Ninguem pára os abusos da Microsoft com as atualizações do Windows 10?

As queixas de upgrades indesejados do Windows são aos milhares, mas a Microsoft não pretende parar e forçar a atualização a todos. Quer queiram, quer não queiram! E aparentemente nenhuma entidade se preocupa com isso!

Quanto a Microsoft vier dizer que o Windows 10 é um sucesso e está a correr em X milhões de máquinas, fiquem a saber que há que dar um grande desconto a essa situação. É que muitos dos utilizadores que ali estão contabilizados nunca quiseram o upgrade, e foram simplesmente forçados a ele, e dos restantes há igualmente uma grande parte que só o fez por ser gratuito.

Mas agora, com o término do prazo de oferta do Windows 10, o pressing da Microsoft em “oferecer” o windows aumentou!

Agora a última tática passa por enganar deliberadamente o utilizador!

Na sequência de um pop up indesejado relativo ao update, o utilizador recebe uma mensagem sobre aquilo que é indicado como um update recomendado; Nada no texto refere de forma clara que estamos perante uma indicação para instalação, mas a nível de botões só tem duas opções. O “Atualizar agora” que implica instalar o upgrade imediatamente, e o OK, que aparenta ser um botão de fecho perante a tomada de conhecimento da informação, mas que narealidade implica descarregar o Windows 10 que fica ali a ocupar espaço até o utilizador ceder e o instalar após pop ups futuros ainda mais agressivos.

Existe ainda algo perdido no meio do texto uma opção para mudar a data da atualização ou cancelar o agendamento da mesma, mas que poucos usam pois o botão OK, dado que a mensagem aparenta ser apenas informativa, parece inofensivo o suficiente para se carregar, o que não podia ser mais errado!

Mas até aqui… nada de extraordinário. É mais uma das táticas de pressing que a Microsoft já vem a usar à uns tempos e das quais já falamos.

A novidade e igualmente a parte pior surge com o pequeno X que fecha a janela. A Microsoft apercebeu-se que a maior parte dos utilizadores, receosos com as surpresas que esta janela pode trazer devido à falta de clareza colocada nos botões, pura e simplesmente não escolhiam nada e fechavam a mesma carregando no X (e tinham mesmo de o fazer pois após 15 minutos com este pop ups sem fazer nada tambem implica a instalação). E vai daí… e altera o comportamento do mesmo.

windows-10-upgrade


Agora o X implica aceitar o conteúdo da janela, preparando a máquina para se atualizar em 15 minutos. Há ainda a possibilidade de se cancelar ou parar a atualização indo às opções de agendamento, mas o certo é que o utilizador fica com um prazo de 15 minutos para saber como agir e poder cancelar a atualização, com a maior parte das pessoas a não saber onde se dirigir para ativar as funções em causa.

Mas para aqueles que foram forçados à atualização e tenham problemas com o cancelar por não saberem como agir e não querendo a mesma, a solução acaba por existir de forma simplificada. Quando a Microsoft apresentar os termos de utilização (EULA), devem pura e simplesmente rejeitar os mesmos.

Aqui o que choca já não é a prática e tentativa forçada de instalação, tantas vezes já referidas como existentes, é a alteração feita ao conceito do X para este constituir uma aceitação para o upgrade, o que desafia toda a lógica alguma vez colocada neste botão que sempre significou cancelar e fechar a janela. E usos indevidos colocados neste icone até hoje só existiam em programas desonestos e com intenções maléficas.

Com esta atitude a Microsoft cria uma quebra tremenda de confiança nos utilizadores. Como confiar numa empresa que altera  de forma consciente o significado universal e já com tantos anos de um botão, de forma a servir os seus interesses? Tudo isto recorrendo a pop ups, algo igualmente considerado como indesejável pelos utilizadores.

