No que toca a venda de consolas, ninguem está a vender tanto como vendeu antes.

Apesar de a atual geração ser um grande sucesso de vendas, a realidade é que actualmente vendem-se menos consolas do que antes.

Há realidades que às vezes se parecem contradizer, dando uma ideia que depois vimos a ver que é errada!

É que apesar de haver consolas como a Switch e a PS4 que estão a vender muito, a realidade é que as empresas atualmente vendem menos consolas do que antes!

Vamos analisar um gráfico com as vendas desde 2008 até à presente data:



O gráfico mostra as vendas de todas as consolas no mercado com representatividade,, desde 2008 até finais de 2017, e sem sequer fazer contas, a simples dimensão das colunas demonstra uma realidade fatual: O número de consolas vendidas está em queda, e somente 2017 mostrou uma tendência contrária ao que tem vindo a acontecer desde à vários anos!

Mas no entanto o mercado de consolas pode ser dividido em duas partes, o mercado das consolas portáteis, e o das consolas fixas. E é quando analisamos estes sub mercados de forma separada que nos apercebemos de forma clara de muitas realidades. Vamos ver:

Em 2008 o mercado das portáteis somava 43.52 milhões, sendo destes 14,05 da PSP da Sony e 29,47 milhões da DS da Nintendo!

O mercado das consolas de mesa somava 45.7 milhões, sendo desses 10,45 milhões da PS3 da Sony, 11,15 milhões da Xbox 360 da Microsoft e 24,09 da Wii da Nintendo.

Ora em 2016 a realidade estava toda alterada. A substituta da DS, a 3DS da Nintendo apenas alcançava 7.59 milhões, sendo que as restantes vendas são reduzidas ao ponto de necessitarmos de ver o quadro de detalhes com pormenor para podermos tirar valores.

Basicamente, o mercado das portáteis desceu dos referidos 45,7 milhões em 2008 para 9,63 milhões em 2016, isto somando os 2.04 milhões da PS Vita da Sony aos 7.59 milhões de 3DS da Nintendo.

Claramente em 2017, o mercado das portáteis estava carente de uma consola!

Vamos agora ver o das consolas de mesa:

O que temos aqui é um total em 2016 de 28.03 milhões de consolas. Um decréscimo enorme dos 45.7 milhões de 2008! A Sony subiu a sua quota de 10,46 milhões de consolas PS3 para 17,59 milhões de PS4 em 2016, a Microsoft desceu dos 11,16 milhões para os 8,37, mas a grande quebra foi na Nintendo que desceu dos 24,9 milhões da wii para apenas 1.16 milhões na Wii U.



Basicamente a Sony perdeu mercado nas portáteis, mas ganhou-o nas consolas de mesa. A Microsoft perdeu mercado nas consolas de mesa, e a Nintendo perdeu nos dois lados.

Isto dá para perceber aqui uma clara tendência do que se poderia esperar em 2017!

Eis então os valores:

As tendências mantiveram-se! A 3DS caiu ainda mais, a Vita ainda mais, a PS3 tambem caiu acompanhada pela Wii U e a Xbox 360 desaparece da lista,

A Xbox One basicamente mantêm as vendas, apresentando apenas uma ligeira queda, apesar de não se poder deixar de referir que 2017 foi o ano do lançamento da Xbox One X, o que ajudou a estagnar uma queda superior.

As subidas aqui a referir são as da PS4, mas acima de tudo a entrada da Switch para valores de venda impressionantes! Claramente a Nintendo soube posicional a sua consola agradando aos seus dois mercado, o das consolas de mesa que tinha conquistado com a Wii, e o das portáteis que estava em queda.

Mas se as vendas destas duas consolas são uma subida, a realidade é que face a 2008, nenhuma marca conseguiu aumentar as suas vendas de consolas, tendo todas registado descidas. E aqui curiosamente a Microsoft acaba por ser a empresa que melhor se manteve ao ser a que menores valores de perdas regista, algo que se explica pela aposta em apenas um dos dois sub mercados.

Agora esta situação acaba por não ser verdadeiramente significativa, sendo apenas mais uma curiosidade, quando sabemos que as receitas dos videojogos estão em crescimento e analisamos o mercado em percentagem! É que se é verdade que as vendas de consola em número desceram, quando analisamos as percentagens de mercado de cada uma das empresas, o que podemos ver é que a Sony saiu como clara lider aqui. e no global das vendas dos últimos anos, a Sony conseguiu conquistar 57% do mercado global, invertendo a realidade de 2008 onde a Nintendo dominava suprema.

A ver vamos o que os próximos anos nos reservam!

 

 



Posts Relacionados

Readers Comments (2)

  1. Mário, bom.dia! Gostaria de saber se vc viu algo sobre o Project Yeti, novo projeto da Google para os consoles. Vc está sabendo de algo? Abraços…

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*