Nintendo NX não terá chips AMD, e potência será próxima da XBox one!

Os rumores da NX que apareceram até ao momento nunca nos mereceram credibilidade,  mas eis os últimos!

Nintendo-NX

Os rumores existentes sobre a NX sempre apontaram para uma consola com uma performance ao nível da Xbox One. No entanto os rumores mais recentes, os quais colocamos com uma pitada de sal, davam a entender que a NX seria bem mais potente do que isso, arrasando com as performances da PS4 e Xbox One.

Ora estes rumores não eram muito credíveis, especialmente quando o referido era que a consola correria jogos de ambas as consolas, e que… imagine-se… usava o GNMX, o API proprietário da Sony e pertença da PS4!

Mesmo uma consola mais potente teria sérios problemas em emular em tempo real hardware e características de software que estão guardados sob NDA, mas a referência ao GNMX foi a cereja no topo do bolo da descredibilidade. Nunca, mas mesmo nunca, a Sony deixaria a Nintendo ter acesso a esse API!

No entanto, dado que esses rumores surgiram com um timming que coincidiu com o anuncio da AMD que teria 3 novos contratos para consolas, a ideia de que um deles seria da Nintendo parecia dar credibilidade ao rumor.

Mas eis que novo dados surgem e que revelam uma realidade bem mais parecida com a que sempre correu. A NX será tão ou menos potente que a Xbox One, e ao que tudo indica não será equipada com um hardware x86, mas sim com um chip Tegra da Nvidia.

A situação é algo coerente face à existência de uma consola portátil. Os chips Nvidia podem ter uma performance no equipamento móvel e uma outra superior num fixo. Mas tal garantiria a compatibilidade entre todos os equipamentos de forma perfeita uma vez que se trata do mesmo hardware e arquitectura.

A situação implica porém uma entrada da Nvidia no campo das consolas, algo que a empresa sempre mostrou não ser do seu interesse. Mas ao que vemos, as vantagens que a AMD tem vindo a ter a nível de suporte do seu hardware não passaram despercebidas à Nvidia que terá mudado assim de ideias.

Diga-se no entanto que o X1, baseado na arquitectura Maxwell apresenta 1 Tflops de performance mas com precisão simples (metade com precisão dupla), ao passo que a Xbox One apresenta 1,31 Tflops de precisão dupla. Isso quer dizer que ou o chip da Nvidia será baseado na arquitectura Pascal e ainda desconhecido. Mas em qualquer dos casos, igualar a Xbox One com este chip portátil, apesar de não ser impossível, parece um passo de gigante face ao X1!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (12)

  1. Mário, ou entendi errado ou na eurogamer estava a dizer que o chip do console de mesa é desconhecido, porém a Nintendo teria um novo portátil com o chip tegra da Nvidia,pois a Nvidia mesmo com algum prejuízo, teria interesse em entrar no mercado de jogos dedicados para tomar terreno da AMD, mas como disse, posso ter confundido tudo!rsrs

  2. Offtopic-Mario está circulando um rumor que acho ser o mais sensanto sobre as possíveis atualização do consoles, tanto da Sony quanto Microsoft, o rumor diz que a AMD deu essa escolha que vai sair mais barato atualizar as consoles para suas novas arquitetura do que criar uma linha persolizada para os consoles devido a mudança para os 14nm, o que vai “obrigar” essa atualização.

    • Eu li isso. Segundo o rumor a culpa da Neo e de uma Xbox One melhorada é da AMD. A empresa quer mudar tudo para 14 nm, pelo que caso as novas consolas continuem a ser fabricadas, Sony e Microsoft terão de pagar para que a AMD mantenha uma fábrica dedicada. Dado os custos, a Sony cedeu, e apesar de não se saber nada da Microsoft, a ser verdade o rumor, o coerente é acreditar aue ela cedeu tambem.

      • Então isso vamos saber depois pois se o rumor for real a ps4 atual só vai durar enquanto tiver estoques, e quando acabar a neo vai substituir, no preço inclusive, aí sim veremos se tal rumor e real.