Pessoalmente até não desgosto do Windows 10, mas as táticas usadas pela Microsoft para o impingir são pura e simplesmente desonestas e até hoje limitadas a softwares com intenções maliciosas. E aqui a Microsoft mostra não ser melhor do que qualquer uma dessas entidades, ao fazer exatamente o mesmo, abrindo um precedente sem limites. E nem a alegação de que é para o bem do utilizador cola aqui, pois a decisão de instalar o Windows deve ser exclusiva do possuidor da máquina e a Microsoft não deve e nem pode ter nada a dizer sobre o assunto.

Vá-se porque perspectiva se vá, isto é engano, é burla, e é desonesto. E vem da Microsoft, uma empresa que está a causar polêmica devido à recolha de dados que o Windows 10 efetua, mas que pretende que se confie nela quando refere que não recolhe qualquer tipo de dados sensível ou confidencial, mas apenas telemetria para o bom funcionamento do windows.

Como acreditar numa empresa que nos mente e burla de forma tão descarada apenas para se auto convencer de que o Windows 10 é um sucesso?

Fonte: SiliconAngle

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (10)

  1. Como já disse outras vezes o meu simplesmente instalou sozinho nem janela nem termo de adesão…

  2. Essa é a merda da falta de concorrencia que tanto falamos, a Microsoft vai queimar seu Windows, e olha que esse Windows 10 não é ruim, mas isso que a empresa está fazendo é um crime contra o consumidor, boicote ao Windows 10 JÁ

  3. Ainda bem que tenho o Windows Vista, e estava eu ”chateado” por não ter direito ao upgrade gratuito, do que eu me livrei…

  4. Não sei por que reclamam de atualizar o sistema.
    Tudo que a microsoft faz reclamam.
    Dúvido se fosse a apple se veria tal reclamação, nem de seus preços abusivos reclamam.

    Windows 10 é o melhor sistema já lançado pela microsoft

    • Talvez por vários motivos caro amigo.
      O computador é nosso. A opção de atualizar é nossa. A decisão do que lá entra é nossa. O que lá se passa deve ser controlado por nós.
      Se isto não lhe chega, o facto de a Microsoft não respeitar o que é nosso, conto-lhe dois casos.
      No meu caso pessoal, deixei de puder usar uma webcam, um scanner e um placa de TV. Tudo porque não há suporte windows 10. Mas no meu caso não me queixo, pois a atualização foi opção minha.
      Agora no caso de um amigo meu que é sócio numa gráfica, o caso foi pior. Quase 100 mil euros em investimento deixaram de funcionar devido a uma atualização que ele não queria e nunca autorizou, pois as impressoras não possuem ainda suporte para o OS.
      Só que no caso dele ele sabia e não atualizou. Negou todas as atualizações mas o Windows instalou-se sozinho. A Microsoft nesse sentido fez-lhe o favor de lhe parar a gráfica, dando-lhe imenso prejuizo, por um pouco mais de um dia, obrigando-o a formatar as máquinas para voltar ao 7. E
      Para além do mais, sabia que um windows 10 obtido por upgrade fica preso à máquina? Se um dia trocar de computador tem de comprar um novo windows!

  5. È o terceiro artigo sobre esse tema realmente deve incomodar o Mario.
    Eu nunca escutei nenhum amigo reclamar do Windows instalar sozinho, pelo contrario gostaram de poder instalar de graça, alguns não gostaram do Windows 10, e ficaram no 7, mas ai é outra coisa.

    No meu ponto de vista as pessoas reclamam demais, tenho certeza mais que absoluta quando começar a cobrar pelo Windows 10, vão reclamar, porque não baixou e agora tem que pagar.

    Agora se está forçando instalar de graça realmente é um erro, deixa as pessoas no seu Windows xp, vista, quando a mesma achar que é necessário trocar vai lá e compra o 10, só não reclama depois, ou pega pirata né, afinal quem compra Windows original no Brasil.

