Nintendo NX – Nova consola… ou algo mais? E já há dados aparentemente fiáveis sobre ela!

Os rumores sobre a NX continuam. E no meio de tanta coisa que tem vindo a ser dita, algo parece estar a transparecer ao fundo do túnel.

Reparem bem na imagem que ilustra este artigo e que foi divulgado pela Nintendo quando falou pela primeira vez da NX.

Ali o que é referido é:

Conjuntamente desenvolve e opera um novo serviço para membros que abrange smart devices e sistemas de video jogos dedicados.

Mas o que é a NX? Bem, de acordo com a imagem a NX é muito mais do que apenas uma nova consola. Olhando para a imagem vemos ali um espaço para o Hardware NX, mas igualmente tablets, a 3DS, a WiiU , SmartPhones e mesmo um PC.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Ou seja, a ideia que passa desde o primeiro dia é que a NX é um serviço pago que abrange uma multitude de hardware, para além de um hardware específico.

Mais recentemente surgiu um rumor, baseado numa patente da Nintendo, que dava a entender que a NX poderia ir buscar potência a outros sistemas.

Nessa notícia vemos o esquema da patente 20150343306 da Nintendo onde temos um sistema complementar de processamento ligado a uma consola de video jogos (apenas como exemplo).

Nessa notícia interpretou-se a coisa como uma consola capaz de funcionar num cluster computacional caseiro, mas na realidade poderá haver algo mais. A NX poderá ser, ou não, um sistema completo na forma de uma nova consola, mas igualmente igualmente ser um aparelho suplementar que funciona ligado a outros sistemas já existentes e que transformam o mesmo em parte integrante do ecosistema NX . Em qualquer dos casos, a consola que suporte a NX terá de ser ligada a um aparelho da Nintendo que seria futuramente vendido.

No fundo tudo eram especulações, mas eis um tweet vindo de um jornalista do Wall Street Journal que refere o seguinte.

Resumidamente,este Tweet dá credibilidade ao rumor que refere que o ecossistema da NX funcionará com Smartphones, PCs e mesmo consolas rivais como a PS4. Tal e qual como a imagem de cima deixa transparecer (apesar de ali não serem representadas as consolas rivais, mas apenas a WiiU.

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

Este tweet foi acompanhado de um artigo sobre a Nintendo que mostramos de seguida:

NX_Rumour

A ser tudo verdade a Nintendo apostaria aqui em algo radicalmente diferente do existente . Não entraria num mercado já existente como concorrente, mas aproveitaria esse mercado para criar algo paralelo que a beneficiaria a si. Uma aposta bem interessante, que obrigaria a um investimento em hardware bem menor, e a um risco de insucesso igualmente reduzido.

Será que a NX será vendida como periférico para poder ser usada em outras consolas? Ou apenas a imaginação deste senhor a ser levada no sentido que como mostramos, os dados que referimos acima nos apontam? Se calhar ir mais por aí ;).

Mas o que já sabemos de aparentemente concreto sobre a NX?

Liam Robertson é um contribuidor da Nintendo Life, e deu a conhecer um inquérito Online que está a decorrer e que refere dados sobre a Nintendo NX. E apesar de poderem ser incorrectos ou falsos, o inquérito é da GFK,uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, criada em 1934, com sede em Nuremberga. É a maior empresa do ramo na Alemanha, e a quinta em termos mundiais.

O que ali é revelado dá a conhecer a existência de duas versões da NX, uma portátil e uma de mesa, bem como o que se esperar destas consolas a nível de performances.

Nintendo-NX

Pela lista vemos que existirão duas consolas, uma portátil e uma de mesa. E se a potência da consola é impressionante para uma portátil, para uma consola de mesa, a NX fica atrás da Xbox One a da PS4 ao oferecer jogos a 900p 60 fps.

Ali refere-se igualmente a existência de um sensor o que dá a entender compatibilidade com algum tipo de controlo ao estilo Wiimote.

A consola será já compativel com o sistema de Streaming a 4k 60 fps que as atuais versões da PS4 e Xbox One não suportam.

 

Publicidade

Posts Relacionados