Nintendo NX não terá chips AMD, e potência será próxima da XBox one!

Os rumores da NX que apareceram até ao momento nunca nos mereceram credibilidade,  mas eis os últimos!

Nintendo-NX

Os rumores existentes sobre a NX sempre apontaram para uma consola com uma performance ao nível da Xbox One. No entanto os rumores mais recentes, os quais colocamos com uma pitada de sal, davam a entender que a NX seria bem mais potente do que isso, arrasando com as performances da PS4 e Xbox One.

Ora estes rumores não eram muito credíveis, especialmente quando o referido era que a consola correria jogos de ambas as consolas, e que… imagine-se… usava o GNMX, o API proprietário da Sony e pertença da PS4!

Mesmo uma consola mais potente teria sérios problemas em emular em tempo real hardware e características de software que estão guardados sob NDA, mas a referência ao GNMX foi a cereja no topo do bolo da descredibilidade. Nunca, mas mesmo nunca, a Sony deixaria a Nintendo ter acesso a esse API!



No entanto, dado que esses rumores surgiram com um timming que coincidiu com o anuncio da AMD que teria 3 novos contratos para consolas, a ideia de que um deles seria da Nintendo parecia dar credibilidade ao rumor.

Mas eis que novo dados surgem e que revelam uma realidade bem mais parecida com a que sempre correu. A NX será tão ou menos potente que a Xbox One, e ao que tudo indica não será equipada com um hardware x86, mas sim com um chip Tegra da Nvidia.

A situação é algo coerente face à existência de uma consola portátil. Os chips Nvidia podem ter uma performance no equipamento móvel e uma outra superior num fixo. Mas tal garantiria a compatibilidade entre todos os equipamentos de forma perfeita uma vez que se trata do mesmo hardware e arquitectura.

A situação implica porém uma entrada da Nvidia no campo das consolas, algo que a empresa sempre mostrou não ser do seu interesse. Mas ao que vemos, as vantagens que a AMD tem vindo a ter a nível de suporte do seu hardware não passaram despercebidas à Nvidia que terá mudado assim de ideias.

Diga-se no entanto que o X1, baseado na arquitectura Maxwell apresenta 1 Tflops de performance mas com precisão simples (metade com precisão dupla), ao passo que a Xbox One apresenta 1,31 Tflops de precisão dupla. Isso quer dizer que ou o chip da Nvidia será baseado na arquitectura Pascal e ainda desconhecido. Mas em qualquer dos casos, igualar a Xbox One com este chip portátil, apesar de não ser impossível, parece um passo de gigante face ao X1!



Posts Relacionados