Noticia sobre transplante de cabeça poderá ser falsa e uma publicidade a Metal Gear 5

dr1

Tem corrido na imprensa uma série de notícias sobre um eventual transplante de cabeça de um homem Russo que teria nessa operação a única esperança de vida. No entanto, de acordo com algumas forntes, tudo isso será apenas uma operação de marketing da Konami para promover Metal Gear Solid 5: the Phantom Pain.

Uma das notícias mais badaladas de sempre, quanto mais não seja por ser totalmente incomum, refere-se ao transplante de cabeça de um Russo de 30 anos e de nome Valeri Spiridonov que estará condenado à morte caso tal não aconteça.

Esse transplante seria levado a cabo pelo Neuro cirurgião Sérgio Canaveri, e a notícia tem corrido tudo quanto é órgão de informação.

Ora apesar de parecer pouco coerente que tal seja verdade, até pela projecção mundial e cobertura que a notícia teve,há uma série de pontos que são chamados à atenção por um utilizador do Reddit e que não deixam de ser curiosos. Naturalmente algumas das situações referidas são de difícil confirmação, pelo que não tomem tudo como verdade.

Curiosidade 1

Em 2010 Kojima terá enviado o seguinte Tweet:

O meu próximo projecto irá desafiar um certo tipo de taboo. Se der cabo disso, provavelmente abandonarei a industria. No entanto, não quero passar ao lado, evitando-o. Terei 47 anos este ano. São 24 anos desde que comecei a fazer jogos. Hoje tenho um aliado que de bom grado me suportará nesse risco. Apesar de ser apenas uma pessoa, para começar, é bom.

Podem traduzir o Tweet usando o google translator e detectando a lingua original. Efectivamente a situação confirma-se!

Curiosidade 2

O procedimento do Dr. Sérgio denomina-se “Gemini” e foi submetido como artigo científico a 29 de Março de 2013. A data é dois dias após a revelação de Metal Gear Solid V. Gemini eram igualmente personagens de Metal Gear Solid que possuíam cabeças cibernéticas.

Curiosidade 3

A pessoa que vai receber o transplante de cabeça denomina-se Val Spiridonov. Este é igualmente o nome de um supervisor de desenvolvimento do jogo.


Nota: não conseguimos confirmar a situação.

Curiosidade 4

O Evento onde o Dr. Sérgio deu a sua conferência foi organizado por uma empresa chamada TEDx Limassol. Um anagrama para Solid Metals (Aqui o autor da teoria acredita poder estar a esticar um pouco a corda). No entanto seguindo o link vemos o texto “Everything you know is wrong”, ou “Tudo o que sabes está errado”. O Autor da teoria aceita que possa nem ter nada a ver, mas não deixa de chamar a atenção que a coisa vale nos dois sentidos. É igualmente referido que o parceiro do evento foi um site de jogos que tem escritórios no Chipre, que é uma localização do jogo.

Nota: Não conseguimos confirmar a existência deste parceiro.

Curiosidade 5

Algumas fotos do jogo dão a entender a possibilidade de um transplante de cabeça. A personagem Big Boss era humana até ao primeiro Metal Gear quando Snake o derrotou com uma explosão que lhe custou partes do corpo. Em Metal Gear 2 o Big Boss foi reconstruido como um Cyborg. Onde entra aqui a troca de cabeça é no entanto um mistério.

Nota: Esta é a parte da teoria que menos aceitamos. Não vemos porque motivo se trocaria a cabeça mantendo partes do corpo em falta.

Curiosidade 6

O livro do Dr. Sérgio contem capitulos com títulos como “Heaven and Frontiers”. Ora dois dos grupos militares criados por Big Boss foram o Outer Heaven e os Militaires Sans Frontières.

Curiosidade 7

Já conhecida à algum tempo é a fisionomia do médico presente em Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain. Trata-se do médico que se encontra na clínica onde Snake acorda.

Ora a imagem de baixo é  do Dr. Sérgio Canavero. Curiosidade?

dr1

Naturalmente a história tem um lado inverso. Há quem afirme que Kojima usou as teorias e a semelhança física do médico sem sua autorização e que este estaria agora a querer coloca-lo em tribunal.

Uma das duas histórias é mentira… Ou ambas…

Em qual acreditas? Se em alguma?

Publicidade

Posts Relacionados