Nexus 5 – Análise

N5-1Infelizmente para o consumidor, negócios verdadeiramente bons não é algo que se apresente todos os dias. Mas o Nexus 5 é efectivamente algo extraordinário nesse aspecto, ao oferecer um telefone com características de topo por um preço comparativamente a outros telefones dessa gama, bastante baixo.

Curiosamente este conceito surgiu com o Nexus 4 lançado a 13 de Novembro de 2012 e que custava cerca de 300 euros, e desafiava a ideia de que seria necessário pagar-se bastante por um telefone com especificações de topo.

Na altura este Nexus 4 já possuía um ecrã de 4,7 polegadas, , um ecrã IPS de 720p e uma câmara traseira de 8 Megapixels. E o seu sucesso foi tal que as unidades disponíveis no lançamento desapareceram em apenas 30 minutos.

N5-2

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Convêm não esquecer que a gama Nexus oferece não só um telefone de baixo custo com características de topo, mas igualmente livre de operadores e sem a necessidade de contratos dispendiosos, algo que por este e outros motivos tem vindo cada vez mais a agradar às pessoas.

Ora o Nexus 5 acaba por ser mais um seguidor desta filosofia.

Na parte frontal encontramos um ecrã de 4,95 polegadas Full HD (1080*1920) numa moldura revestida na parte traseira por um plástico de toque suave e com a palavra Nexus gravada. Este plástico apresenta uma rugosidade que se adequa simultaneamente ao toque agradável, mas igualmente à criação de um bom atrito que possa evitar escapadelas da mão ou deslizes de uma mesa.

N5-3

N5-4

N5-5O telefone vem de fábrica com o Android 4.4.2 e possui um processador Krait 400 Quad-Core a 2,3 Ghz, com uma placa gráfica Adreno 330, num chipset Qualcomm MSM8974 Snapdragon 800, que lhe permitem performances de topo.

Estas especificações fazem com que o telefone dispare nos nossos testes realizados com o Antutu, obtendo os melhores resultados que alguma vez vimos, batendo inclusive o Galaxy S4, o telefone mais rápido que já tínhamos tido acesso.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

N5-6

No que toca à câmara estamos perante um equipamento com 8 Megapixels com estabilizador óptico de imagem e HDR+, capaz de filmagens em Full Hd. A câmara frontal é de 1,3 MegaPixels.

A câmara foi um dos pontos mais criticados deste telefone na altura do seu lançamento, mas há que desmistificar essa imagem uma vez que as actualizações para o Android 4.4.1, e posteriormente o 4.4.2 corrigiram todas essas situações, eliminando todos os problemas que se apontavam à câmara deste telefone.

N5-8 N5-7

Conclusão:

Sinceramente sempre preferi o iOS ao Android, mas este Nexus 5 faz-me agora perceber que é possível encontrar no Android um telefone com qualidade ao nível de um iPhone, mas a preço inferior. E o seu preço torna-se extremamente apetecível.

Infelizmente para que o preço seja efectivamente interessante o mesmo não pode ser adquirido em Portugal. Por cá o telefone é vendido na versão 16 GB por 420 euros, um preço que rapidamente percebemos que é demasiadamente caro quando vemos que é possível arranjar o mesmo na Google Play Alemã, na sua versão de 32 Gigas, por apenas 399 euros. Uma diferença considerável.

É nossa opinião sincera que este telefone é uma excelente compra. Bonito, funcional, sem alterações ao conceito original do Android, e com excelentes performances, este é um telefone no qual há que se manter um olho.

N5-9Há contudo que colocar um defeito ao smartphone. O mau aproveitamento de espaço!

Efectivamente os tradicionais botões de menu, retroceder, etc, são colocados na parte inferior do ecrã, roubando espaço ao mesmo. No entanto há por baixo dessa zona um bom espaço de caixilharia por usar e que poderia conter versões físicas desses botões. Dessa forma era possível melhorar ainda mais um pouquinho aquilo que já é excelente.

Publicidade

Posts Relacionados