    • Mesmo que a AMD queira mudar toda a produção para 14NM, isso não significa criar consoles mais poderosos, podem apenas lançar os mesmos chips com menor tamanho e consumo de energia, geralmente essas versoes são chamadas de Slim.
      A proposito, o Xbox 360 quando lancado tinha CPU e GPU em silicios separados. Com o avanço da arquitetura, a versão slim tinha tudo no mesmo Silício e em menor tamanho mas eram os mesmos CPU e GPU e com mesmo desempenho.
      Esquece essa historia de que é culpa da AMD, Sony e Microsoft vão lançar consoles mais poderosos por que eles querem.
      Se esse rumor for verdadeiro, ele nada tem a ver com PS4 Neo e Xbox Next, o máximo que ocorrera é que as versões classicas dos consoles atuais serão substituídas por modelos Slim, afinal, nenhuma das duas empresas perderá a oportunidade de vender um console de 199,00 dolares e outro mais novo de 450,00 para os entusiastas.
      Alias, até acho que o motivo da microsoft ter feito retrocompatibilidade e encerrado a produção do 360 é para abrir espaço para o novo console.

      • Achas que sim? Não lês o Beyond 3D?
        O Jaguar não vai descer para 14 nm, a AMD já o disse pois a arquitectura foi descontinuada e só está a ser usada nas consolas. E a arquitectura GCN vai ser descontinuada tambem.
        Eu próprio disse no forum que duvidava que o processador da Neo se mantivesse o mesmo, e alguem referiu que ele desceria para 14 nm, tal como tu, o que foi logo contrariado.
        Surgiu a alternativa vinda do Sebbbi dos Puma, mas eu referi-lhe que os Puma não suportam HSA.
        Houve alguem que me corrigiu, alegando que as últimas versões já suportam, mas depois pesquisei mais e não consegui comprovar que efectivamente os Puma suportem HSA, o que foi corroborado por outros no forum. A documentação da AMD não é clara nesse aspecto!
        Desde essa altura que se fala que o CPU poderá quando muito ser um PUMA alterado, mas não os Puma normais e muito menos o Jaguar.
        Juntando A mais B, vemos que criar chips iguais aos anteriores não vai ser possível! E o rumor faz sentido. A AMD quer conter custos e apostar tudo nos 14 nm e na Polaris, e a alternativa é as marcas suportarem os custos das atuais produções, ou então, mantendo os mesmos receberem novo hardware, mais potente, da AMD.
        Naturalmente a Sony já passou por isto com a PS3. A Nvidia pedia os olhos da cara para continuar a manter uma fábrica a produzir a RSX.
        Isso está a ser dito lá faz muito tempo, nas discussões da Neo, e o rumor vem consubstanciar a situação.
        A Neo é basicamente imposta, e só falta saber se a Microsoft tambem foi obrigada a alinhar nisto, ou se os milhões que pagou à AMD (e que não há conhecimento que a Sony tambem tenha pago) para produzir o APU da One já cobriam estas situações. Mas se o fizeram, mesmo assim duvido que a Microsoft fique para trás.
        A ser verdade tudo isto, o modelo antigo vai pura e simplesmente desaparecer, mas a AMD no meio de tudo isto não vai fazer muitos amigos.

        • e como eu disse se for verdade o rumor o ps4neo não vai ser uma versão mais cara e sim uma substituta. pois não sera possível manter a ps4 normal.

        • Continua não fazendo sentido, só pelo fato de que está dando lucro à AMD que é uma empresa que falta pouco para a falência ainda mais agora que a Nvidia voltou à briga. Mesmo que a Polaris seja otima, não consigo imaginar alguem nao comprando uma Nvidia Pascal.
          Mas eu aposto mais em não existir versões Slim desses consoles e a AMD manter a produção das APUs atuais da forma que são do que ela querer forçar essa briga ai, e mesmo que ela force, eles poderiam recriar o desempenho teórico dos consoles atuais com versões bem reduzidas da arquitetura nova.
          O que eu nao aceito, e quererem colocar a responsabilidade na conta da pobre AMD que não tem o que escolher e ainda não faliu por causa dos negócios com consoles, ou por acaso agora eles estão em posição de pressionar a Sony?

