Note 7 – O melhor smartphone da Samsung, ou uma decepção?

samsung-galaxy-note-7

O Note 7 foi apresentado. É mega interessante, mas fica aquém do esperado!

A Samsung já revelou o seu novo phablet topo de gama! É o muito esperado Galaxy Note 7, o sucessor do Note 5, e não designado de Note 6 por uma questão de acerto na designação face ao S7 (e certamente seria complicado explicar como é que o 6 é mais recente que o 7 😉 ).

Com os dados e fotos oficiais o que podemos saber sobre este smartphone?

Bem, o seu design é claramente influenciado pelo Galaxy S7 Edge, apesar de menos arredondado nos topos, o que lhe confere um ar mais profissional.

E esse é o objectivo do Note 7, ser um telefone profissional. Daí a presença da tão popular S pen que vem com mais funções do que nunca, como a possibilidade de criar gifs animados a partir de videos, ou mesmo de efectuar traduções de textos de qualquer língua para qualquer língua.

Mas basicamente o Note 7 vem tomar o lugar do Edge+ lançado o ano passado e que não deverá voltar a ver a luz do dia. A Samsung assume assim claramente a posição, pelo menos para este ano, de ecrãs de 5.5 polegadas para telefones mais lúdicos e 5.7 para os mais profissionais.

O CPU do smartphone varia conforme a região. Nos EUA o processador será o Snapdragon 820, o mesmíssimo do S7, mas já a Europa verá uma ligeira melhoria com o processador a ser o Exynos 8893, uma versão overclocked do 8890 que equipa o S7 Edge (2.6 Ghz contra 2.3 Ghz no S7).

Aqui surge uma das primeiras decepções face aos rumores que previam um processador muito mais rápido. No fundo este smartphone topo de gama da Samsung não possui um processador melhor que o One Plus 3 igualmente equipado com o Snapdragon 820 e que não é sequer um topo de gama. A Samsung perdeu aqui uma boa oportunidade de se destacar.

A bateria desce face ao S7 dos 3600 mAh para os 3500 mAh, apesar de a Samsung garantir que a bateria dura mais neste Note 7 devido a várias funções adicionais de poupança de energia. Face aos rumores de 4000 mAh esta foi igualmente uma situação que deixou a desejar. Valha-nos a já referida referência às diversas melhorias realizadas para poupança de bateria que deverão fazer render mais o existente!


O ecrã é um Super Amoled que a Samsung anuncia como HDR. Um pouco uma jogada de market uma vez que a Samsung não deu indicações que o ecrã usado seja diferente do usado no S7, e isso implica que ele, apesar de ser capaz de uma paleta de cores mais alargada que um LCD não é capaz de atingir os 10 bits de cor que definem a norma. Seja como for, a melhoria existirá face ao S7 que não explora essas cores adicionais.

Uma outra jogada de marketing usada na apresentação foi a referência ao suporte ao Vulkan. Algo que o S7, apesar de não referido, suporta igualmente. Aliás mesmo o Note 5 e o S6 deverão suportar o Vulkan pois o seu hardware é perfeitamente capaz.

A memória é 4GB, tal e qual como o S7, ficando atrás do desejados 6 GB que a Samsung já possui e podia ter utilizado. Mais uma vez o One plus 3, um telefone que nem sequer se define como topo de gama, bate aqui a Samsung.

Temos ainda como novidade a estreia no mercado de vidros Gorila Glass 5, o facto de o smartphone ser à prova de água e de poeiras, e a ficha USB Type C no carregador, e uma Spen mais fina e funcional dentro de água.

Não podíamos deixar igualmente de referir a presença do sensor de leitura de iris. Uma novidade que parece pouco útil e interessante, especialmente para quem usa óculos e onde, pura e simplesmente, não funciona. Mas certamente haverá quem lhe dê uso!

No global o Note 7 é um smartphone muito interessante, apesar de todas as situações algo decepcionantes referidas acima. Aparenta ser o melhor Note alguma vez criado e certamente o que possuirá mais funcionalidades, motivo pelo qual pretendo fazer o upgrade para ele.

Falta só ver o preço a que chegará a Portugal!

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (6)

  1. Pra mim esse Note 7 beira a perfeição. A única coisa que me separa dele é o preço.

    • Perfeição não diria… Fiquei decepcionado pois esperava mais.
      Mas mesmo assim considero que é o melhor smartphone do mercado, e quero-o adquirir.
      O que me vale é que o meu Note ainda tem um bom valor e só terei de pagar a diferença.

