Não, não é uma pen drive. É um PC… completo! E funciona em qualquer porta HDMI.

Parece uma pen drive, tem o aspecto de uma pen drive, mas na realidade é um PC completo que pode ser ligado em qualquer ecrã com uma porta HDMI.

tiny-atom-pc

O que vemos na foto parece uma simples pen drive, mas na realidade é um PC com um processador Atom Bay Trail e pesa apenas cerca de 46 gramas.

O produto tem semelhanças como Chromecast da Google no sentido que funciona em qualquer ecrã com uma porta HDMI e é alimentado por uma porta microUSB e se conecta à internet por Wi-Fi. Mas aqui não temos apenas algo que reproduz video, temos um PC x86 completo.

O aparelho é fabricado pela the Shenzen Apec Electronics, e pode ser adquirido na AliExpress por cerca de 125 dólares já com portes. Este é o preço do aparelho, sem OS, mas depois a liberdade existe. Windows, Linux,Android, ou qualquer outro que suporte o processador.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

O aparelho possui um CPU quad-core Bay Trail (um Z3735F de 32-bits), tem 1GB de RAM, 16GB de armazenamento, wi-fi com suporte aos protocolos 802.11b/g/n e Bluetooth 4.0. Possui ainda slot de expansão micro SD.

Existe um modelo mais caro com um processador melhor, um Atom Z3735G de 64-bits, e que possui 2GB de RAM. No entanto o preço para esse modelo é ainda desconhecido. Da mesma forma deverão existir modelos com 32 GB de armazenamento, mas mais uma vez… não há ainda preço.

No fundo este equipamento é igual ao que equipa os tablets Windows de 65 dólares que apareceram na internet esta semana. E dado que esses produtos ainda acrescentam um ecrã tactil, uma bateria recarregável e o Windows, o que podemos ver é que estamos a pagar pela portabilidade. Mas isso é algo que já deveríamos saber! O pequeno paga-se!

Publicidade

Posts Relacionados