Nasa vai gastar 100 milhões de dólares para capturar um asteróide

O orçamento de 2014 da Nasa prevê 100 milhões de dólares para encontrar e capturar um asteróide e traze-lo para a proximidade da terra onde possa ser estudado.

asteroide

O Presidente Obama mostrou interesse em colocar astronautas no espaço em 2025 a estudar um asteróide. No entanto o problema é que não há nenhum asteróide nas proximidades da terra. E é isso que a Nasa quer mudar, planeando capturar um e coloca-lo num local onde não seja problemático. O local escolhido foi o espaço cislunar, uma orbita lunar que corresponde ao segundo ponto Lagrangiano Terra-Lua. Esta ideia foi aprovada pelo Office of Science and Technology Policy da Casa Branca.

Um estudo realizado no Kentucky estima que serão necessário 2,65 mil milhões de dólares para trazer um asteróide de 500 toneladas usando propulsão eléctrica para um local onde possa ser capturado e inserido num saco de captura com 7 metros de diametro.

Uma vez colocado no ponto previsto os astronautas humanos teriam ao seu acesso um objecto para estudo científico.



O estudo realizado revela que o asteróide teria de possuía uma determinada densidade e velocidade que não colocasse riscos sobre o planeta, e vários asteróides foram já identificados como potenciais candidatos

Para além desses critérios o asteróide necessita ainda de obedecer a critérios de velocidade de rotação e de estar huma órbita heliocêntrica que o coloque nas vizinhanças da terra em 2020.

Os 100 milhões são assim apenas a primeira gota para a preparação do projecto, sendo que a tecnologia desenvolvida poderia vir a ser útil para um dia, em caso de necessidade, se poder fazer exactamente o contrário, isto é, afastar asteróides da terra.

Fonte: Aviation week