          • A Pascal, apesar de melhorias, continua com os mesmos problemas com a computação assíncrona e DX12.
            A computação assíncrona é lenta e pouco eficaz e a placa é mais lenta em DX 12 do que em DX 11. Queria ver se conseguia escrever sobre isso. Se as performances das mulheres Polaris forem o que prometem ser, a AMD tem aqui uma hipótese de virar a mesa.
            Depois o que acontece é que, pelo menos para a Sony, a placa produzida é uma ligeira variante da R9-270.
            Mas vamos lá a ver. Não seria possível manter-se uma performance próxima?
            A resposta é… não!
            A mudança de arquitectura leva a mudanças na performance. Uma placa exactamente igual às atuais seria mais rápida que a atual devido à melhoria de eficiência da Polaris.
            Isso quer dizer que uma consola igual não seria possível manter-se de forma alguma.
            Agora que a Sony possa ter também alguma responsabilidade na escolha do novo hardware. Acredito. Mesmo com as diferenças podia-se se calhar ter mantido especificações mais próximas. Até aceito isso!
            A questão depois passa por saber qual o custo exacto disso. Isso implicaria uma produção específica que se calhar traria iguais custos a esta escolha.
            Na perspectiva de cliente, a escolha é má, mas se calhar na empresarial foi boa.
            A questão é que para nós a empresarial acaba por ser irrelevante. E a Neo não nos traz nada de bom.
            Eventualmente a Microsoft terá conseguido fugir a esta situação dado o pagamento inicial. Falta saber se isso se confirma, a também se, a confirmar, a empresa dica quieta!

          • Eu acho que a Polaris precisará de um custo benefício muito melhor que a Pascal que a meu modo ver tem preço surpreendente para o que entrega. Mesmo que a computação assincrona ainda seja por emulação, eles continuam compensando em força bruta e tem uma área em que Nvidia sempre foi melhor, os Drivers. Acho que os recursos mais escassos da empresa nao permitem que a equipe de software seja tao eficiente quanto a equipe de pesquisa em Hardware e isso é uma coisa que cansa clientes. Esperar por atualizações de drivers para jogos directx 12 que deveriam rodar melhor nas AMD está quase que constante e cria propaganda negativa. É claro que em uma suposta realidade em que a polaris é uns 25% mais barata que a pascal com mesmas performances, vale a pena mas eu não acho que o mercado como um todo verá assim, e o resultado acaba sendo o famoso Gameworks.
            Eu não acho que seria tão dificil reproduzir performances semelhantes do PS4 em uma nova arquitetura desde que isso já estivesse previsto anteriormente. Certamente não é possivel 100%, mas se as melhorias fossem apenas pontuais, era mais aceitável por que em um hipotético mercado onde o PS4Neo nao vem para conviver junto mas sim substituir o PS4 e num periodo tão curto, toda a noção da coisa é alterada e eu não consigo nem imaginar o desgosto de quem já comprou o console em ter um produto descontinuado, e se a Microsoft fizer o mesmo, vai se enterrar de vez nesse mercado.
            Por isso eu não apostaria em um suicidio dos dois dessa forma.
            A unica coisa que eu tenho certeza é que a Microsoft não está satisfeita com a posição que está e se o que ela fizer for apenas imitar a sony, tudo continua do mesmo jeito.
            Eles devem saber que para recuperar mercado terão que tomar atitudes que estampem as primeiras páginas de noticias com coisas que agradem clientes e não com declarações de insiders de que o console será 50% mais fraco que o Playstation.
            Então minhas apostas seriam em manterem a fabricação do Xbox One mesmo que tenham que bancar a produção e trazer o proximo console com hardware melhor que a concorrencia, e pra isso provavelmente terão que vender com prejuizos.
            Essa é a unica forma de mexer com o mercado, caso contrario, um novo xbox sera irrelevante para quem escolheu o PS4 por causa das melhores especificações e preço.

          • E já pensaste no porquê desse preço?
            Ele é completamente atípico da NVIDIA!
            Se a empresa tem ali uma vencedora, porquê o preço?

          • Pelo que tenho lido, todas as placas da arquitetura de 14nm e 16nm como no caso das Nvidia, são mais baratas de produzir, consomem menos energia e geram menos calor. Acho que é por isso que a AMD vai parar de fabricar oa chips antigos pois eles vão se tornar uma pessima compra de forma nunca antes vista e a Nvidia deve fazer o mesmo logo.
            Tenho cerza que surgirão as GPUs de 799 dolares logo, mas elas devem ter potências estelares já que uma simples GTX1070 alcança 6,5tflops e ela é só uma placa para substituir a GTX970 de 3,5Tflops. A substituta da GTX980 bate a GTX Titan. Consegue imaginar o que a Nvidia está preparando pra substituir a Titan?
            É por isso também que os rumores de um console nessa casa dos 6-7tflops nao parece absurdo com chips de 14nm, desde que se considere que a empresa estaria disposta a vender com um pouco de prejuízo para não fugir da casa dos 400-450 dolares.

Os comentarios estao fechados.