Nato esta a desenvolver um EMP concentrado capaz de parar veiculos suicidas

A NATO está a desenvolver um feixe EMP concentrado que será usada contra veículos usados por bombistas suicidas.

EMP-nato

Uma pesquisa financiada pela Nato está a decorrer na Noruega com o intuito de se criar um aparelho capaz de produzir um simples e económico feixe de impulsos electromagnéticos que seria capaz de parar qualquer veiculo à distância.

O objectivo principal é a paragem de veiculos usados por bombistas suicidas, bem como o desarmar de aparelhos electrónicos explosivos. Poderia igualmente ser usado para parar aviões e drones se necessário.

O feixe de impulsos electromagnéticos interfere com os circuitos electrónicos, desactivando-os o que permite assim desactivar qualquer motor ou aparelho eléctrico. Tal poderá ser de grande valor na luta contra o terrorismo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Vejam um exemplo do aparelho em uso:

Assim, da mesma forma, qualquer aparelho explosivo que dependa de detonação remota pode ser desactivado e só não é garantido o mesmo para os restantes pelo facto que estes podem usar detonação mecánica. No entanto, se o detonador for electrónico, ele pode ser desactivado com este aparelho.

Apesar de o feixe não cria qualquer tipo de dano nos seres humanos, o problema é garantir que o feixe é efectivamente concentrado para impedir efeitos secundários na electrónica circundante.

Os testes terminam em 2014, e só aí saberemos se o aparelho será adoptado ou não!

Publicidade

Posts Relacionados