O Navi 12 foi apresentado para lançamento em 2019. Possuirá 40 Compute Units! Mas ao contrário do que tem vindo a ser anunciado, não terá forçosamente 2560 shader cores.
1 Compute Unit = 64 Shader Cores. E assim sendo, quando a AMD anunciou a Navi com 40 Compute Units, muitos sites multiplicaram o número por 40 et… Voilá… 2560 shader cores.
Esta realidade na relação entre a dimensão das compute units e os núcleos de shaders tem vindo a existir até hoje no CGN, mas o certo é que a Navi é um novo GPU e dessa forma, sem se saber que alterações possui, nada nos garante que a relação exista na arquitectura aportada pela Navi!
Apesar de ser o mais comum acreditar-se que a Navi possuirá como base o CGN, o conceito de 64 Compute Units constituírem uma Compute Unit não é algo garantido que se mantenha. A Navi seria sempre uma nova versão do GCN (a 6.0) e como tal poderá trazer novidades nesse campo.
Mas segundo o WCCFTech, a Navi não será um GCN, mas sim um sistema que fará a transição entre o GCN e o Arcturus. Segundo eles, será a base sobre a qual a arquitectura Arcturus se apoiará.
Apesar de não podermos confirmar isso, a estrutura Super Simd é um factor que poderá estar já incluído na Navi. E segundo a patente desta tecnologia, a mesma cria uma alteração enorme aos CUs que passam a ser constituídos por Full CUs e Small CUs, este últimos com 4 vezes mais capacidade a nível de ALUs que os primeiros.
Basicamente, a situação alteraria radicalmente o conceito de CU, acabando com a regra acima descrita.
Diga-se que poucas pessoas acreditam que o Navi 12 ao ser lançado com 40 CUs seja menos capaz do que a Vega 56 ou até a 64. Apesar de possível, não teria muito jeito uma nova arquitectura e um novo GPU que ficasse atrás do existente!E recorde-se que a promessa da AMD para os Navi são GPUs capazes de competir com as GTX 1080 da Nvidia.
Por estes motivos torna-se difícil acreditar que estes 40 CUs anunciados para a Navi, lançada em 2019, possuam menos capacidade que os 56 da Vega 56, o que leva a acreditar que as Compute Units que constituem o GPU possam ser diferentes ou até já Super Simd, e nesse sentido não cumpram com a regra dos 64 Shader Cores a constituir uma Compute Unit.
Claro que sobre isto não podemos afirmar que esta alteração existirá com toda a certeza. Mas a realidade é que a única afirmação segura neste momento é que a Navi 12 que a AMD lançará no mercado PC em 2019, possuirá 40 Compute Units. Quanto a Shader Cores… pelo desconhecimento actual do que será efectivamente a Navi, é uma incógnita!
Novo rumor da coretek aponta para uma Navi high end com 96 compute units.
Isto pelo menos já aponta que o limite de 64 já se foi.
Pode ser que finalmente chegue uma placa equivalente a R9 295 X2 NUM único chip.
Pois… eu escrevi este artigo exactamente porque há novidades e não podemos tomar como certo o que até hoje existiu.
OFF-topic: Mario tenho um mini PC ACEPC AK1, no qual quero colocar um HDD de mais de 2TB. Consegues dizer-me se há algum problema nisto?
Esse PC só suporta discos até 2 TB.
Reformulando a questão….
A PS3 tinha um disco de 250gb quando a comprei. Agora posso colocar lá um disco de 1Tb se me apetecer.
Eu sei o que o fabricante do PC diz, mas existe algum limite físico sobre a possibilidade de colocar um disco de maior capacidade sendo o disco de 2,5″?
Isto é, sabes me dizer se um computador genérico qualquer tem limite de memória de disco rígido máximo de devido ao CPU ou RAM ou afins?
https://support.microsoft.com/en-ca/help/2581408/windows-support-for-hard-disks-that-are-larger-than-2-tb
É simples! Se o PC usa BIOS não suporta mais de 2 TB, se já usa UEFI podes meter o tamanho que quiseres! Esse PC usa BIOS!
A Alternativa é um segundo disco externo ligado a uma porta USB (tambem limitado a 2 TB), criando uma segunda drive. Se usares uma porta USB 3.0 a diferença para um interno é imperceptível, e dado que ele tem 4 portas, o uso de uma não deverá ser um problema!
Há contudo formas de ultrapassar o limite da Bios, mas não os recomendo!
Não sabia disso. Obrigado pela ajuda.