Modelação 3D em cristais de vidro, uma tecnologia em ascensão

A modelação de objectos 3D foi durante muito tempo uma operação 100% manual e que obrigava a artífices de grande arte e perícia. Mas a situação recentemente e com o avançar da tecnologia mudou tremendamente e as impressoras 3D são agora uma realidade que se torna inclusive acessível ao utilizador comum.

No entanto a tecnologia que vamos falar aqui não é tão barata. Trata-se de uma tecnologia baseada em sistemas laser que permite a gravação no interior de um pedaço de vidro de uma fotografia ou objecto tri-dimensional.

As imagens a modelar podem ser obtidas por modelação em qualquer software de desenho 3D, ou então, e como alternativa, particularmente interessante para a modelação rápida, especialmente de pessoas, obtidas através de uma máquina fotográfica especial que é capaz de fazer a leituras de profundidade dos objectos que se encontram à sua frente. Desta forma a obtenção de um modelo tri-dimensional de uma cara ou conjunto de caras de pessoas é tremendamente simplificada.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Naturalmente que um conjunto câmara 3D + impressora laser + software não é barata, mas nos últimos anos tornou-se acessível a empresas que pretendem fazer da venda desses moldes 3D gravados em vidro uma actividade. É o caso da FotoCristal que pode ser encontrada no centro comercial BragaParque e onde nos foi possível assistir à totalidade do processo de obtenção do modelo 3D da cara de duas pessoas, bem como ao procedimento de impressão do modelo no interior do vidro.

As fotos tri-dimensionais e obtidas com a câmara que podemos visualizar na foto de cima e que lê a profundidade atingida pela luz projectada durante a foto. As leituras são imediatamente enviadas para um computador onde passam por uma fase de tratamento manual para serem retirados eventuais pontos parasitas que possam ter sido captados.

A imagem é então re-escalada de acordo com a dimensão da peça de vidro onde se pretende imprimir e enviada para a impressora laser que, queimando cerca de 3200 pontos por segundo no interior do vidro, vai criando a o objecto 3D que futuramente poderemos visualizar.

Todo o processo desde a solicitação do trabalho até à entrega da peça final não deverá em média demorar mais de 10 a 12 minutos, sendo que 5 deles são usados no processo de impressão laser. O funcionamento do laser é bem visível no vídeo que se segue.

Podem ver nos vídeos que se seguem alguns exemplos de trabalhos criados por esta empresa e que são bastante impressionantes.

Para aqueles que se questionam o preço de criação de uma imagem do género estes começam nos 39 euros para impressão de um objecto/pessoa num cubo de vidro com 8*8*8 cm. Nada mau para um objecto personalizado e que impressiona visualmente.

 

Publicidade

Posts Relacionados