Netflix recorre a sites piratas para decidir que programas comprar

Se a pirataria é o teu pior inimigo mas não a podes vencer, ao menos tira o máximo proveito dele que podes.

netflix

O serviço Netflix estreou-se na semana passada na Holanda, e espera, como em todos os países onde o serviço existe, conseguir amealhar muitos clientes.

Mas com um serviço novo há que adquirir os direitos para os filmes e programas mais populares na zona. E para saber o que adquirir o Netflix consultou cinco dos mais populares serviços de partilha de ficheiros para ver os gostos dos utilizadores. E tal foi admitido pelo vice presidente de aquisição de conteúdo da empresa, Kelly Merryman.

Ora se é certo que o Netflix é o competidor legal mais directo à pirataria, tambem é certo que a pirataria é o seu pior inimigo. Mas se não os podes vencer, então ao menos tira-se o máximo partido da realidade que existe.



Assim, as escolhas da Netflix basearam-se parcialmente nas preferências reveladas. Um exemplo é a popularidade local de Prison Break nos sites de pirataria que foi uma das séries escolhidas

Desta forma o Netflix até grade a estes serviços como refere Reed Hastins, CEO da Netflix que refere que possui consciência do grande número de pessoas que fazem downloads de conteúdo sem permissões. Mas refere igualmente que isso não é exclusivamente algo mau uma vez que tambem aumenta a procura pelo conteúdo que o Netflix oferece. E acrescenta ainda:

Certamente que há torrents a funcionar, e isso acontece em todo o mundo, mas isso apenas cria procura

Mas naturalmente que refere que esses utilizadores podem mudar para o Netflix, que acaba por ser bem melhor do que os torrents.

Eis aqui uma política interessante e adequada a realidade. Se não os pode vencer, então aproveita-se do que pode, e no entretanto tenta-se passar alguns dos que usam o “lado negro da força” para o lado bom. 🙂

Pena é que o Netflix não tenha conseguido os direitos para a série mais pirateada de todas, o “Guerra de tronos”. Mas a HBO não os vende por muito que o Netflix ofereça.

 



Posts Relacionados