    Fazendo coisas certas ou não a empresa é terceira maior do mundo.
    http://www.forbes.com.br/listas/2016/05/16-marcas-de-tecnologia-mais-valiosas-de-2016/

  6. Parece que esta funcionando.

    Windows 10 Becomes Number One in the US for One Day, Windows 7 Declines

    http://news.softpedia.com/news/windows-10-becomes-number-one-in-the-us-for-one-day-windows-7-declines-504685.shtml

    Eu particularmente estou gostando muito, senti uma notável melhora de estabilidade ao migrar do 7 para o 10 claro que depois do upgrade eu fiz uma instalação limpa e gostei de não ter que digitar mais nenhum serial durante a instalação agora ativa automaticamente pela net. bom sobre o artigo aqui no brasil costumamos dizer que cavalo dado não se olha os dentes. hehehe

    • Dado? O windows ou é pirata ou é pago! Não existe algo como Windows dado, e ele está sempre incluído no preço!
      Eu pessoalmente gosto do Windows 10. Como OS não tenho nada a apontar-lhe. Mas não posso concordar com determinadas políticas!
      Enganar aqueles que não querem atualizar é algo desonesto. Ninguem de boa fé pode aceitar essas políticas! Mas a Microsoft não quer aceitar a realidade!
      A quota do Windows 10 subiu nos últimos tempos, em parte devido a estas políticas e à aproximação da data de término da oferta gratuita. E mesmo assim o Windows 10 ainda só tem 15,34% do mercado, com o Windows 7 com 47,82% o 8+8.1 com 13,04% e o XP com 10.63% (dados de abril).
      https://www.netmarketshare.com/operating-system-market-share.aspx?qprid=10&qpcustomd=0
      A maior parte das pessoas não quer o Windows 10, e dada a quota de Windows 7 que não o quer… há que o enfiar pela goela!
      Há milhões de queixas de pessoas que se sente burladas pelo que se passou. Atualizações que aconteceram sem autorização, atualizações que acontecem porque os botões não fazem o que deviam, etc.
      Há largos milhares de casos onde as atualizações trouxeram prejuizos monetários, alguns de grande valor, aos utilizadores. E estes nunca deram autorização para a instalação!
      Isto é enfiar o windows pela garganta dos utilizadores para se poder ter margem de atuação no futuro! Se eu soubesse que a coisa iria ser assim, nunca tinha atualizado, por muito bom que o Windows 10 fosse. Eu não pactuo com atos que considero desonestos, mesmo que isso seja bom para mim.
      Mas isso é uma questão de moralidade e educação. De defender os meus interesses! Algo que a maior parte das pessoas na sociedade atual não fazem pois não sabem pensar por si, e se o facebook ou as redes sociais não dizem…

      • Concordo plenamente,me lembro de uma vez em um hipermercado de minha cidade onde estava com minha esposa e minha filha pequena e estava a olhar filmes e um garoto de 6 a 7 anos olhou um filme e mostrou para o seu avô.E a minha surpresa foi ouvir do senhor que por aquele preço ele compraria 4 cópias piratas em uma loja.Aquilo foi para mim uma surpresa pois o avô daquele menino o estava enssinando que tomar vantagem de algo indevido era legal.Um triste fato de uma sociedade corrompida e as vezes nós criticamos muitos atos de empresas e na realidade a maioria de nós não somos diferentes em nossos atos.Eu faço a minha parte,mas como voce mesmo disse também passei meu W8 para o 10 e se soubesse que seria assim não teria realizado a atualização pois este tipo de atitude é um desrepeito aos nossos direitos e ISSO NÃO É LEGAL MICROSOFT.

        • O problema não é o senhor aproveitar a pirataria. Aí eu considero que compete às entidades fiscalizadoras verificar isso e punir quem é apanhado.
          Agora condeno que se fale da coisa em público, e pior que se tome a coisa como uma normalidade. Dê lá por onde der isso é crime, e esse senhor fala disso como se fosse uma coisa normal, e pior como algo que se comete impunemente e até se recomenda.

Os comentarios estao fechados.