Miúda criativa cria “Playstation 4 portátil”.

Eis a Playstation 4 portátil. Ou melhor uma PS Vita com um controlador DS4 devidamente preso e a jogar jogos PS4 por remote play!

Vita-Hack

Apesar de todos os jogos criados para a Playstation 4 suportarem a função Remote Play para a Playstation Vita, o que permite jogar todos os seus jogos na portátil e em qualquer parte do mundo onde haja uma ligação internet, a realidade é que jogar na Vita não significa apenas jogar num ecrã menor.

A grande diferença entre o uso de uma Vita e um DualShock 4 é a diferente estrutura física dos produtos. Não só o DS4 é mais ergonómico, mas possui quatro gatilhos traseiros, algo que se reduz para dois na Vita, e que obriga a usar o ecrã táctil na sua traseira em substituição. Perde-se ainda o efeito de vibração e o som vindo do controlador, um acumular de situações que tornam a experiência do Remote Play algo diferente do jogo local.

Esse foi o dilema que se colocou a um Pai gamer que forçado a ceder a TV para a família, e que por isso usava regularmente o Remote Play para jogar na PS Vita.



Curiosamente foi por parte do seu filho que surgiu a sugestão: “Porque não ligas o DualShock para controlar a Vita?”

Vita-Hack2Apesar de tal não ser possível, a ideia era interessante, apenas teria de ser implementada de outra forma. E quem descobriu essa forma foi a sua filha que, usando uma série de elásticos, prendeu a PS Vita ao DS4, uma situação que depois o Pai melhorou usando um conjunto de cintas de velcro bastante mais eficazes.

A solução usada permitiu a criação de um sistema extremamente limitado na área da portabilidade, mas que eleva a experiência PS4 ao máximo. Basicamente permite usar a PS Vita como mero ecrã e o DualShock como controlador, não ligado à Vita, mas à Playstation 4.

Esta implementação conjunta, ao contrário do uso exclusivo da PS Vita não permite jogar em qualquer parte onde haja uma ligação à internet, e tudo porque a presença do DualShock limita a área de funcionamento ao seu alcance. No entanto esta limitação até acaba por ser benéfica para o conceito de maior experiência “PS4 portátil” do conjunto, uma vez que apenas com a ligação directa PS Vita/PS4 se pode usufruir de latências video baixas o suficiente para uma excelente qualidade de jogo. E ao garantir a proximidade suficiente do DS4 à PS4, garante-se também que a conexão Wi-Fi entre as duas consolas é directa, e a latência de imagem mínima.

O resultado é bastante interessante, e podem vê-lo de seguida. Não fora pelo facto de haver limite no seu raio de acção, o que vemos poderia ser efectivamente considerado uma Playstation 4 portátil.




Posts Relacionados