Mozilla planeia verdadeira revolução nos smartphones com telefones de baixo custo

A Mozzila planeia um ataque aos mercados emergentes com smartphones a apenas 25 dólares. Mas há igualmente planos para tablets e telefones meio de gama.

One-Touch

A Firefox apresentou em Barcelona os seus planos para 2014, e neles há situações verdadeiramente revolucionárias.

O ponto que mais se destaca é a criação de smartphones que serão vendidos a preços que começam nos 25 euros, e que serão totalmente baseados no HTML5. Com esta situação a Mozzila planeia abranger mercados onde as pessoas não conseguem pagar aparelhos mais caros, mas igualmente toma-los de assalto.

Para esse objectivo a Mozilla associou-se ao fabricante de semicondutores Chinês Spreadtrum e que criou um trio de chipsets baseados nos simples, mas poderosos e baratos ARM cortex A5.

Naturalmente um smartphone de 25 dólares é algo num patamar diferente dos telefones potentes que podemos encontrar com a Samsung e Apple, mas dado que o seu preço irá colocar smartphones numa gama de preços de mercado onde os smartphones nem sequer existem, estes telefones tem de ser vistos na perspectiva real. Eles serão uma evolução para quem possui telemóveis standard e será para esse público que eles serão destinados.



Mas não será apenas no campo do Hardware que a Mozilla irá entrar, pois a ZTE, Huawey e a Alcatel, licenciaram o OS e irão produzir igualmente smartphones para baixo e meio de gama.

Para ajudar a escolha do hardware meio de gama, a Mozilla produziu um modelo de referência para o meio de gama, com um processador 1.2 Ghz Dual-Core e ecrã de 4 polegadas com uma resolução de 854×480 screen. A RAM pode variar entre os 256 MB e 1 GB, ficando ao critério dos criadores.

E no meio de gama da Alcatel teremos nos extremos o One Touch Fire S com um processador quad-core a 1.2 Ghz e um ecrã de 4.5 polegadas com uma resolução de 940×540 (topo superior) e o One Touch Fire C com um processador dual-cores a 1,2 Ghz com ecrã de 3,5 polegadas e 480×320 de resolução. (topo inferior). Nada maus, especialmente se os preços forem igualmente interessantes.

No que toca ao mercado baixo de gama, os rumores indicam a oferta da ZTE como muito boa esperando-se algo como um processador dual-core a 1,2 Ghz e um ecrã de 3.5 polegadas 480×320.

A Huawei vai igualmente lançar um telefone chamado Ascend Y300.

Mas a Mozilla tambem vai atacar o mercado dos Tablets, e um tablet de referência também foi criado em dois modelos,  7 polegadas (Via) e 10 polegadas (Foxconn). A alcatel anunciou igualmente o seu One Touch Fire 7, com 7 polegadas e 960×540 com processador 1.2GHz dual core .

mozilla_tablet



Posts Relacionados