Não… o GPU Navi da AMD não terá forçosamente 2560 shader cores.

O Navi 12 foi apresentado para lançamento em 2019. Possuirá 40 Compute Units! Mas ao contrário do que tem vindo a ser anunciado, não terá forçosamente 2560 shader cores.

1 Compute Unit = 64 Shader Cores. E assim sendo, quando a AMD anunciou a Navi com 40 Compute Units, muitos sites multiplicaram o número por 40 et… Voilá… 2560 shader cores.

Esta realidade na relação entre a dimensão das compute units e os núcleos de shaders tem vindo a existir até hoje no CGN, mas o certo é que a Navi é um novo GPU e dessa forma, sem se saber que alterações possui, nada nos garante que a relação exista na arquitectura aportada pela Navi!

Apesar de ser o mais comum acreditar-se que a Navi possuirá como base o CGN, o conceito de 64 Compute Units constituírem uma Compute Unit não é algo garantido que se mantenha. A Navi seria sempre uma nova versão do GCN (a 6.0) e como tal poderá trazer novidades nesse campo.

Mas segundo o WCCFTech, a Navi não será um GCN, mas sim um sistema que fará a transição entre o GCN e o Arcturus. Segundo eles, será a base sobre a qual a arquitectura Arcturus se apoiará.



Apesar de não podermos confirmar isso, a estrutura Super Simd é um factor que poderá estar já incluído na Navi. E segundo a patente desta tecnologia, a mesma cria uma alteração enorme aos CUs que passam a ser constituídos por Full CUs e Small CUs, este últimos com 4 vezes mais capacidade a nível de ALUs que os primeiros.

Basicamente, a situação alteraria radicalmente o conceito de CU, acabando com a regra acima descrita.

Diga-se que poucas pessoas acreditam que o Navi 12 ao ser lançado com 40 CUs seja menos capaz do que a Vega 56 ou até a 64. Apesar de possível, não teria muito jeito uma nova arquitectura e um novo GPU que ficasse atrás do existente!E recorde-se que a promessa da AMD para os Navi são GPUs capazes de competir com as GTX 1080 da Nvidia.

Por estes motivos torna-se difícil acreditar que estes 40 CUs anunciados para a Navi, lançada em 2019, possuam menos capacidade que os 56 da Vega 56, o que leva a acreditar que as Compute Units que constituem o GPU possam ser diferentes ou até já Super Simd, e nesse sentido não cumpram com a regra dos 64 Shader Cores a constituir uma Compute Unit.

Claro que sobre isto não podemos afirmar que esta alteração existirá com toda a certeza. Mas a realidade é que a única afirmação segura neste momento é que a Navi 12 que a AMD lançará no mercado PC em 2019, possuirá 40 Compute Units. Quanto a Shader Cores… pelo desconhecimento actual do que será efectivamente a Navi, é uma incógnita!



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

Novo rumor da coretek aponta para uma Navi high end com 96 compute units.

Isto pelo menos já aponta que o limite de 64 já se foi.

Pode ser que finalmente chegue uma placa equivalente a R9 295 X2 NUM único chip.

bruno
Visitante
bruno

OFF-topic: Mario tenho um mini PC ACEPC AK1, no qual quero colocar um HDD de mais de 2TB. Consegues dizer-me se há algum problema nisto?