Nintendo NX – Será esta consola a nova Nvidia Shield?

shield grid

Não se pode deixar de constatar a curiosidade de a Nvidia estar indiciada como sendo quem irá fornecer o seu novo chip móvel para a Nintendo NX, e ao mesmo tempo anunciar que não irá lançar uma nova consola Shield.

A probabilidade de a Nvidia e a Nintendo se terem aliado para uma nova consola está cada vez mais dada como possível.

A realidade é que tanto Nvidia como a Nintendo estão atualmente com problemas com o seu negócio de consolas. Apesar de financeiramente nenhuma das empresas estar mal, os seus últimos produtos no mercado das consolas não conseguiram ser um sucesso.

Mas no entanto ambas as marcas possuem nome no mercado e estão associadas a qualidade. A Nintendo no que toca ao software e a Nvidia no que toca ao hardware, motivo pelo qual o fornecimento do hardware da NX pela Nvidia é um negócio que beneficia ambas.

A Nintendo quer recapturar o mercado casual que perdeu com a WiiU, mas que se tornou gigante com a Wii. E aqui o nome da consola talvez possa ser usado como culpado na situação. É que ao contrário do que muita gente pensa, neste mercado tudo é importante, e uma situação como uma apresentação mal feita no tempo, um mau uso de palavras numa apresentação, ou mesmo um mau nome a uma consola podem criar confusão no público e prejudicar as vendas. E o nome WiiU dava a entender que a consola não era muito mais do que uma Wii!

Seja como for a Wii e WiiU eram destinadas ao mercado casual uma vez que sua performance impedia-a de capturar o mercado mais hardcore, e as duas coisas em conjunto ditaram que a WiiU fosse um insucesso de vendas.


No entanto no que toca às consolas portáteis a Nintendo não tem tido problemas. Até porque basicamente, desde que a Sony cortou o suporte à Vita, a Nintendo não tem competição nesse campo. E daí que a empresa tenha ponderado com a NX a junção dos dois mercados. Uma consola portátil, mas potente o suficiente para poder ser ligada a uma TV.

E eis que surge a NX, supostamente equipada com um hardware Nvidia.

Ora curiosamente não terá sido coincidência que a Nvidia tenha anunciado que a sucessora da sua consola / Tablet Shield deixou de estar em desenvolvimento. A confirmar-se a ligação entre as duas empresas, os motivos são claros! A Nvidia aposta tudo na NX para impor o seu SOC, não necessitando assim de criar o seu próprio produto.

Para a Nvidia tal significa a relevância no mercado das consolas que tem vindo a procurar sozinha sem sucesso, e em parceria com um dos maiores nomes do Gaming, a Nintendo, que por sua vez beneficia das elevadas capacidades e tecnologias do hardware Nvidia para a sua consola.

É um negócio onde os normais benefícios na relação comprador cliente se excedem para ambos os lados. E a constatar-se que efetivamente a NX usará um chip Nvidia está explicada a posição desta empresa em abandonar a sua Shield.

E caso a Nvidia traga para a Nintendo a sua Cloud Grid, capaz de serviços de Cloud Gaming, a Nintendo terá uma arma adicional. E com um sistema operativo Android suportado com o Vulkan, a plataforma torna-se extremamente interessante!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (3)

  1. Não vejo a hora do anúncio oficial do Nx!

    • Eu também,tenho a certeza que a Big N vai nos trazer grandes surpresas(boas ao meu ver)Força Nintendo.

  2. LOL… E depois andava a dizer que não precisava das consolas para nada. Claro…

Os comentarios estao fechados.