      • Hehehe bom eu disse beira a perfeição… Performance, display, design, produtividade, materiais de construção, sensores, resistência a água, câmeras… tudo excelente. Só a RAM que poderia ser melhor, a bateria acredito que será bem aproveitada enfim, você é mais exigente que eu Mário, e olha que me considero bastante exigente. 😀

        • A questão não é essa. Viste o One Plus 3?
          350 euros. Menos de metade que o Note. E com excepção de tecnologias menos importantes e não obrigatórias num smartphone como o edge, hdr, super amoled, sensor íris, sensor impressões digitais, e pen, bate ou iguala o Note em muita coisa.
          Apesar de eu gostar de todos esses gadgets não posso, conscientemente defender aqui na página o interesse de coisas que em nada realmente contribuem para o bom funcionamento do smartphone.
          Daí que digo o que acho de forma sincera e cada um decide por si (o que a maior parte dos websites não faz), sendo que mesmo no artigo refiro, apesar do que refiro, que eu irei comprar o produto pois acho-o no seu global, o melhor do mercado.
          Mas não é por isso que o deixo de criticar situações que se esperariam fossem melhores.
          Curiosamente fiz o mesmo com a Xbox e as suas questões, e fui chamado de fanboy da Sony. Será que agora me vão chamar de Fanboy da One Plus? 😉

  2. Eu devo ser uma das únicas pessoas que evita no máximo gastar dinheiro com celular, no meu ponto de vista é um baita desperdício eu não pago mais que 1000 reais em um celular mas nem a pau!
    Tenho alguns amigos que tem Iphone 6, Samsung S6 entre outros top de linha, e pergunto o que esse celular faz, eles ficam meia hora explicando todas as funções mas sempre vejo todos eles usando somente rede sociais, WhatsApp e para acessar alguns sites.
    Sinceramente quem não usa para trabalho ou é aficionado por tecnologia ou quer mostrar para os outros que tem o melhor celular do ano.
    Cada um sabe o que faz com dinheiro mas eu nunca, nunca e nunca que gasto mais que mil reais em um smartphone!

    Eu tinha um Motorola Razr I até mês passado, muito antigo, mas navegava na internet tranquilo, via meu WhatsApp, recebia ligação normalmente, escutava musica, em filas de banco até joguinhos casual eu jogava.
    Em 4 anos tinha quebrado uma única vez.
    Mês passado ele parou de funcionar, levei para arrumar, tinha eu trocar a bateria, trocar o plug p/ carregar e mais uma coisa, iria ficar 300 reais com a mão de obra.
    Achei melhor comprar outro, mas se ainda tivesse funcionando, ficaria com ele por 5,6 anos, enquanto durasse, afinal ele fazia tudo o que eu preciso.

    Fui em uma loja de celulares no shopping a vendedora começou a mostrar só celular que custava, 2.200. 1.700, olhei na vitrine vi alguns por mais de 3000, pensei sera porque é shopping só deve smarthphone caro, ai perguntei não tem alguns por menos de 1000, ela tirou alguns, acho que Brasileiro tem vergonha de pedir smarthphone mais barato.
    Enfim ela me mostrou Zenfone Go, Zenfone 2 esse ela disse que era 1.300 mas que valia muito a pena, porem já descartei não pago mais que 1000, continuou mostrando xiaomi redmi 2 pro, quantum go, Motorola G terceira geração, lenovo vibe k5, minha vontade era de perguntar vocês tem vergonha em deixar esses smarthphone na vitrine , porque incrível entra na loja a vendedora só mostra aparelhos caros, e alguns muito caros que ela nem pegou, e esses mais baratos escondido, não entendo um pais que é de pobre e as lojas acha que a população é rica, e as pessoas tem vergonha de comprar aparelhos de menor qualidade…

    Bom como não tinha nem noção qual desses de até mil reais era melhor, escolho o lenovo vibe k5, porque de 999 estava 799 e gostei da aparência.
    E posso dizer que estou muito satisfeito, ele faz o que eu quero com smartphone, se o meu de 4 anos super antigo já fazia, claro que esse também faz.
    Estou super feliz com minha aquisição, até as fotos dele são boas, pelo preço que paguei está excelente.
    Para quem quiser saber qual é esse aqui http://www.lenovovibe.com.br/smartphone-lenovo-vibe-K5 geralmente essas coisas mais vagabundas só lança no Brasil, mas pra mim está excelente, que dure 5 anos!

    • Lá está. O Note 7 é efectivamente o melhor smatphone do mercado, mas com caracteristicas que não são necessárias para o bom funcionamento do telefone.
      Já uma bateria de 4000 mAh, um Snapdragon 821 ou 823 ou os 6 GB de Ram atrairiam mais gente do que um leitor de iris que no meu caso nem posso usar pois uso oculos.
      É por isso que escrevi o artigo como escrevi. A Samsung desapontou-me ao apostar em muita redundancia e ao manter do S7 o nuclear do smartphone.
      Mas ao menos na Europa o processador Exynos é melhorado!

Os comentarios estao fechados.