Novidades sobre a PS4. E são muitas!

Com a consola no mercado, muita coisa tem vindo a ser divulgada quer pela Sony, quer pelos compradores. Eis um apanhado global das últimas novidades de relevo. E vamos guardar o melhor para o fim. 🙂

ps4box

PS4 tem problemas, mas dentro de parâmetros esperados

Como com qualquer aparelho electrónico, a PS4 tem vindo a apresentar alguma unidades defeituosas. Os problemas são diversos, não se focando em nenhuma situação em peculiar. Problemas com discos, leitores de BD, aquecimento, etc, tem vindo a ser relatados.

Naturalmente é muito chato ser um dos “contemplados” com uma consola defeituosa, mas a realidade é sem números é impossível dizer-se seja o que for, tornando-se difícil avaliar realmente a situação devido à enorme contra informação existente na internet. No entanto, avaliando apenas pelo número de queixas conhecidas os problemas parecem estar dentro de parâmetros completamente aceitáveis.

Curiosamente a maior parte das queixas estão a vir de clientes da Amazon, o que poderá estar igualmente relacionado com as más embalagens da empresa de que, mesmo clientes com consolas sem problemas, se queixam. E como podem ver na foto que se segue, enviada por um desses clientes, a caixa da consola vai literalmente solta e aos encontrões no interior do caixote em que a Amazon embala a mesma. Mas e daí, também poderá não ter nada a ver.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

amazon

Seja como for, sem números oficiais, qualquer tipo de afirmação que seja feita sobre a fiabilidade da consola é meramente especulativa.

Actualização 1.51 já está a caminho

Muito provavelmente os utilizadores Europeus irão ter direito logo no lançamento da consola à versão 1,51 do seu firmware.

De acordo com o Playstation Blog, a versão 1.51 do firmware estará disponível hoje e oferecerá maior estabilidade ao sistema, bem como pequenas melhorias e refinamentos do interface gráfico.

CPU da PS4 poderá correr a 1.8 Ghz

A fonte é japonesa e apesar de a notícia estar em vários locais, é só uma. Mas a fonte merece credibilidade por ter postado a situação antes de se saber que a PS4 tinha 20 CUs, sendo que dois estavam desactivados. O diagrama mostrado por este website refere o CPU da PS4 a correr a 1.8 Ghz, e indica os dois CUs desactivados.

Coincidência não será com certeza, mas não é igualmente uma confirmação oficial.

ps4 cpu

PS4 poderá possuir co-processador dedicado para lidar com a rede, e que possui 256 MB de RAM.

Recentemente houve rumores de que a PS4 teria 256 MB de RAM dedicados ao seu processador ARM. E eles parecem confirmar-se.

O website Chipworks fez uma análise exaustiva à PS4 e baseado nas referências acredita que este chip é um ASIC fabricado pela Marvell, e devidamente alterado pela Sony (um processador com base na tecnologia ARM) e que funciona igualmente como co-processador de rede.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

ASIC

Ainda segundo o Chipworks, os 256 MB de RAM DDR3 que existem na motherboard da consola estão dedicados a este Chip, o que a confirmar-se ser igualmente um co-processador de rede, poderá indicar que a PS4 está mais preparada do que parece para lidar com a internet e as latências de rede e consequentemente o Cloud Gaming.

Há processadores com funções desconhecidas na PS4.

A análise do Chiopworks revela ainda a presença de um chip com funções desconhecidas, e apenas denominado de “1327KM449”. O que faz é actualmente completamente desconhecidos, sendo que o chip apenas possui a referência e a indicação de ser pertença da Sony.

desconhecido

Estudo independente refere que a Sony ganha 18 dólares por cada consola vendida.

Segundo o website CNET um estudo independente da IHS, a Sony conseguirá ganhar 18 dólares por consola vendida. Ou seja a Ps4 não dará prejuízo, mas sim lucro, mesmo sem a venda de produtos adicionais.

DSP Audio da PS4 é baseado na tecnologia True Audio da AMD

O Chip sonoro da PS4 possui o mesmo design que o DSP encontrado nas Radeon série R-2xx. No presente caso o DSP encontra-se fora do GPU, não necessitando de gastar processamento do mesmo para o cálculo audio, o que não acontece com as R9-2xx onde o processamento é realizado pelo GPU.

No entanto o processador usa a mesma tecnologia True Audio e o mesmo API da AMD, o que permitirá uma conversão directa do Audio da consola para os PCs.

E com o Mantle a partilhar tecnologia entre as duas plataformas, o futuro parece brilhante para a consola.

PS4 é o primeiro aparelho do mundo com descodificador DTS-HD Master Audio 7.1

A TS.Inc anunciou num comunicado de impressa que os possuidores da PS4 terão direito a algo único no que toca a fidelidade audio. A PS4 é o primeiro produto electrónico de consumo que inclui um descodificador DTS-HD Master Audio 7.1.

Este descodificador permite a entrega de áudio 7.1 com um bitrate maciço de 512 kb por segundo, ou seja um audio “sem qualquer tipo de perdas”.

Esta tecnologia é basicamente o Full HD do audio, e está presente pela primeira vez no mercado, na PS4.

Se pensarmos que um descodificador audio dedicado para uma sala custa tanto como a PS4 e pode não suportae este formato, há mais razões para se olhar para a consola como um produto extremamente interessante.

 

Publicidade

Posts Relacionados