Nintendo poderá ter de pagar largos milhões à Philips por violação de patentes.

Se a WiiU vende mal e a 3DS tem margens reduzidas, a Wii foi um sucesso que deverá ter enchidos os cofres da Nintendo. Mas a empresa perdeu agora um processo de patentes contra a Philips… e poderá ter de pagar forte e feio.

royalties

A Nintendo perdeu um processo em tribunal contra a Philips que a acusava de violação de 2 patentes relacionadas com os controladores de movimento da Wii e Wiiu (mais conhecidos por Wiimotes).

Apesar de não se saber exactamente quais os princípios cobertos pela patente, no processo a Philips, entre outras coisas, pedia ao tribunal:

 – Que declarasse que o réu infringiu as patentes 379 e 231;
– Que declarasse que o réu infringiu as patentes 379 e 231 de forma deliberada e por livre vontade;
– Que fosse dada compensação à Philips por todos os dados causados pela violação das patentes 379 e 231;
– Que os danos causados à Philips sejam pagos em triplicado face ao valor base;
– Que a Philips recebesse com juros os danos, incluindo todas as custas e despesas com o processo;
– Que os advogados da Philips sejam pagos pelo réu;
– Que sejam pagas todas as compensações que o tribunal possa vir a achar justas para além das anteriores

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Pois bem, a Nintendo perdeu. E com 101 milhões de consolas vendidas certamente vai ter de despender uma boa maquia.

O problema é que a Nintendo deveria ter consciência do facto e certamente terá de pagar em triplicado. As patentes da Philips que a Nintendo é acusada de violar são vendidas e pagas por todas as restantes consolas, e mesmo set-top boxes. E em 2011 a Philips abordou a Nintendo para chegarem a acordo, algo que a Nintendo recusou.

Agora este caso que decorria no Reino Unido foi chegou ao fim com a Nintendo a ser condenada, mas a Philips possui ainda mais mais três processo contra a Nintendo, com um deles a ser nos EUA.

Estes casos ainda não estão todos decididos, e ainda há possibilidade de recurso, mas caso a Nintendo perca, o que é bem provável… vai ter de largar aqui uns valentes milhões. E havendo já uma decisão favorável a mesa está já desequilibrada com a bola do lado da Philips.

Publicidade

Posts Relacionados