Jun 252012
 

A modelação 3D é um trabalho de várias horas e que requer habilidade e jeito. Apesar de qualquer poder modelar, a criação 3D e a qualidade do produto final variam de artista para artista, pelo que nesta área, tal como em todas as outras, há artistas melhores e artistas piores.

Mas no entanto essa situação poderá estar prestes a mudar, e tudo graças a uma tecnologia desenvolvida por uma equipa de investigação do  Tokyo Institute of Technology, e que desenvolveu um sistema que permite a rápida execução de objectos 3D, baseados em fotografia digital.

E nesta caso, para modelar objectos com aspecto foto realista, tudo o que é necessário fazer-se é segurar numa câmara digital e tirar fotografias.

A tecnologia já não é novidade, e é implementada desde já à algum tempo pela Autodesk no seu Photofly. Mas no entanto o processo de criação é ainda algo moroso, e as fotos terão de ser compiladas e enviadas para processamento remoto.

Aqui no entanto, a máquina fotográfica encontra-se equipada com um cartão de memória Eye-Fi (e não é erro de escrita), um sistema de cartão que para além da memória de armazenamento possui um emissor sem fios que envia directamente a foto para o PC que vai modelando o universo 3D de forma imediata e a cada foto recebida.

E o que distingue este sistema de todos os outros existentes é a velocidade com que as fotos são processadas, o que nos outros sistemas não permite que o fotografo vá tirando mais fotos à medida que são necessárias, tendo de esperar para ver o resultado com as fotos que já tem. Aqui, um portátil e uma câmara com o cartão Eye-Fi é tudo o que se precisa.

As movimentações relativas da câmara são obtidas comparando pontos chave entre a primeira foto e as restantes, o que permite ao sistema posicionar-se a 3D no universo real.

O video que temos para vos mostrar mostra o sistema ainda numa fase de desenvolvimento que está longe do final, pelo que apesar da qualidade e velocidade apresentada, poderemos vir a esperar ainda bastante mais. E esta é uma tecnologia impressionante na qual estamos bastante interessados.



Publicidade

Sorry, the comment form is closed at this time.