Nintendo revela a sua nova plataforma de jogos e a existência de uma nova consola chamada NX.

Nota: Esta notícia surge como correcção a uma anterior, onde por má percepção da nossa parte, foram transmitidos dados erróneos. Pelo facto, pedimos desculpa, deixando-vos com a notícia corrigida.

E se a nova consola da Nintendo… não fosse só uma consola! Pois bem… a Nintendo acaba de anunciar a NX… e não é só uma consola!

NX

A Nintendo acaba de anunciar a sua nova plataforma de jogos. E com ela, uma nova consola!

A plataforma de jogos será um serviço pago que englobará o PC, a 3DS, a Wii U e aparelhos móveis como tablets e smartphones, mas também um novo sistema de jogos dedicado que só será desvendado em 2016, e que para já possui o nome de código NX.



NX2

O serviço surge graças a uma parceria com a DeNA (Leia-se D-N-A), uma empresa estabelecida em 1999 e presta serviços de e-commerce e serviços online para jogos, bem como se dedica à sua distribuição. É uma empresa dedicada ao mercado móvel que opera a plataforma mobage.

Dado que a última intervenção da Nintendo no mercado das plataformas dedicadas a jogos se deu muito mal (WiiU), a Nintendo pretende manter o suporte dedicado ao seu hardware, mas igualmente explorar outros mercados, nomeadamente os aparelhos smart que se espalharam pelo mercado.

Ora a diferença entre a Nintendo e os restantes é que a Nintendo é basicamente quem alimenta as suas plataformas, ou seja quem cria o software para o seu hardware. Daí que a Nintendo acredite que possa ter sucesso neste mercado onde outros falharam , não só não limitando os aparelhos que podem correr o seu software, mas alimentando a plataforma com jogos exclusivos.

A Nintendo acredita que esta é melhor forma de levar o IP Nintendo às massas, sucedendo onde outros falharam. A aliança com a NeDA é nesse sentido considerada fundamental pois utilizará o Kow How do serviço na venda e distribuição de jogos no mercado de aparelhos móveis.

A Nintendo garante ainda que nenhum título actualmente existente nas suas consolas será convertido directamente para outras plataformas devido às diferenças nos sistemas de controlo, e que os novos jogos terão desenvolvimentos específicos para as plataformas a alcançar. Nesse sentido surge uma nova consola, a NX, cujos dados ainda são desconhecidos, mas que se acredita possa ser uma consola de nova geração capaz de competir com a Xbox One e PS4.

Falta agora saber como é que a Nintendo se propõem fazer os possuidores de smartphones e tablets pagar “full price” pelos seus jogos. Já no que toca aos possuidores das suas consolas, isso não será certamente problema.

 



Posts Relacionados