Justifica comprar um GalaXy S5 novo quando os analistas estão já a prever uma queda de preços?

Analisando as evoluções de preços dos modelos antigos, os analistas prevêem que dentro de três meses o Galaxy S5 custe apenas 76% do seu valor inicial.

O Galaxy S5 ainda não foi apresentado, e tal só deverá acontecer no Mobile World Congress (MWC), no dia 24 de Fevereiro, em Barcelona.

No entanto a Samsung já tem dados contra a compra deste telefone no período de lançamento: o seu comportamento a nível de preços em todas as versões.

Ao contrário da sua concorrente Apple que mantêm os preços dos seus smartphones fixos, tal não tem acontecido com a Samsung, e desta forma o blog.idealo.co.uk compilou a variação de preços do modelo desbloqueado de todas as versões anteriores do smartphone, e com estes dados faz uma previsão do que acontecerá com o preço do novo Galaxy S5.

Eis os dados na tabela compilada:



previsãoprecoGalaxyS5

A evolução de preços de todos os modelos Galaxy seguiu mais ou menos o mesmo padrão, e é interessante verificar-se as quedas de preços que aconteceram nos três primeiros meses após o lançamento do telefone, uma quebra que tem vindo a aumentar a cada novo lançamento do Smartphone.

No gráfico vemos que o Samsung Galaxy S2 desceu o seu preço em 13% apenas 3 meses após o lançamento. Já o seu sucessor, o Galaxy S3 teve uma quebra de 14$ no mesmo período. E na geração S4, o declínio foi ainda maior, com uma quebra de 18% nos três primeiros meses.

Analisando esta evolução, o website prevê (e é apenas uma previsão, não uma certeza), que no período de 3 meses o S5 deverá ter uma quebra de 24% no preço, ficando a apenas 76% do seu preço inicial.

Apesar de tal ser apenas uma previsão, a realidade é que as descidas de preço existem, e um valor entre os 10 e os 20% estão a ser normais neste período para estes modelos.

O estudo baseou-se nas compras online e no registo de preços na altura da compra, e nos valores para o modelo de 16 GB. Os preços estabelecidos como base são uma média dos valores praticados no mercado na altura do lançamento.



Posts Relacionados