, a tecnologia existe… quem sabe um dia?

Uma equipa de pesquisadores do Massachusets Institute of Technology (MIT) criaram um sistema que pode gerar electricidade de água que exista no ar que respiramos.

O aparelho é basicamente muito simples e sonsiste emfolhas alternadas de metal. Algumas são hidrofóbicas, outras são hidrofílicas. Quando uma gota de água se condensa numa das folhas hidrofóbicas elas tem tendência a ser repelidas e saltar para a folha hidrofílica de cobre, sendo que nessa acção ela gera uma pequena carga eléctrica.

mit-electrostatic-generator

Infelizmente a carga é mesmo pequena. Cerca de 15 picowatts, um valor que o engenheiro Nenad Milkovic refere que poderá ser melhorado para um microwatt por cm quadrado. Infelizmente isso não chega para caregar seja o que for.



Com a tecnologia actual, para se carregar um iPhone seria preciso um conjunto de placas com 50 cm quadrados, e mesmo assim demoraria o dia todo a carregar o telefone.

Mas no entanto isto é um estudo ainda muito recente e com uma potencialidade incrível que pode fornecer energia a aparelhos de baixo consumo.

Mas há um outro dado. E é um bónus do processo! É que a água que escorre fica perfeitamente filtrada e pode ser bebida. Isso quer dizer que em locais de maiores necessidades como as comunidades africanas seria possível produzir-se energia e água potável ao mesmo tempo.



Posts Relacionados